Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 22 de agosto de 2010

Culto da Manhã de Domingo de 22-08-10



É tempo de nos preparar para a vida eterna

O ministrante da manhã, o Pastor Ricardo Hermes, iniciou a preleção lembrando que nos preparamos para tantas coisas em nossas vidas para provas, eleições, concursos, mas há uma preparação a qual precisamos fazer constantemente, não apenas na véspera: a nossa eternidade.
Essa é a palavra da manhã, afirmou o ministrante, exortando a Igreja a abrir a bíblia em Eclesiastes 3:11 “Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs o mundo no coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até ao fim.”
A vida que vivemos hoje não significa tudo que existe. A nossa vida na verdade é apenas uma preparação para a eternidade. Passaremos muito mais tempo na eternidade do que aqui. É fácil reconhecermos isso, mas difícil compreender. É como se estivéssemos na volta de apresentação de uma corrida de Fórmula 1, ou no aquecimento de uma partida de futebol, comparou o pastor, lembrando que a morte sempre nos parece injusta, inapropriada.
Temos uma tendência a viver eternamente e a fugir de qualquer ameaça de perda da vida. Tudo isso porque temos um anseio em nosso coração de viver eternamente. Entretanto, é natural que nos esqueçamos que essa não é a vida eterna. Nosso corpo terreno é apenas uma habitação passageira. Durante nossa vida temos várias opções, podemos decidir nossas profissões, nosso lugar de morada, nossos companheiros, mas na eternidade só teremos duas opções: céu ou inferno.
Contudo, é aqui, diante de nossas escolhas que será determinado como viveremos eternamente. Quando colocamos tudo na nossa vida à luz da eternidade, vemos em outra perspectiva. Assim conseguimos entender muitas coisas, principalmente as nossas prioridades. Imaginemos a mesma situação quando estávamos sem Deus e depois quando nos aproximamos de Deus. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais fáceis as coisas parecem de serem decididas. As opções são menores. Se estamos longe de Deus as opções são muitas e incertas, mas perto de Deus as nossas opções são mais tranqüilas. Existem conseqüências para tudo que fazemos aqui na terra. Cada atitude nossa nos prepara para o que teremos na eternidade. Ainda dá tempo de mudar a sua história, assegurou o pastor, se tivermos em mente a eternidade e o que gostaríamos de viver nela.
A eternidade é como a ponta de um iceberg no mar. O que aparece para nós é muito menos do que podemos supor ou imaginar que há. Aquele que conhece Jesus tem a vida eterna com Ele, afirmou o ministrante, citando João 17: 3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.”
A Bíblia diz que não há expressão para descrever o é a eternidade com Deus. Paulo I Coríntios II 9:
O plano de Deus vai muito além do que supomos. Ele nos dá a oportunidade de experimentar algo que vai muito além de nosso conhecimento, ensinou o ministrante, ilustrando com a experiência de um velório, quando temos a possibilidade de nos colocar no lugar do ente que vai. Quando estamos no velório de um salvo, vivemos outra experiência, mesmo que nosso sentimento seja o da efemeridade da vida, nossa sensação é a de que aquela pessoa tem o privilegio de se encontrar com Jesus. E isso é maravilhoso.
Quando estivermos na eternidade será um nascimento. Em comparação com a vida terrena a vida é muito curta, mas as conseqüências do que nela fazemos é que determinarão como iremos viver para sempre.
O ministrante leu I João 2: 17 “E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” E perguntou à Igreja: o que você está fazendo que deve ser mudado para que não impeça de viver bem na eternidade? O que você tem feito ou deixado de fazer que desencadeará conseqüências para a sua vida eterna?

Nenhum comentário: