Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 27 de dezembro de 2009


É tempo de afirmar a vitória e não aceitarmos a derrota

O ministrante dessa noite de Santa Ceia, o bispo Roberto Marques, iniciou a palavra perguntando à Igreja: o que você faz com as suas desventuras? Como você age diante das dificuldades? E convidou os presentes a abrir a Bíblia no livro de Genesis 35:1-21,


1 Depois disse Deus a Jacó: Levanta-te, sobe a Betel, e habita ali; e faze ali um altar ao Deus que te apareceu, quando fugiste da face de Esaú teu irmão.
2 Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.
3 E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.
4 Então deram a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham em suas mãos, e as arrecadas que estavam em suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.
5 E partiram; e o terror de Deus foi sobre as cidades que estavam ao redor deles, e não seguiram após os filhos de Jacó.
6 Assim chegou Jacó a Luz, que está na terra de Canaã (esta é Betel), ele e todo o povo que com ele havia.
7 E edificou ali um altar, e chamou aquele lugar El-Betel; porquanto Deus ali se lhe tinha manifestado, quando fugia da face de seu irmão.
8 E morreu Débora, a ama de Rebeca, e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho cujo nome chamou Alom-Bacute.
9 E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o.
10 E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.
11 Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;
12 E te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra.
13 E Deus subiu dele, do lugar onde falara com ele.
14 E Jacó pôs uma coluna no lugar onde falara com ele, uma coluna de pedra; e derramou sobre ela uma libação, e deitou sobre ela azeite.
15 E chamou Jacó aquele lugar, onde Deus falara com ele, Betel.
16 ¶ E partiram de Betel; e havia ainda um pequeno espaço de terra para chegar a Efrata, e deu à luz Raquel, e ela teve trabalho em seu parto.
17 E aconteceu que, tendo ela trabalho em seu parto, lhe disse a parteira: Não temas, porque também este filho terás.
18 E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.
19 Assim morreu Raquel, e foi sepultada no caminho de Efrata; que é Belém.
20 E Jacó pôs uma coluna sobre a sua sepultura; esta é a coluna da sepultura de Raquel até o dia de hoje.
21 Então partiu Israel, e estendeu a sua tenda além de Migdal Eder.

Jacó era um homem que sabia lutar pelas suas causas. Ainda no ventre de sua mãe Deus determinou ali o nascimento de duas nações. Jacó o que nasceu depois foi abençoado já no ventre de sua mãe, quando lhe disseram que o mais velho serviria o mais novo. Esaú era o preferido do pai, Enquanto Jacó, o mais caseiro, era o predileto da mãe, lembrou o bispo ensinando aos pais para não darem tratamento diferenciado aos filhos para não gerar ciúmes.
Lembrou a história da venda da primogenitura, pelo irmão que não deu valor ao direito da primogenitura, ensinando que Jacó não usurpou como se afirmam, mas comprou por um preço baixo todos os direitos inerentes a essa bênção. Com a Judá da mãe, usada por Deus, fez com que Jacó se passasse pelo irmão, que não foi honesto para dizer ao pai que havia vendido por um prato de lentilhas o seu direito de primogênito. Quando chegou ao pai a benção já havia sido entregue, contou o bispo afirmando que o pai abençoou o filho mais velho como servo de seu irmão. Isso porque ele foi negligente e não soube usar o que era seu por direito. Jacó teve de fugir da ira no irmão. Jacó chega na terra dos caldeu, após sua fuga e se apaixonou pela filha de Labão, Raquel. Chega até o pai da moça e declara seu interesse. Labão afirma que só daria a filha em casamento se ele por ela trabalhasse sete anos. Ao final desse tempo, Labão, engana o genro e dá em casamento a filha mais velha e diz a ele para trabalhar mais sete anos para que se case com Raquel. Lia deu a Jacó quatro filhos e Raquel mas se mostrava estéril. Ao ver que não tinha filhos deu ao marido sua serva, Zilpa, contou o ministrante, assegurando que isso foi um erro copiado de Sara, pois quando Deus quer abençoar não precisa de ajuda.
Jacó fez diferença entre seus filhos e isso não deve ser feito, afirmou o bispo, ensinando que os pais devem tratar e amar os filhos da mesma forma. Jose filho de Jacó sofre agruras e vai à prisão até que Deus se lembre dele e mude a sua sorte, afirmou o ministrante, dizendo à Igreja que não importa quão fundo é o poço em que nos encontramos: Deus vai nos abençoar.
Raquel engravida pela última vez, já em idade avançada e morre ao dar à luz ao filho ao qual foi colocado o nome de Benoni pelas parteiras. Esse significado “Filho da minha tristeza “.. Mas Jacó que sabia lidar bem com as dificuldades, chamou ao filho Benjamim que significa “Filho da bênção.”
Jacó não admitiu que aquele filhos seria o filho da tristeza, mas o filho da bênção, afirmou o bispo, perguntando a Igreja o que fazemos com as dificuldades e nos exortando a lidar com as dificuldades tomando posição como vencedor. Não aceite as pessoas determinarem o fracasso na sua vida, exortou o bispo. Deus nos abençoou, afirmou reiterando que devemos tomar posição de vencedor, como Jacó, que não abriu mão das promessas de Deus. Não aceite o que outras pessoas determinam em sua vida, repetiu o bispo, lembrando que muitas pessoas vão dizer que não, vão afirmar a derrota, mas essa não é a nossa postura.
Benoni não foi aceito. Jacó escolheu Benjamim. As bênçãos na sua vida Deus já determinou e os planos de Deus são pensamentos de paz. Não de derrota. Faça como Jacó, repetiu o bispo.
Jacó não enganou, Esaú é que foi negligente e desprezou sua primogenitura. Ele sabia o que ela significava. Para o povo judeu, a herança é do filho mais velho. Os demais são presenteados. Jacó soube tirar proveito das adversidades. E assim deve ser com todos, ensinou o bispo, não devemos ficar chorando e lastimando sobre os problemas e nem que determinem a derrota em nossa vida.

Nenhum comentário: