Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 27 de junho de 2010

Culto de Santa Ceia da Noite de Domingo de 27-06-10




É tempo de viver no mundo sem se deixar contaminar por ele

O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques, iniciou a palavra lendo com a Igreja os Salmos 129:

1 Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade, diga agora Israel;
2 Muitas vezes me angustiaram desde a minha mocidade; todavia não prevaleceram contra mim.
3 Os lavradores araram sobre as minhas costas; compridos fizeram os seus sulcos.
4 O SENHOR é justo; cortou as cordas dos ímpios.
5 Sejam confundidos, e voltem para trás todos os que odeiam a Sião.
6 Sejam como a erva dos telhados que se seca antes que a arranquem.
7 Com a qual o segador não enche a sua mão, nem o que ata os feixes enche o seu braço.
8 Nem tampouco os que passam dizem: A bênção do SENHOR seja sobre vós; nós vos abençoamos em nome do SENHOR
.

Depois de explicar o significado da Santa Ceia e de servir à Igreja, o bispo iniciou sua preleção citando o versículo base: João 15: 16-17 “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.”
A palavra é frutificar, afirmou o bispo, deixando claro que fomos escolhidos, somos eleitos do Senhor. Mas Ele não nos escolheu para nos acomodar e sim para uma missão: frutificar. Não apenas frutificar, mas para que o fruto permaneça de forma que Deus possa colhê-lo. Contudo para frutificar é preciso abandonar aquilo que nos impede de frutificar. Em Mateus vemos que aqueles que estão à margem do caminho não frutificam. Em geral quem está à margem fica para trás. Outra coisa que nos impede de frutificar é não ter raízes, porque quando vêm as provas, as lutas, aquele que não se firma vai embora. Deus quer você árvore plantada ao lado de um ribeiro. Sua fonte é perene e por isso não seca. Nossa fonte de vida é Jesus e se nossas raízes são lançadas Nele não perecemos. Há pessoas que não criam raízes em si mesmos e se firmam nas raízes do outro. Há os que se firmam nos ministérios de um pastor, ou na força de um irmão. Se eles caem, porque são humanos e passíveis de errar, eles também caem.
Aquele que vai manter você firme é Jesus, que não falha e vai manter você sempre firme. Mas em Mateus 13: 7 a palavra diz: “E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.” E 13: 22 “E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;”
O que nos impede de frutificar é sermos amigo do mundo. A amizade do mundo é inimizade com Deus. Quem firma seus laços no mundo não se firma em Deus. Tiago 4: 4 diz: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”
Há pessoas que colocam o mundo em primeiro lugar. Se sobrar tempo vêm a igreja. Todo compromisso é colocado à frente de Deus. Contudo, é preciso se esvaziar das práticas mundanas, exortou o bispo, explicando que três tipos de pessoas: o pecador que reconhece que é pecador e ao ouvir falar de Jesus se converte, e há o espiritual que é frutífero. Mas infelizmente há carnal que pensa que é espiritual e não adianta adverti-lo do erro, ele vai dizer que está no mundo para salvar os pecadores. Ele age como pecador, com o pretexto de se chegar aos pecadores e não percebe que é pecador. O ministrante lembrou que filho de cristão não é necessariamente cristão e infelizmente muitos que conhecem a Bíblia não são convertidos. Vir à igreja não significa ser convertido. A aparência de cristão não faz o cristão. Sepulcro caiado.
Em Gálatas 5: 16-21 Paulo afirma que não podemos dar vazão a nossa paixão carnal:
16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.
17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.
18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Não é pecado beber, o erro está em não colocar limite, afirmou o bispo, assim como é errado comer em excesso. Muitas vezes condenamos o que bebe, o que fuma, o que joga e não condenamos o que come demais, os que fofocam. Em geral os que estão à beira do caminho ficam observando e comentando a vida dos outros. Não é preciso que você saia do mundo, mas deve tirar o mundo de dentro de você. Paulo nos ensinou em Efésios 4: 17-32
17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27 Não deis lugar ao diabo.
28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
Quem comete pecado fica com o semblante caído, assim como ocorreu com Caim, que se tivesse atendido ao conselho de Deus não teria matado Abel. Paulo fala isso no início de seu ministério em Romanos 7: 19: “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço.”Mas isso foi no início, porque depois que ele amadureceu sua postura mudou.
É preciso mudar de postura. O cristão deve ser referência para o mundo. Mas como ser luz se o mundo está dentro de você, perguntou o bispo. Se você quer frutificar acerta sua vida. Pare de hipocrisia e viva o evangelho puro e simples, porque por sua culpa o nome de Deus está sendo blasfemado afirmou o ministrante lembrando que muitos que se dizem evangélicos têm atitudes que negam a palavra, como tem ocorrido no meio político no DF. Sob pena de perder amigos, negócios e posição, o cristão não pode viver no mundo. Ele pode estar no mundo sem se deixar impregnar das coisas do mundo, ensinou o bispo pedindo à Igreja para fazer uma análise sobre o que tem feito que foge aos princípios de Deus. Salvação é pela graça, mas a conversão é determinada por um posicionamento de arrependimento e de mudança.
Conversão é um processo explicou o bispo e é nisso que você vai dizer a Deus que está aceitando a salvação que Deus lhe dá pela graça. Mas se Deus escolheu você é porque tem condição de frutificar. E Ele o quer frutificando. Se Ele o escolher é porque Ele sabe que pode frutificar. Seja frutífero, exortou o ministrante e permaneça como Deus quer, encerrando a palavra com a benção.

Nenhum comentário: