Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 20 de junho de 2010

Culto da Manhã de Domingo de 20-06-10




É tempo de fazer as coisas certas para chegar à presença de Deus

O ministrante da manhã, o pastor Adriano Carvalho, iniciou a palavra lendo o Salmos 15:

1 [Salmo de Davi] SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
4 A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao SENHOR; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
5 Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.


O pastor explicou que neste salmo há 10 formas de se chegar à presença de Deus, e antes de listá-las pediu à Igreja que pensasse acerca desses itens:
A pergunta é quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? A resposta está nesse texto de Davi, lembrou o pastor, explicando cada um dos passos.
Por vezes a gente pensa que Deus não está ouvindo a nossa oração. No entanto, quando estamos em comunhão com Deus parece que a ligação é direta. A comunhão determina a ação de Deus. A Bíblia diz que se orarmos, crendo em nosso coração que já recebemos, isso de fato acontece. Quando Deus está no negócio não há obstáculos. Por menor que seja a sua função, você será destaque, se crer que Deus está à frente. O pastor citou o exemplo do povo gaucho que sai de sua terra em busca de trabalho, chega como empregado e sai como patrão, porque chega confiando. O cristão deve agir assim: deve ter a consciência de que é príncipe. Filho de Rei e não deve abaixar a cabeça.
Coisa triste é a mentira feita a um irmão, mesmo que seja um pequena e aparentemente inofensiva mentira. Jamais minta ao irmão, ensinou o pastor. a pior coisa que há é precisar e não ter a quem recorrer, principalmente porque você pisou na bola com o irmão. Fale sempre a verdade, mesmo que isso lhe custe o orgulho. Há mágoas que doem no coração, não deixe que elas desvie seus caminhos do Senhor.
Levítico 19:16-18; 16 Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR.
17 Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e por causa dele não sofrerás pecado.
18 Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.

Não deixe a mágoa, a ira ou qualquer problema que tenha com um irmão venha atrapalhar a comunhão. Não podemos nos afastar para não conviver com aqueles que nos incomodam, ficando cada um em seu cantinho, somos um só corpo e nosso cantinho é o Corpo de Cristo, afirmou o pastor.
A verdade é que somos muito importante um para os outros, por isso não podemos falar do outro, fazer mexericos, contar a vida do outro sem mesmo saber se procede.
Se você sabe que alguma coisa é reprovável, fique distante dela, ensinou o pastor, retomando o verso 4 dos salmos 15. O que é desprezível aos olhos do Senhor deve ser reprovado, muitas vezes caímos em armadilha quando nos aproximamos de coisas assim, em vez de nos afastarmos. Não podemos entrar em situações ilícitas para que o nome do Senhor não seja envergonhado. Mas honre o servo de Deus. Dê a ele o melhor. Se você vai organizar uma festa para um servo de Deus, faça o melhor, dentro de suas possibilidades. Se você se propôs a dar, não dê a sobra, mas o melhor. Para o irmão, o melhor. Faca o melhor como para o Senhor. A recompensa não virá do homem, mas do Senhor. Em Êxodo 23: 1 1 está escrito “Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa.” Isso significa que você não deve se juntar ao ímpio para difamar outra pessoa. Há muitos lugares em que isso é regra para que as pessoas progridam no trabalho. Quem acusa progride, em detrimento do outro para tomar seu lugar. É preciso vigiar e não permitir que se falem mal sobre a vida das pessoas na igreja, ou no trabalho. Infelizmente até no meio cristão isso acontece. Dê ouvidos para aquele que serve o Senhor e anda sob os Seus caminhos
Lendo Ester 3:2, o pastor explicou que Deus honrou o Seu servo , que tinha um propósito com Ele.
“E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava.”

Mesmo que o mundo lhe ofereça coisas maravilhosas para você se curvar, não quebre a sua aliança com Deus porque Ele vai honrar você. Há várias história que mostram que quando isso acontece as pessoas acabam perdendo a dignidade por conta dos maus que estão se curvando, se corrompendo. Mas se curve apenas diante do Senhor, porque Ele é único que pode dar tudo que precisa e cobrirá você com honras, ensinou o ministrante.
O diabo não cura, apenas transfere um mal para outro. Deus é o único que pode curar. O o inimigo faz é criar um laço, fazendo com que você acredite que seja de Deus. Antes de fazer qualquer coisa, verifique se é porta de Deus. O diabo arma o tempo todo, ele conhece seu ponto fraco e joga diante de você o que lhe atrai: dinheiro, mulheres, poder... Mas não devemos nos curvar, como fez Mardoqueu. Aconteça o que acontecer, resista. Seja firme. O Senhor estará do seu lado.
Não empreste com usura. Se você tem condição de emprestar e se isso não vai lhe fazer falta, empreste. Se ele não lhe pagar, amém! Você já fez a sua parte. Muitas vezes a dívida não perdoada gera mágoa. Se você pode, faça, mas não espere retorno. Se não tem condições, não faca. Não minta ao seu irmão. Não se deixe magoar porque as coisas não foram como você esperava. Só empreste se for maduro o suficiente para não esperar o retorno. E, sobretudo, não receba com juros.
Em 2 Pedro 1:10 está registrado:“Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.” Nessas dez formas de encontrar a Deus, de poder habitar no tabernáculo de Deus, você pode se enquadrar?
É preciso que você saiba de quem é filho. Não olhe pelas palavras bonitas, mas pela comunhão e o testemunho que o irmão dá em sua vida. Para você ter essa comunhão é preciso andar na situação listada: andar sinceramente, praticar a justiça, falar a verdade, não difamar e não nem fazer mal ao seu próximo, nem aceitar nenhum opróbrio contra ele; não se aproximar de coisas reprováveis, honrar os que temem ao SENHOR; não jurar, não dar o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente.
Quem faz isto nunca será abalado, reiterou o ministrante, explicando que essa palavra não está ligada à religiosidade.
Isso nada mais do que ser ético. Isso não é ser religioso, mas um cristão ético, para quando você se ajoelhar, a sua oração chegue como um foguete ao altar do Senhor. Ele sabe do que você precisa e vai ouvir você. Você tem toda condição de entrar no Santo dos Santos e chegar diretamente a Deus, garantiu o ministrante, basta seguir esses dez conselhos.
Pode ser que nesta lista há algo que você tenha dificuldade de fazer. E é difícil reconhecer que precisamos de ajuda. Não é o pastor, nem o irmão, nem seu cônjuge, mas Deus é o único que pode mudar a sua vida e lhe dar condições de realizar esses dez tópicos.

Nenhum comentário: