Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Culto da noite de Domingo de 13-02-11


É tempo de receber Jesus em nossa casa

O ministrante da noite, o pastor Luiz Nolasco convidou a Igreja a ler Lucas 19: 1-10


1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Essa história, afirmou o pastor, é muito conhecida, pois certamente a Igreja já ouviu várias pregações a respeito do momento em que esse homem recebe a salvação porque recebe Jesus em sua vida.
A fim de que vejamos Jesus como aquele viu, o ministrante destacou alguns pontos nessa passagem. Jericó era o cenário dessa história. Essa cidade não era uma qualquer. Era uma cidade cercada por uma grande muralha. Era um grande centro comercial, próximo ao Rio Jordão e ali o Estado Romano mantinha um centro tributário pela sua importância logística e era ali que atuava, explicou o ministrante. Zaqueu, um servidor público com a responsabilidade de cobrar impostos. Por isso ele era tão mal visto pelos judeus. Ele era um judeu que servia ao Império Romano. Era um publicano. O chefe dos cobradores de impostos. Já naquela época a corrupção era uma prática institucionalizada e comum entre os publicanos. Zaqueu, apesar de mal visto era importante e poderoso no local. E quando se envolveu com aquela situação perdeu sua condição de filho de Abraão, informou o pastor.
Diz o texto que Jesus passava por Jericó ao vir de Jerusalém. Era a Sua rota, mas Ele nunca ficava ali. Jericó era apenas um local de passagem. Contudo, naquele dia Jesus havia decidido pousar ali, porque o Seu propósito era chegar à casa de Zaqueu.
Jericó apesar de ser uma cidade com a imagem de pecado era uma cidade onde Jesus sempre passava, porque onde há transgressão estão os olhos do Senhor. Foi em Jericó que Raabe, a prostituta se aliou a Josué e deu guarida aos espias, lembrou o ministrante. Se há uma área de sua vida em que ronda o pecado, o Senhor Jesus está olhando e quer entrar para transformar, assim como fez com aquele pubicano.
Aquele homem que provavelmente conhecia os princípios das escrituras, tinha a lei gravada em seu coração, por seu envolvimento com o Império Romano, acabou se esquecendo desses princípios, lembrou o ministrante, ponderando que toda pessoa que se envolve com o pecado não percebe o seu estado de pecador. O convívio com os pecadores e a inserção no pecado faz com a pessoa se aliene, mas quando Jesus quer se encontrar com quem se dispõe a sair de sua condição, faz com que o pecador se incomode. Quando Zaqueu soube que Jesus haveria de passar por ali, ele ficou incomodado. Quando o Senhor começa a olhar para nós não nos vemos como pecador, mas ficamos incomodados. O Espírito de Deus nos convence do pecado e do juízo. Talvez na noite anterior em que Jesus esteve em Jericó Zaqueu sentiu uma sensação de vazio e já começou a ficar incomodado, ponderou o pastor, imaginando a cena daquele homem se dirigindo ao local em poderia se encontrar com Jesus. Zaqueu era baixinho, lembrou o pastor e por isso não conseguiria ver o Senhor. Naquele momento o maior empecilho para ver Jesus era ele mesmo. A sua própria condição o impedia de ver Jesus. Isso também nos acontece. Nós mesmos provocamos a barreira que nos impede de ver Jesus. Outro grande empecilho era a multidão. Zaqueu se preocupava com o que falariam dele. As vezes nos preocupamos com o que pensam de nós, quando assumimos que queremos seguir Jesus. A multidão é um grande empecilho. Mas Zaqueu vence a suas próprias limitações e a opinião das pessoas e subiu em uma árvore. Ele se dispôs a subir em árvore ignorando o que poderiam pensar sobre ele, ou a própria dificuldade da escalada. Era provavelmente uma situação impensada para um homem de sua importância. Mas quando sobe na árvore ele começou a perceber como estava sua vida. Do alto ele pode a podridão de sua vida. Jesus nos leva a sair de nossa posição para repensarmos sobre as nossas atitudes. Ele percebeu lá de cima que seu estado espiritual era um estado degradante. Lá de cima, viu Jesus, mas antes de subir Jesus já via Zaqueu. Quando começou a visualizar o Senhor seus olhos se cruzam com os de Jesus que estava ali com os olhos fixos esperando pelo olhar dele. Jesus não só olhou, mas andou em direção a Zaqueu. Jesus nos conhece, afirmou o ministrante, assegurando que Ele sabe o que precisamos, o que nos incomoda, o que desejamos. Ele não só nos olha, vai ao nosso encontro e nos chama pelo nome, mas fala conosco como fez com Zaqueu e faz agora.
Quando nos dispomos a olhar para Jesus, Ele fala conosco. Ele espera de nós uma resposta imediata. Deus está falando com você agora, o que tinha de refletir já foi feito. Agora é hora de descer. Jesus estabeleceu uma ordem. As escamas de Zaqueu caíram porque ele desceu imediatamente. Ele sabia que não era qualquer um que falava com ele, mas Aquele sobre o qual já tinha ouvido falar. Aquele sobre o qual diziam que fazia milagres. Não era qualquer e esperava uma resposta imediata. Ele está falando com você agora e espera a sua decisão imediata. Tal qual Ele falou com Zaqueu, Ele fala com você que não pode titubear.
A árvore foi apenas um instrumento para que Zaqueu se visse exatamente como estava, mas Jesus não queria que ele ficasse ali. Ele queria que ele descesse para ser transformado imediatamente. A quem Jesus diz: desce, Ele garante que não vai abandonar. Ele afirma que vai até à casa daquele se dispõe a olhar para Ele. Certamente na casa de Zaqueu era o lugar onde ele fazia as suas negociatas, mas Jesus quis entrar ali e ele não O impediu, porque queria ser transformado em tudo. E na casa de Zaqueu ocorre uma cena maravilhosa. A realidade de sua casa foi colocada à mostra. Não houve tempo para maquiagem. Jesus quer entrar em sua casa desse modo. Ele sabe onde está desarrumado, ou sujo em sua casa. E quando Jesus se dispõe a passar aqueles momentos com Zaqueu, ele se propõe a restituir tudo o que recebeu e não lhe era lícito. Ele se dispôs a mostrar que a partir do momento em recebeu Jesus em sua casa era uma nova criatura. Jesus está olhando para você e quer uma resposta. Você vai deixar Jesus entrar e habitar em sua casa ou vai continuar como está?

Nenhum comentário: