Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 12 de julho de 2009

CULTO DE LOUVOR DE 12-07-09




É Tempo de Ouvir o Anjo da Igreja e Discernir a Voz do Senhor


O ministrante da noite, bispo Roberto Marques, iniciou sua preleção lendo com a Igreja os Salmos 129, para em seguida afirmar que quem é abençoado por Deus não pode ser amaldiçoado, contra nós não vale maldição alguma. Você tem que trazer dos céus bênçãos das regiões espirituais para as regiões físicas, e isso é para os corações que temem ao senhor.
Abençoe seu irmão, exortou, para que as bênçãos sejam renovadas em sua vida, para que saia daqui abençoado com o coração cheio de alegria e para que o senhor restaure o animo.



EXODO 33
1 Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.
2 E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,
3 A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.
4 E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios.
5 Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
6 Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.
7 E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
8 E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
9 E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
10 E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava.
11 E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
12 E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
13 Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
14 Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
15 Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
16 Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?
17 Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.
18 Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19 Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
21 Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
22 E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
23 E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.



O ministrante, bispo Roberto Marques, antes de ler com a Igreja o capítulo 33 de Êxodo, anunciou a unção profética presente sobre o lugar, afirmando que Deus nos trouxe essa noite para nos abençoar com uma unção profética, assegurando que Deus tem algo novo para aqueles que o buscam. Ele não esquece a promessa que fez a nós e ela se cumprirá. Ele determina que marchemos. Deus não brinca em serviço, com a palavra e muito menos com seus servos e a bênção que ele prometeu aos nossos pais ela chegara a nós.
Ele vai colocar a nossa frente um anjo. E esse anjo é um homem de Deus que está sendo direcionado, como Moisés que conduziria o povo à terra prometida.

Deus sabe que haverá lutas e que a terra prometida a nós está ocupada pelo inimigo, observou o bispo. Mas ele já avisou que vai tirá-la da mão do ímpio para colocar na mão do seu povo. E há um anjo à frente que tem a responsabilidade de nos conduzir. A responsabilidade de Moisés é muito grande assim como é a do pastor de uma igreja. Esse anjo que Deus tem colocado a nossa frente se andarmos na orientação desse homem colocado por Ele nas nossas vida. Nesse momento, o bispo falou do perdão, lembrando que temos o dever de perdoar porque o perdão é um imperativo, não uma opção de Deus para nós. Não podemos deixar de perdoar, mesmo que a pessoa não reconheça seu erro e não nos peça perdão. Se fomos feridos, magoados, temos que liberar perdão. Se assim não fizermos o céu se tornará em bronze. Não guarde mágoa ou rancor, ensinou o ministrante. É um imperativo de Deus. Perdoai os que vos ofendem.
Você tem perdoado, perguntou o bispo, afirmando que se não perdoamos não recebemos o perdão de Deus e isso nos afasta Dele. E o perdão é condição para que sigamos no caminho, recebendo as promessas e conduzindo nossas vidas dentro do amor do Pai.
Quando o pastor da igreja fala em nome de Deus e não ouvimos, e se desrespeitamos, não adianta pedir perdão a ele, porque é Deus quem está sendo aviltado. O nosso problema não é com o pastor, mas com Deus. Ele diz “eu lhe darei a terra prometida que está na mão do ímpio”. A herança é para o justo. Deus deu a Moisés poder, autoridade e unção e o capacitou enviando-o para uma terra que mana leite e mel.
Conforme relatado nos versos iniciais de Êxodo 33, Deus afirma a Moisés que não subiria porque o povo havia endurecido a cerviz. O povo se mostrava rebelde e Deus não gosta de rebeldia. Deus enviou Moisés porque não ficaria no meio desse povo de dura cerviz. Então, Moisés fala ao povo. E ninguém gosta de ouvir que é rebelde, desobediente, que não cumpre as coisas como devem ser. O povo ouviu essas más notícias. E não tirou seus atavios, suas roupas festivas, cerimoniais, ligadas a cumprimento de atos idólatras, mas ali houve remorso e Deus pediu que tirassem os atavios, a idolatria. Que se despissem da religiosidade, porque Deus não gosta de religiosos. Os sepulcros caiados. Bonitos por fora, podres por dentro. Deus quer quem obedece sem questionar, que não murmura. Deus nos quer andando em vitória. Mas o povo, com essa má notícia, pôs-se a chorar e então se despiu de seus atavios. Deus não quer que cumpramos obrigações religiosas, repetiu o bispo. Não adianta ter aparências. É preciso andar em santidade de vida.
Deus falava face a face com Moisés, seu amigo. Com os profetas, por sonhos e revelações. Mas Ele quer se encontrar conosco face a face, afirmou o ministrante. Mas só fará isso com aquele que escolhe para tratar intimamente, quem não gostaria de ver a face de Deus, perguntou o bispo.
Êxodo 33 relata que Moisés colocou sua tenda fora da congregação, Deus falava com ele, por entre uma coluna de nuvem e ele levava a palavra ao povo.
Quantas vezes ser anjo de Deus para o povo é uma tarefa difícil, porque o povo quer respostas, ponderou o bispo. Muitas vezes Deus não fala naquele momento e as pessoas querem respostas imediatas. Muitas vezes Deus quer que se espere. O anjo da Igreja nem sempre tem uma resposta, mas as pessoas querem a resposta e o pastor não pode inventar. Nem sempre Deus tem a palavra para o profeta. É uma responsabilidade, pois não se pode falar em nome de Deus, sem que seja verdadeiramente a voz de Deus. Não se pode brincar com essas coisas. O bispo afirmou que só anuncia o que ouve de fato. Não se pode brincar com coisas santas. Deus, quando quer falar, Ele manda na porta de casa e manda um credenciado. E muitas vezes as mensagens de Deus chega a nossa porta sem que as pessoas saibam de nossas vidas. Isso é a voz de Deus, afirmou o bispo. Deus usa quem quer na hora quer.
Quando Moises pergunta quem irá comigo, Deus responde “a minha presença irá contigo”. Enquanto Deus não disser que a presença está contigo, não saia do lugar, ensinou o bispo. Não saia enquanto não vir a nuvem se mover. Pode ser a coisa mais louca, mas se a presença do Senhor estiver, vá em frente, ensinou.
Quem descansa em Deus apenas se move na direção que Ele manda. Não é na nossa força. Deus nos dará descanso. O que dá garantia de vitória é a presença de Deus e se Ele nos trouxe essa noite, Ele está conosco, reiterou o bispo.
Você não é um na multidão. Deus te conhece pelo nome e te deu um sobrenome. É o sobrenome Dele. Você faz parte da família de Deus e tem que zelar por ele. Cuidado: Deus te deu um sobrenome e você não pode manchá-lo. Há muito cristão envergonhando o nome de Seu Pai, sendo motivo de escândalo. Cuidado com suas atitudes, exortou o ministrante.
Deus fala a Moises: eu te conheço por isso te separei, ele também te conhece por isso você está aqui. Quantos querem como Moises ver a glória de Deus?
Deus é bom e vai mostrar a Sua bondade. Nós somos um povo difícil que não se contenta.
Por você estar aqui, por ter sido alcançado é porque Ele tem misericórdia de nós. Ele morreu por nós. Misericórdia é um atributo de Deus. Quando Deus está em nós Ele nos usa pra exercer a Sua misericórdia, pois só Ele é misericordioso, nós apenas conseguimos ter compaixão, que significa sofrer junto. Sofrer em nosso lugar, com misericórdia, só Deus.
Quando nos aproximamos de Deus que é santo, a santidade de Deus queima toda a transgressão. Mas tem uma forma de ver Deus face a face e estar do lado de Deus, assegurou o bispo. Quem quer ver esse lugar e estar do lado de Deus, deve se colocar do lado da Rocha. A pedra que os construtores rejeitaram que se fez pedra angular. Se não estivermos na penha, uma brecha da penha, encravado na penha. Isso significa estar em Cristo Jesus. Só assim poderemos ver Deus face a face. Aqueles que têm se deixado colocar na penha estão debaixo da nuvem. Deus cobrirá com a mão e deixará a bênção na sua vida. Permaneça na rocha. Procure a brecha da rocha porque é na rocha que temos a certeza da vitória. Aqueles que estão firmes na rocha não se assustam com notícias ruins, não temem dificuldades. Estarão protegidos, porque estão na rocha.
A vitória já está garantida para aqueles que se colocam na Rocha. As portas Deus já determinou que estejam abertas. E as portas que Ele abre ninguém fecha e as que Ele fecha ninguém pode abrir.
Deus estará contigo. Andará contigo e te dará a vitória. Não adianta atavios. Não adianta dizer que é servo de Deus, Ele abençoa a quem quer, não adianta forçar a bênção. Esse Deus faz o que quer e quer te abençoar, informou o ministrante, perguntando se há alguém que não se encontra na rocha e orando a Deus para mostrar a Sua glória.


Nenhum comentário: