Localização da ICMV

Localização da ICMV

sábado, 17 de agosto de 2013

É tempo de sermos Rute na vida das Noemi que encontramos pelo caminho




A pastora Cristina Rojas, preletora do Pré-Encontro de Mulheres, "Mulheres de Valor" iniciou afirmando que somos mulheres aspergidas pelo sangue de Cristo e temos livre acesso a trono de Deus. Lembrando o compromisso assumido no encontro de julho "Prometo solenemente diante de Deus a aceitar  esta etapa da minha vida e aproveitá-la ao máximo, sem pressa, e vive-la com um espírito de contentamento” a pastora exortou as mulheres presentes a não desistirem desse objetivo.
Você é o instrumento de Deus para fazer com que as cadeiras da igreja estejam ocupadas por mulheres que necessitam da cura que experimentaremos hoje, afirmou a pastora, alertando  que satanás fará de tudo para nos convencer a não acreditar nisso. Apresentando o vídeo "retratos da real beleza" 


A pastora explicou que geralmente temos uma tendência a nos ver de forma diferente do que somos e de como o Senhor nos vê. É disso que iremos falar nesta manhã, anunciou, levando as mulheres presentes a ler  Rute 1 :1. Nos dias em que os juízes governavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar no país de Moabe, ele, sua mulher, e seus dois filhos.
2. Chamava-se este homem Elimeleque, e sua mulher Noêmi, e seus dois filhos se chamavam Malom e Quiliom; eram efrateus, de Belém de Judá. Tendo entrado no país de Moabe, ficaram ali.
3. E morreu Elimeleque, marido de Noêmi; e ficou ela com os seus dois filhos,
4. os quais se casaram com mulheres moabitas; uma destas se chamava Orfa, e a outra Rute; e moraram ali quase dez anos.
5. E morreram também os dois, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada de seus dois filhos e de seu marido.
6. Então se levantou ela com as suas noras, para voltar do país de Moabe, porquanto nessa terra tinha ouvido que e Senhor havia visitado o seu povo, dando-lhe pão.
7. Pelo que saiu de lugar onde estava, e com ela as duas noras. Indo elas caminhando para voltarem para a terra de Judá,
8. disse Noêmi às suas noras: Ide, voltai, cada uma para a casa de sua mãe; e o Senhor use convosco de benevolência, como vós o fizestes com os falecidos e comigo.
9. O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. Quando as beijou, porém, levantaram a vóz e choraram.
10. E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo para o teu povo.
11. Noêmi, porém, respondeu: Voltai, minhas filhas; porque ireis comigo? Tenho eu ainda filhos no meu ventre, para que vos viessem a ser maridos?
12. Voltai, filhas minhas; ide-vos, porque já sou velha demais para me casar. Ainda quando eu dissesse: Tenho esperança; ainda que esta noite tivesse marido e ainda viesse a ter filhos.
13. esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, porque mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do Senhor se descarregou contra mim.
14. Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
15. Pelo que disse Noêmi: Eis que tua concunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses; volta também tu após a tua concunhada.
16. Respondeu, porém, Rute: Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.
17. Onde quer que morreres, morrerei eu, e ali serei sepultada. Assim me faça o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
18. Vendo Noêmi que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar nisso.
19. Assim, pois, foram-se ambas, até que chegaram a Belém. E sucedeu que, ao entrarem em Belém, toda a cidade se comoveu por causa delas, e as mulheres perguntavam: É esta, porventura, Noêmi?
20. Ela, porém, lhes respondeu: Não me chameis Noêmi; chamai-me Mara, porque o Todo-Poderoso me encheu de amargura.
21. Cheia parti, porém vazia o Senhor me fez tornar. Por que, pois, me chamais Noêmi, visto que o Senhor testemunhou contra mim, e o Todo-Poderoso me afligiu?
22. Assim Noêmi voltou, e com ela Rute, a moabita, sua nora, que veio do país de Moabe; e chegaram a Belém no principio da sega da cevada.

Dizem os estudiosos que a dor da perda de um esposo é terrível e maior ainda é a dor experimentada pela perda de um filho. Imaginemos a dor de Noemi. Ela era uma mulher de Deus, mas estava vivendo momentos difíceis que abaixaram a sua alto-estima. A Bíblia conta que Órfa e Rute eram moabitas, eram jovens e tinham o direito de ficar em sua terra. Aí entra essa personagem significativa e que mudou os rumos da história: Rute. Não podemos condenar Órfa pela sua escolha, ela também perdeu seu marido, mas Rute foi além, ela entendeu o sentimento de perda de sua sogra, que também perdeu seus filhos além do marido. Rute era uma mulher de valor. Mas podemos entender que se Rute se condoeu da situação de  Noemi e quis acompanha-lá mesmo sendo dispensada disso, é porque também Noemi era uma mulher de valor. Com toda certeza, ela era uma boa sogra e criou condições para que Rute quisesse  continuar ao lado dela. Na nossa vida precisamos ser solidárias, ser Rute, mas também Noemi umas para com as outras. Precisamos de cuidar e ser cuidadas, precisamos de Rutes ao nosso lado. Contudo, para sermos curadas da nossa baixa alto-estima, que acometeu Noemi, precisamos nos ver como somos e aceitar nossa real beleza, de acordo com o vídeo apresentado. As perdas não tratadas podem desencadear depressão, afirmou a pastora, exortando as mulheres a vigiar e a não usar as palavras para criticar outras mulheres, disse imaginando a situação de Noemi se sentindo criticada por outras que diziam : não é essa a Noemi que saiu de Belém com o marido prospero, agora está envelhecida, sozinha, sem dinheiro? Não podemos nos deixar abater pela crítica, assegurou a preletora, afirmando que mulher que não se intimida diante do espelho é mulher curada. Não podemos nos intimidar com os espelhos sociais, nada de aceitar a ditadura do espelho da mídia que diz que é preciso ser magra para ser bonita. Não podemos nos intimidar pelo espelho do passado, nos firmando naquilo que já foi, ou no que poderia ter sido. Precisamos arregaçar as mangas e enfrentar os desafios do presente.
Há momentos em que precisamos de uma Rute, que seja amiga e nos tire da amargura, que queira nos acompanhar, mesmo que não seja obrigada a isso. Temos que ser Rute na vida das pessoas a nossa volta. O Senhor nos chama ser Rute. Ele quer que tenhamos intimidade com as Moemis que vivem tempos de Mara.  Rute significa "amiga" e Noemi significa " agradável. Ela teve momentos de Mara, "amarga" , ensinou a pastora. Somos chamados para sermos Rute e para sermos Noemi, mas há momentos em que somos Mara. Leiam o livro de Rute, recomendou a pastora. Quem gosta de romance irá se deliciar com essa história e nela se  inspirará até para melhorar seu relacionamento, afirmou. Quando pensamos que tudo está acabado, o Senhor age. Assim como proveu Rute para Noemi, Ele providenciou um resgatador para Rute. Foi o bom relacionamento entre a nora e a sogra que permitiu o desfecho dessa história. Lendo o livro de Rute, vemos que Boaz se encantou com Rute porque teve conhecimento da firma como Rute tratava sua sogra. Ao casar-se com Rute, Boaz mudou a sorte de Noemi. Vemos aí o significado de uma Rute na vida de Noemi, por essa razão sobre ela se disse:


Que cada uma de nós possamos quebrar os espelhos que nos aprisionam  o espelho do passado, o espelho da expectativa frustrada, o espelho dos valores da sociedade. Precisamos quebrar esses espelhos e contemplar o espelho que é Jesus, fazendo esse compromisso:

"  todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor."  2 Coríntios 3 :18.



Nenhum comentário: