Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Culto da manhã de Domingo de 20-02-11



É tempo de demonstrar amor

O ministrante da manhã, o pastor Luiz Cláudio iniciou a preleção falando sobre a importância de evangelizar não só usando os versículos bíblicos, mas com o testemunho e ação cristã cotidiana. Podemos até tirar férias dos trabalho da escola, mas nunca da obra de Deus, afirmou o pastor contando uma experiência de evangelização em uma viagem de férias com a família. Temos que falar sobre o amor, afirmou o ministrante, até que as pessoas sejam tocadas. Em todo o lugar que estivermos, essa deve ser a nossa prática. O Antigo Testamento trata da lei, mas o Novo Testamento traz o amor como eixo, pela própria missao de Jesus, que deu a Sua vida por amor à humanidade, ensinou o ministrante lendo com a Igreja vários versículos que tratam desse tema.

O Salmos 138: 8 diz: “O SENHOR aperfeiçoará o que me toca; a tua benignidade, ó SENHOR, dura para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.”. Se Jesus atraiu você, Ele garantirá a obra em sua vida.
Em Jeremias 31: 3 Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.
Em Romanos 5:8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Mesmo quando não fazíamos a vontade de Deus, Ele nos amou. O que temos feito com esse amor que foi derramado sobre cada um de nós, que foi depositado em nossas vidas, perguntou o pastor ensinando que o amor que move Jesus deve ser também o que nos move. Temos que ter um foco, vir à Igreja por amor, não por religiosidade ou obrigação, tampouco como um compromisso social. O amor deve ser a nossa força. Deve ser o que nos impulsiona a seguir em busca da estatura de Cristo. E citando I João 3:1 “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.” mostrou que mesmo que não merecêssemos, fomos contemplados com esse imenso amor. E, perguntando a Igreja
O pastor explicou ao mostrar diversos versículos que falam de amor que a força que move Deus é o amor. Em João 13:1
Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
João 15:9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Veja que só conseguimos demonstrar esse amor, se nos entregarmos também. Se Jesus nos chamou para a luz, para transformar o nosso viver, temos que nos unir nesse amor. a ICMV é conhecida por exalar o amor. Mas não muito diferente do que tem acontecido com outras igrejas também aqui estamos nos dispersando. Muitos têm vindo a Igreja se a igreja corresponder as suas expectativas. Onde está o amor que move as pessoas? Onde está o desejo de agradar Àquele que nos atraiu por amor, perguntou o ministrante afirmando que não temos que vir ou deixar de vir à Igreja porque ela tem algo ou não a nos oferecer. Temos que vir porque Deus habita em nós e Ele se alegra com nosso louvor e adoração. Também o amor que demonstrarmos a Ele, moverá a sua ação em nosso favor. Jesus exala um perfume que transforma vidas, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida. Não um caminho, mas o caminho, enfatizou o pastor reiterando a necessidade de vivermos em amor. E dirigindo-se ais maridos, afirmou que eles devem demonstrar o seu amor cooperando nos trabalhos domésticos, e assim também devem agir os filhos em relação aos pais. Jesus deu um a ajudadora para que vivam em amor. de igual modo devem viver as mulheres em relação aos maridos. A compreensão mútua é imprescindível nos relacionamentos. Somos a Igreja de Cristo e igreja não é o edifício explicou o pastor, por isso devemos agir com amor e em comunhão com o corpo. Por que muitos não estão aqui hoje? Porque falta amor, explicou o pastor. Falta viver a palavra, tendo como base o amor ensinado por Cristo.
Há pessoas que não conseguem compartilhar amor. vão à Igreja, saem e não se relacionam com os demais. Entram e saem sem se transformarem ou se relacionarem verdadeiramente com os outros. São apenas os seus problemas que contam, não buscam compartilhar com os demais as lutas ou alegrias. Muitos estão na igreja quando lhe convém, mas não são a Igreja. é preciso lembrar que Jesus buscará a Sua Igreja, não o edifício onde a Igreja congrega em amor.
Mateus 6:33 diz “buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.’ Você tem feito isso? Ou tem usado a Igreja para as suas conveniências?
Se depositamos amor teremos de volta amor. é a lei de ação e reação. Se você tem plantado indiferença e desamor é isso que colherá. Mas a palavra de Deus diz em I João 4: 21 Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? Se fomos transformados pelo amor de Cristo, não podemos odiar ou ser indiferente ao nosso próximo. Existe alguém a quem você precisa buscar e se reconciliar para demonstrar esse amor de Jesus? Se você tem comunhão com o Pai, deve também exalar esse amor, exortou o ministrante.
Quando a religião substitui a fé o amor não existe. De igual modo o ativismo mina o amor. em Lucas 10:5 está escrito: E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. A conduta da Igreja deve ser a de levar a paz e de acolher o próximo, entretanto o retrato da Igreja hoje está descrito em Lucas 3: 35-36
35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
No primeiro caso está o religioso. Conhece as leis e prefere não se contaminar ao tocar naquele homem ao longo do caminho. O homem foi deixado ao largo porque não era ninguém naquela sociedade. Muitos têm agido assim hoje em dia: não querem se contaminar, não se misturam, preferem pegar na palavra os aspectos da lei e se eximirem da obrigação. Deixam de praticar o amor. O levita representa o ativismo, ele não podia parar porque os compromissos na igreja esperam por ele. Onde a religião e o ativismo entram o amor sai. Mas de onde menos se esperava veio o auxílio. Do samaritano, daquele que não se podia esperar nada de bom, veio a ajuda, a solidariedade e o amor esperado de um cristão. O que você tem feito pelas pessoas caídas? Tem se comportado como religioso, como ativista, ou tem estendido as mãos aos que necessitam? Dos três personagens que passou pelo que estava caído, qual demonstrou amor?
Precisamos voltar a ser conhecidos como a Igreja que ama. Precisamos dar as mãos ao
próximo que está caído, encerrou o pastor exortando a Igreja a fazer a sua parte. Deus entregou em nossas mãos essa tarefa.

Nenhum comentário: