Localização da ICMV

Localização da ICMV

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Culto de Despertar da Fé de 15-07-09


É Tempo de Educar os Filhos na Fé em Cristo


O que é fé perguntou o bispo, afirmando que é aquilo que você tem e que o diabo não gosta. Ele gosta apenas da fé negativa, a incredulidade. Essa fé incerta que traz dúvida e morte, essa ele até dá subsidio para que você tenha.
Mas nós temos a fé poderosa que não se desvia e nem se afasta da promessa. O que mantém nossa fé viva é a certeza de que o Deus que prometeu Ele vai cumprir. Ele é poderoso para fazer, independente das circunstâncias. Vimos que para muitas coisas temos que ter essa fé. Fé para ser fiel a Deus também na área financeira. Abel teve fé para levar o melhor de seu rebanho, as primícias. Hebreus 11:4 “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala”.
Fé dessa forma é uma fé que multiplica. Ele era tão próspero ao ponto de fazer inveja ao seu irmão. Mas Caim também poderia ter feito o mesmo. Acontece que ele pensava que se sobrasse ele levaria, não teve fé o suficiente para levar as primícias, explicou o bispo. E Deus não recebe restos, nem migalhas, seja de qualquer coisa: do dinheiro, dos interesses, do tempo. Fé é dar o melhor de si, como Enoque que andava nos caminhos de Deus, que andava junto com Deus. Hebreus 11:5 “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus”. Isso para muitos é absurdo. Enoque até hoje está vivo esperando o cumprimento da ação para a qual o separou, por ter visto que ele tinha fé suficiente para fazer o que Deus espera dele. Elias e Enoque estão vivos aguardando o momento do cumprimento de sua missão. Depois serão recolhidos para estar junto da Igreja. Fé que os patriarcas tiveram. Fé obediente, sem questionar. Muitos de nós não recebemos as promessas porque colocamos “se” “por quê” “para quê”. Enquanto obedeceu parcialmente, Abrão recebeu parcialmente, mas quando obedeceu plenamente viu a Glória de Deus. Hebreus 11: 8-9 “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.”
Até para abençoar os outros temos que ter fé. Porque a promessa é de sermos também abençoadores como Abraão. Despenseiros de bênçãos como Abraão. Essa bênção que Abraão passa para Isaque, que passa para Jacó e é passada para José. Hebreus 11: 21-22 “Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão. Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.”
Deus conhece nossos sonhos, afirmou o bispo à Igreja, mesmo que tentem lhe tirar da posição, lhe jogar no poço, como fizeram com José. Por mais que o diabo tente, ele não conhece impedir a concretização. O que dói é o fogo amigo, a traição, a mentira, a palavra contrária, a falsidade. Pessoas que riem para nós, mas desejam-nos o mal. Essa foi a pior experiência para José. Ele abriu seu coração para irmãos. Contou seus sonhos e em vez de seus irmãos se regozijarem, eles decidiram matá-lo. A inveja mata. Iam matá-lo, mas o mais velho, Rubem, não deixou que isso acontecesse e sugeriu que ele fosse jogado na cisterna para depois resgatá-lo e devolvê-lo ao pai. Entretanto, enquanto isso, passou uma caravana e levou José como escravo. No Egito tudo o que fez prosperou. Mas ele não procurou vingança. Eis porque colocou o nome de seus dois filhos de Manasses: Deus me fez esquecer. E Efraim: Deus me fez prosperar. Ele viu que valeu a pena confiar em Deus. Mas José sabia que não ficaria no Egito para sempre.
O ministrante explicou que faz essa recapitulação dos patriarcas é para que nos espelhemos neles a fim de mantermos viva nossa fé. Fé é um conceito que se pode transferir. Veja a história de Moisés: já nasceu sob decreto, mas sua mãe não aceitou. Faraó significa o príncipe deste mundo e ele não mede esforços para nos matar, como Faraó intentou contra os filhos de Deus. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
Hebreus 11: 24 “Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó”. A mãe de Moisés, Joquebede, o colocou dentro de um cesto e deixou no rio Nilo para que a filha de Faraó o recolhesse, adotando-o como filho. E pelo seu posicionamento do lado de Deus seu filho não vai perecer, afirmou o bispo, ao relatar a história de Joquebede e Moisés e Miriam.
Moisés, já estava nos planos de Deus para salvar o povo judeu da escravidão. Joquedebe, sua mãe, não queria que os soldados de Faraó o descobrissem e o matassem jogando-o no rio Nilo. Êxodo 1:22 narra: "Então ordenou Faraó a todo o seu povo, dizendo: A todos os filhos que nascerem lançareis no rio, mas a todas as filhas guardareis com vida." Todas as parteiras do Egito foram obrigadas por Faraó a matar todos os bebês do sexo masculino. Mas Joquedebe confiava no Senhor e colocou seu filho recém nascido em um cesto sob as águas do Nilo. E foi Deus quem fez a filha de Faraó ver o cesto onde se encontrava o pequenino Moisés e foi também Ele que colocou compaixão no coração dela para que recolhesse o bebê e continuou agindo na vida da filha de Faraó e na vida de Joquebede. Vejam o que este Deus amoroso ainda fez: pequenino Moisés precisava ser amamentado, então a filha de Faraó, que já havia decidido adotá-lo, ouviu Miriam, que ofereceu à princesa os serviços de sua própria mãe para cuidar do irmãozinho. Joquebede foi escolhida para amamentar o próprio filho, e ainda por cima, recebeu um salário por seu serviço. Que tremendo é o plano de Deus para seus filhos! A filha de faraó autorizou Joquebede a levá-lo todos os dias para a sua casa para alimentá-lo com seu leite, sem desconfiar que se tratava de sua verdadeira mãe. Que provisão maravilhosa para esta mãe que repousou sua ansiedade nos pés do Senhor! Joquebede amamentou seu filho Moisés por aproximadamente dois anos e meio e nesse tempo pode educá-lo na Lei do Senhor, dando-lhe também o alimento espiritual necessário para que ele crescesse ciente de sua missão. Em tão pouco tempo ela incutiu nele valor, princípios e ensinamentos que nem quarenta anos no palácio de Faraó, nem quarenta anos de pastoreio rude e hostil puderam esquecer. Isso é provisão de Deus, cujo plano não falharia. Para aquele que crê, que não vê os obstáculos como fim, mas como início de uma vitória, tudo pode acontecer. Moisés foi educado nas melhores escolas do Egito, aprendeu todos os idiomas, mas Joquebede cuidou de ensinar que tudo aquilo era transitório e que havia uma bênção maior do que qualquer coisa transitória. Moisés não quis ser reconhecido como filho da filha de Faraó.

Muitas vezes ele quis ajudar a Deus, fazer as coisas a seu modo. Quando deixou a fé pela lógica, ele fraquejou. Mas Deus usa homens falhos para terminar sua obra infinita e perfeita e se Ele usou Moises, vai nos usar também. Homens e mulheres falhos e imperfeitos. A obra de Deus pode ser perfeita sendo feita por imperfeitos como nós. Assim como Moises, muitos de nós fugimos também. Às vezes é mais fácil fugir para o deserto, lugar de tratamento. E esse período vai depender de nosso quebrantamento. O período de Moises no deserto durou 40 anos. Quando Deus se faz perceber na sarça ardente, Ele se apresenta a Moises e pede para tirar a sandália dos pés porque a terra em que está é santa. Isso significa despir-se dos direitos. Tirar a proteção e se prostrar diante de Deus. E Ele não despreza quem se quebranta diante Dele. Humilhar-se na presença de Deus, não deixar o ímpio pisar o filho de Deus altíssimo. E Deus escolheu Moises como líder, depois de lhe perguntar o que tinha na mão. Ele tinha uma vara que foi transformada em uma cobra naja.
Quando você pega o que tem e coloca na presença de Deus, tudo é transformado. Moisés tomou a vara e por fé dominou e libertou o povo do Egito. Fé obediente produz milagres, fé sem murmuração produz milagres. O povo passou a seco no Mar Vermelho, sob o comando de Moisés. Quando os egípcios vieram atrás foram aniquilados. Muitas vezes Deus abre portas para nós, que são livramentos e a mesma porta é morte para os inimigos. Aos olhos do mundo o que parece perda pode ser livramento para os que creem em Deus e obedecem.


Nenhum comentário: