Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 13 de junho de 2010

Culto de louvor e adoração de 13-06-10

Desenho de Roberto Carlos, scj



É tempo de perdoar


O ministrante da noite, o Pastor Ricardo Hermes, iniciou a palavra da noite afirmando que falaria sobre o perdão, lembrando quantas falamos “isso é imperdoável”. Quantas vezes fomos perdoados por coisas que fizemos e até mesmo por coisas as quais não seríamos capazes de perdoar se fôssemos nós que tivéssemos feitos aquilo, ponderou o ministrante.
E contou a história de um saldado que suportou todas as agruras do front, mas suicidou-se quando foi traído por seu próprio filho.
É exatamente das pessoas mais próximas a nós que não esperamos a traição. Isso é algo que o ser humano tem dificuldade de aceitar, afirmou o pastor lendo com a Igreja Mateus 26:14-16
14 E ele disse: Ide à cidade, a um certo homem, e dizei-lhe: O Mestre diz: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a páscoa com os meus discípulos.
15 E os discípulos fizeram como Jesus lhes ordenara, e prepararam a páscoa.
16 E, chegada a tarde, assentou-se à mesa com os doze.
17 E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair.
18 E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor?
19 E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair.
20 Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido.
21 E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste.

Judas colocou um preço na sua relação com Jesus. Era ele quem controlava as finanças do ministério, era ele quem administrava, pagava as contas. Entretanto, quando falamos sobre finanças, ou sobre alguém que andava com Jesus nunca nos lembramos de Judas. Essas também eram característica de Judas, mas sempre nos lembramos dele como o traidor. O interessante dessa história é que Judas estava no meio de uma situação que há muitos anos antes já era predita. Ai a gente pensa: Judas fez isso para cumprir uma palavra? Mas Judas não foi preparado para isso e para ele foi tão confuso ter sido a pessoa que foi selecionada para tal fato. Aos olhos de algumas pessoas que tentam defender Judas, isso coloca Deus na posição de um Deus caprichoso. Mas se estivesse tão evidente que seria Judas, os discípulos não estariam com ele na ceia. Com certeza isso seria uma das ações menores, mas Judas correria o risco de ser linchado pelos outros se Jesus não interviesse. Mas houve sinais. Jesus falou abertamente que aquele que o trairia molharia o pão com ele. Isso aconteceu e nem Judas se deu conta. Ele ouviu e não atentou para a palavra de Jesus.
A relação de Judas com Jesus não estava mais no fato de estarem juntos, mas no fato de que o próprio Judas queria ser maior na história. Hoje ele é conhecido como o traidor.
Depois de dar o beijo da traição,
Podemos imaginar, isso foi uma tremenda cachorrada. E foi. O pecado de Judas não nos é compreensível. Ele mesmo deixou tudo o que fazia para seguir Jesus, família, trabalho, amigos... Por que faria aquilo, se ele mesmo escolheu seguir Jesus? Podemos também ver quantos discípulos ficaram ao lado de Jesus quando ele foi preso. Mesmo Pedro que disse que jamais faria isso poucas horas antes.
Vejamos que é fácil condenar a atitude de Judas, mas entendemos a posição de Pedro. Judas se arrependeu e se enforcou, depois de se ver sozinho. Pode ser que ele só tenha percebido no dia seguinte o havia feito. Ele não havia se dado conta do que fez. Pode ser que tenha pensado que poderia consertar isso. Quantas vezes também fazemos isso, perguntou o ministrante. Se olharmos a história, veremos que sua atitude fez cumprir as escrituras. Não sabemos nada sobre a vida, a infância de Judas, mas sabemos que ele foi o traidor.
Quantas vezes carregamos o peso de um pecado do nosso passado, e pode ser que já tenhamos sidos perdoados. Jesus morreu por nós. E quando isso aconteceu, ficou três dias nessa condição. Mas a Bíblia fala que Ele foi até o Hades. E lá estavam todos os inimigos do povo de Israel. Todos os que precisam e os que não precisavam ouvir o evangelho. Imaginemos Judas ouvindo a voz do mestre e tendo uma nova chance ao ouvir o que já ouvia durante o tempo que caminhou com Jesus. O perdão de Deus é grande, difícil de compreender. Ele não foi pego de surpresa para a morte, mas escolheu isso. A Bíblia diz que isso é uma dimensão espiritual. Se Jesus providenciou uma oportunidade para que Judas fosse perdoado, quanto mais para nós, ponderou o pastor, ponderando que se você tem carregado esse peso, Deus tem providenciado o perdão. O único pecado que não pode ser perdoado é a blasfêmia contra o Espírito Santo. Mas Deus dá uma nova chance àqueles que pecaram. E permitirá que você coloque sua cabeça no travesseiro e independente das circunstâncias, conseguirá dormir.
Independente do que as pessoas o rotularam, talvez você tenha traído e as pessoas te chamam como traidor. Pode ser que se exalte e as pessoas o rotulam como brigão. Talvez tenha desobedecido e seja conhecido como desobediente. Talvez que tenha alguma fraqueza, tenha magoado pessoa que nem querem mais olhar em sua cara e isso tem atrapalhado sua vida. Talvez o exemplo que tenha é o de seu e não é o melhor exemplo a ser seguido. E as pessoas o rotulam com isso. Talvez você não dê as respostas que as pessoas gostariam de ouvir e é rotulado por isso. Esses rótulos têm trazido um peso que você não precisa mais carregar. Deus chamou você hoje, independente da confusão a que tenha se metido, há alguns anos, hoje ou ontem, a amplitude do perdão de Deus te alcança hoje, assegurou o pastor.
Mas Deus se Deus deu uma nova oportunidade a Judas, por que não daria a você? Não Permita mais que os rótulos, que as mentiras, que as armadilhas do diabo alcancem você. E alegre-se na presença do Senhor, exortou o pastor, abençoando a Igreja.
O perdão é o que mostra em que nível de amor estamos inseridos. E muitos são os testemunhos que mostram como o perdão é a uma chave capaz de abrir as portas mais difíceis.

Nenhum comentário: