Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Culto da noite de Domingo de 06-02-11


É tempo de congregar

O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques convidou a Igreja a ler Mateus 5: 1-10
1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
O bispo lembrou os balizadores do ano e enfocou “o tempo de congregar”, explicando que congregar é estar juntos e que a tentativa maior do diabo tem sido quebrar a comunhão, porque a forma de aniquilar o povo, separando a ovelha do rebanho tem levado muitos a se perder.
Lembrando que a partir do dia 09-03 a Igreja Manancial estará entrando nos quarenta dias de jejum, o ministrante disse que por orientação de Deus está apregoando não só o jejum, mas 40 dias de congregação e de leitura da Bíblia. Nesse período o jejum terá o objetivo de buscar a Deus de forma mais intensa. Buscar a Deus exige treinamento e perseverança. Para congregar, precisamos nos relacionar. O maior motivo de deixarmos de congregar é a quebra de relacionamentos, ponderou o bispo. Quando deixamos de nos relacionar com nossos irmãos, também deixamos de nos relacionar com Deus. O Espírito Santo tem incomodado para falar a respeito do Sermão do Monte, a base da teologia de Cristo, quando Ele ensina como o cristão deve ser. Há muitos que não são, mas estão cristãos, asseverou o bispo, afirmando que está interessado em que a Igreja aprenda o caráter cristão. O santo precisa ter o caráter santo, afirmou o ministrante dizendo que fomos chamados para ter o caráter de Jesus , conforme nos exorta Paulo em Filipenses.
Precisamos ter cuidado para não tirar o texto de seu contexto. É daí que surgem as heresias. Leia o que a Bíblia tem a falar para você e não o que você quer que ela diga, segundo seus interesses. Se tomarmos os versículos bíblicos isolados construiremos heresias, reafirmou o bispo, assegurando que a Bíblia não contém a palavra de Deus. Ela é a palavra de Deus e não podemos apenas colocar holofote em um ponto específico. O bispo citou um exemplo: é fato que na Bíblia está escrito: “não há Deus”. Está lá no início do Salmo 14. E se tomado em fragmento é uma afirmativa da inexistência de Deus. Mas à frente o contexto muda, portanto, a leitura não pode ser isolada.
Cada bem aventurança nos mostra o caminho para que obtenhamos as riquezas de Deus. Para que Jesus cresça em nós, é necessário que diminuamos, ensina. O Sermão do Monte trata da forma de agir do cristão, por isso nesses dias o empenho no congregar será destacado. Vamos nos acolher em amor, vamos buscar estar juntos, tentando abrir a palavra iluminada pelo Espírito Santo para experimentar o melhor de Cristo. Vamos fazer o possível para estar na Igreja e mais ainda, estar na família de Deus, congregando e nos relacionando, rompendo as barreiras que nos têm impedido de estar na comunhão dos santos, exortou o ministrante, orando para que as artimanhas e falácias do diabo caiam por terra para que a palavra de Deus possa reinar em nossas vidas.

Nenhum comentário: