Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Culto da Vitória de 03-10-08




É tempo de ser vencedor em Cristo!


O ministrante, Bispo Roberto, iniciou a sua preleção nesse culto de vitória, lembrando à Igreja que nós podemos até perder uma batalha, mas não a guerra, nossa luta já é ganha, não porque somos fortes ou poderosos, mas porque alguém lutou e venceu por nós. Esse alguém é Jesus Cristo de Nazaré. E temos sempre que confessar que Ele é o Senhor e conforme está escrito em Romanos 14:11b “...todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus”. Se confessarmos isso, o inferno treme. Quando declaramos isso, Jesus nos declara Dele: “Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus”. (Mateus 10:32) e quando declaramos que Jesus é nosso Senhor, estamos declarando que somos vencedores. “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. (Romanos 8:37)
Mas como se reconhece um vencedor? Perguntou o bispo à Igreja. O vencedor sabe que é vencedor, e os vencedores andam juntos, auxiliam uns aos outros. São vencedores em Cristo, não segundo o mundo. Vencedores andam em grupo e se identificam. O mundo diz que os opostos se atraem, mas isso não diz respeito ao cristão. Vencedores andam com vencedores, os santos com os santos. Santo não vai atrás de pecadores, como a água não se mistura com azeite. No Reino Celestial, os afins é que se atraem, não os opostos. Essa premissa á verdadeira apenas na física, não no mundo espiritual, reiterou o bispo.
Como saber se uma pessoa é mais do que vencedora no padrão de Deus? Muitas vezes nos enganamos. Uma pessoa pode ser PhD até em Haward, não importa quantos títulos tenha, pode ser vencedora nos padrões do mundo, o que não significa ser vencedora nos padrões de Deus. O mundo também tem seus vencedores, mas nós temos o padrão de Deus, que é diferente do padrão do mundo, cujo destino e vitória são passageiros.
Uma coisa é ter curso superior, outra coisa é ter nível superior, lembrou um ancião da igreja, com quem o bispo concordou asseverando que há sabedoria na boca do conselheiro e apresentou 7 características de um vencedor nos padrões de Deus:

1- Teme ao Senhor: é esse o princípio da sabedoria, garantiu o bispo. O vencedor sabe quem é Deus, reconhece Seu senhorio na vida dele, enquanto o ímpio não teme ao Senhor, mas tem medo de Deus. O vencedor tem intimidade com Deus e Deus o conhece pelo nome.
2- Crê em Deus: ele tem fé firmada. Crê não duvidando. Crê no que Deus pode fazer e nas cerca de oito mil promessas contidas na Bíblia e não abre mão de nenhuma delas. É crente, não no sentido cristalizado que tem sido compreendido por aí, porque crente até o diabo é. Mas crê com convicção, explicitou o bispo, lembrando que somos cristãos evangélicos e não crentes, como tem se convencionado nos chamar por aí.
3- Obedece a Deus: obedece á palavra, à lei do Senhor, aos estatutos e à liderança que Deus colocou sobre sua vida. Nesse sentido os líderes têm muita responsabilidade porque são chamados pastores e pastoreiam um rebanho que não é seu, mas do Senhor, confiado a eles para serem cuidados e guardados dentro dos padrões. Aquele que obedece aos líderes, ao Senhor e aos Seus estatutos concordam mesmo sem compreenderem e por isso são vitoriosos.
4- Tem fé: conforme Hebreus 11:1 ”Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. Somos vencedores porque cremos nas promessas de Deus e “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?”, lembrou o bispo, citando Números 23:19. Deus é a verdade, não importam as circunstâncias, cremos por Ele é verdadeiro e a Bíblia é a palavra de Deus na sua totalidade e não apenas a contém como se afirma por aí.
5- É de oração: o vencedor tem calo nos joelhos, busca a Deus sem cessar, não fica sentado esperando as bênçãos caírem, mas clama ao Senhor por elas. A oração move a mão de Deus, assegurou o bispo. Ela muda a vontade de Deus a nosso favor, pois Deus ouve a oração de seus servos.
6- Tem conhecimento da palavra: não no sentido intelectual apenas, mas vive a palavra, conforme a recomendação de Tiago 1:22: “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos”. Faz uso da palavra “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. (Hebreus 4:12) e orienta-se no que diz 2 Timóteo 2:15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. O bispo reiterou que vencedor conhece a palavra, os caminhos, o que pode e o que não pode fazer e citou Oséias 4:6a “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, lembrando à igreja que maior arma que o diabo tem contra nós é o desconhecimento da palavra”.
7- Nunca está prostrado, caído: ainda que caia sete vezes, sete vezes se levanta, não pela sua força, mas pela força do Senhor. O vencedor não chora as dores do passado, não se lamenta, mas ergue a cabeça e se prepara para a vitória. Sabe perdoar e ser perdoado. Sabe que Deus é maior do que as dificuldades e não se entrega. Confessa a vitória e espera alcançá-la no Senhor, dando a Ele graças.
O Bispo citou Jó como homem temente a Deus e exemplo de fé, persistência e de homem vitorioso, lembrando que Deus mudou sua sorte, quando ele orou por seus amigos e se humilhou diante de Deus, porque ele não fez como o padrão do mundo, tratando-os como foi tratado, mas fez conforme o Senhor se agrada e teve em seu segundo estágio tudo em dobro e foi conhecido como o homem mais rico e poderoso do oriente.
Reiterando as sete características do cristão vencedor, o bispo orou pela família ali representada no quadro de fotos e abençoou a igreja.

Nenhum comentário: