Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 27 de junho de 2010

Culto de Santa Ceia da Manhã de Domingo de 27-06-10


É tempo de retirar o que nos impede de frutificar


O ministrante da manhã, o bispo Roberto Marques, iniciou a palavra afirmando que a melhor forma de louvar aos Senhor é viver uma vida digna e com atitudes que mostram ao mundo a presença de Deus em nossas vidas.
E, após ministrar a Santa Ceia, o ministrante leu o versículo base de sua preleção nesta manhã:


João 15:1 6 “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”.
Frutificar é uma ordenança, afirmou o bispo, completando que foi Jesus quem nos escolheu para que fossemos frutíferos e não somente para frutificar, mas que o nosso fruto permaneça. Mas para falar sobre frutificar temos que saber o que nos impede de frutificar. Na palavra do semeador vemos o que nos impede: uma delas é estar a margem do caminho, pois os que estao fora ficam à mercê dos ataques de satanás. Mas os que estão no caminho são agraciados com a presença do Senhor. O que você não pode fazer é estar fora de Jesus. E quem está no caminho deve estar andando. Não pode estar parado, pois quem para apenas fica observando os que passam. Em geral cuidando da vida dos outros para critica, apontar as falhas dos outros. Quem está à margem do caminho fica falando mal, latindo como os cães.
Uma orientação é não andar sozinho, mas puxar os outros para esse caminho, ensinou o bispo.
Outro motivo que nos impede de frutificar é não ter raízes em nós mesmos. Isaias diz que o justo é como o carvalho que lança suas raízes para os ribeiros de águas. Aquele que não tem raízes se quebram quando vêm as tribulações. Aquele que fica pulando de igreja em igreja, ou não se firma em nenhuma é fácil de ser abalado. Entretanto, aquele que tem raízes não se preocupa com os problemas e quando eles vêm são enfrentados com firmeza. Também aqueles que não têm raízes em si mesmo, mas se firmam nas raízes do irmão, acabam caindo quando o irmão cai.
Mateus 13:

3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Em Mateus 13: 7 vemos que os espinhos representam o mundo e aqueles que nos sufocam nos impedindo de crescer, pois o mundo tem um príncipe e a função dele é afastar o homem de Deus. Quando nos envolvemos com o mundo a tendência é nos afastar e perder o contato com o Deus. Ele não nos ataca, mas nos envolve, explicou o bispo, exemplificando que quando nos decidimos por ir Igreja aparece alguém para nos desviar. Isso ocorre quando colocamos as outras coisas antes de Deus. A amizade com o mundo nos impede de crescer, observou lembrando como isso acontece na vida de daqueles que se deixam levar por esses espinhos.
É claro que o mundo odeia o nosso posicionamento cristão. Mas Jesus disse que o mundo nos odiaria.
Se você não é do mundo é odiado por ele. E aquele que é do mundo não irá morar com Deus. Há pessoas que têm se promiscuído com o mundo. Crentes que têm atitudes e linguajar mundanos. Muitos afirmam que se mostram mundanos para levar a palavra aos ímpios, quando de fato querem é justificar sua amizade com o mundo. Mas quem é amigo do mundo não frutifica, reiterou o bispo. Você não precisa sair do mundo, explicou, o que não pode é ter o mundo dentro de você. a grande questão é se despir do mundo e se revestir do homem que Jesus criou. O mundo vai tentar lhe atrair de todas as formas. Jesus não disse para que saímos do mundo, mas que fossemos libertos do mal. O mundo não pode atrair você. As suas coisas não podem ter peso maior do que Deus para você. O que deve prevalecer em você é a santidade de Deus. Se o mundo não estiver dentro de você, você pode estar no mundo que ele notará a diferença. Você pode estar no mundo e não ser do mundo. Quando somos do mundo isso nos enfraquece, drenando nossas forcas. Quando as pessoas se envolvem com o mundo eles perdem o ânimo par ir à casa de Deus, não buscam a oração. O vazio que foi preenchido quando a pessoa aceita Jesus volta a fazer parte da vida da pessoa que ao pecar se enche de remorso, mas não busca o arrependimento que é mudança de atitude e ela enfraquece. Isso é um círculo que leva ao esfriamento e à volta ao estado natural de afastamento de Deus.
Arrependimento gera mudança de atitude e para isso é preciso lutar contra a vontade da carne. É preciso nos libertar primeiro para estar no mundo, senão ele nos traga. Para ser referência no mundo precisamos estar livre dele. Ninguém consegue ser luz, se não se libertou e o príncipe do mundo sabe disso. Você pode estar no mundo, como referência, para buscar para o caminho aqueles que estão fora, mas antes precisa se firmar e não se deixar levar pelos espinhos do mundo.
Se para frutificar você precisa perder algumas amizades, é melhor que perca. Jesus deixou bem claro: aquele que não deixar pai, mãe, irmão por amor Dele não é digno Dele. É melhor que você faca a escolha certa. O diabo sabe como iludir e você acredita. Ele vende uma irrealidade e você compra como sendo o mais certo. Mas o que ele apresenta não entrega e se entrega para buscar a sua destruição. Ele arma laços de morte, quando apresenta o que é impuro lhe fazendo parecer como bom.
Em Gálatas 5: 19, temos uma lista daquilo que agrada ao príncipe do mundo, mas nos impede de frutificar:




19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 Contra estas coisas não há lei.
24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.

Para que você seja frutífero é preciso tirar o mundo de dentro de você. você pode estar no mundo, depois de estar imune a ele, para que possa transformá-lo. A vacina contra o mundo é a palavra de Deus. Você precisa saber o que lhe impede de frutificar para que possa frutificar. Se você retira o que lhe impede de frutificar certamente frutificará. Se você foi escolhido é porque é solo fértil, ponderou o ministrante. Se você ainda tem uma tendência para as coisas do mundo, peça ao Senhor para livrá-lo desse caminho, exortou o bispo, apoiando-se em
Efésios 4: 17-31
17 E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.
18 Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;
19 Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21 Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;
22 Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;
23 E vos renoveis no espírito da vossa mente;
24 E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
25 Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27 Não deis lugar ao diabo.
28 Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.
31 Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,
32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Nenhum comentário: