Localização da ICMV

Localização da ICMV

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Culto de Véspera de Natal


É tempo de deixar o Senhor ocupar um lugar em nossa vida

O bispo Roberto Marques, preletor da noite, convidou a Igreja a abrir a Bíblia no Evangelho de Lucas 2: 1-20


1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse
2 (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).
3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.
4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),
5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.
6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.
7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.
8 ¶ Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.
9 E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
10 E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
11 Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
12 E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
13 E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:
14 Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.
15 E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber.
16 E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.
17 E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita;
18 E todos os que a ouviram se maravilharam do que os pastores lhes diziam.
19 Mas Maria guardava todas estas coisas, conferindo-as em seu coração.
20 E voltaram os pastores, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes havia sido dito.


Nossa história é mudada com o nascimento de Jesus. Começamos a contar o tempo a partir desse evento. Pois quando isso aconteceu houve mudança. Quando Ele nasce em nossos corações, Ele transforma a vida de quem o recebe. Ele quer mudar a história, quer nascer ainda hoje, mas infelizmente como na época de seu nascimento, não há lugar para o Rei nos corações de muitos.
Jesus não nasceu num lar de ouro, num berço esplêndido. Ele nasceu numa estrebaria, para nos trazer vida e nos dar vida abundante. Ele veio ao mundo para trazer vitórias e mudar a história, independentemente de como está a sua vida, assegurou o ministrante.
Não estamos aqui para glorificar o menino Jesus, pois Ele cresceu e como homem tomou a forma de servo. E como servo foi obediente até a morte de cruz ao que Deus o exaltou e o colocou sobre todo nome. Jesus é o Senhor. Essa declaração deve ser feita, afirmou o bispo, pois se Ele não nasceu na vida de alguém, essa pessoa está morta, porque todo ser humano nasce espiritualmente morto e é necessário que Jesus nasça na vida de quem ainda não O recebeu como salvador. Ele quer mudar a sua vida, reiterou o bispo, afirmando que Ele espera um lugar em nosso coração para que possa nascer. Na época em que Ele nasceu em Belém de Judá não havia lugar para que nascesse. Mas no dia em que Ele nasceu houve mudança. Assim como há mudança quando Ele nasce na vida de quem dá lugar a Ele.
Lucas nos relata que Jesus veio ao mundo num dia qualquer. Todos estavam preocupados com o recenseamento. Ninguém estava preocupado com o nascimento do Rei. Como hoje. Muitos estão preocupados em dar e receber presentes, em comemorar, e o aniversariante não está sendo cultuado. Não é errado confraternizar, afirmou o bispo, mas é preciso antes lembrar que tudo isso só é possível porque Ele veio ao mundo em forma de homem. Se Ele não tivesse vindo ao mundo, ainda estaríamos mortos pelo pecado. E Ele que já foi menino, hoje é o grande Rei e está sentado a destra do Deus Pai, em majestade, coroado em glória. Não está morto porque não servimos a um Deus morto, asseverou o bispo.
Um boa nova, diz o evangelista, reportando a notícia dada pelo anjo: Jesus nasceu. Nasceu em nossas vidas, isso nos torna alegres. Essa notícia é para todos quantos Nele creem. O anjo afirma "nasceu O salvador". O artigo é definido porque somente um pode nos dar essa condição, garantiu o bispo.
E os pastores voltaram, após ver o acontecido e anunciaram ao povo. Jesus está mudando ainda hoje a vida de quem O recebe em seu coração. Não há melhor notícia do que essa. É interessante ver que os pastores, os reis magos vêm para ver o Rei, que não encontrou outro lugar para nascer. A Bíblia relata que Maria foi para a cidade de Davi para ser recenseada. Jesus nasceu em Belém, e os magos saíram do oriente, caminhando de uma forma não convencional, guiados pelos céus, eles caminhavam dormindo de dia e se guiando pela noite. Porque os céus estavam dando a direção. Ainda hoje Deus continua dando a direção, mas é preciso olhar para o céu. Eles contrariavam a lógica, pois muitas vezes isso é necessário para que compreendamos os caminhos de Deus, ensinou o ministrante.
Os magos sabiam com precisão onde nasceria o Salvador. Muitas vezes começamos bem a jornada, sendo guiados pela bussola de Deus, mas as vezes mudamos o curso olhando para o que nos parece natural e nos esquecendo do é sobrenatural. Os magos sabiam que Deus nao se vê no natural. E eles encontram uma criança de dois anos. Eles sabiam que o sinal os levaria ao Salvador. Eles foram guiados por Deus. E até hoje Deus nos guia. A luz brilhou e eles a seguiram. Sendo magos eles foram alcançados por Deus, porque o Senhor muda até mesmo a vida de feiticeiros. Não se sabe ao certo os seus nomes, ou o número. Especula-se que sejam três por conta dos presentes: mirra, incenso e ouro. Mas eles chegaram para adorar. E hoje, perguntou o bispo, você está aqui para adorar?
Herodes naquela noite, irado porque os magos não voltaram, decidiu matar todos os nascidos de dois anos para baixo em toda a Judeia. Mas o Senhor avisou a José para que fosse para o Egito para não ser alcançado, ensinou o ministrante, afirmando que uma saída estratégica muitas vezes é para que não sejamos alcançados pelo inimigo. Deus mandou os magos saírem do oriente para adorar Jesus, não só com seus lábios, mas também trazendo suas riquezas. Deus provê e foram esses presentes que mantiveram Jesus durante sua estada no Egito, enquanto fugia de Herodes.
Nesta noite, véspera de Natal, lembrou o bispo, é interessante como diabo trabalha para tirar o foco do aniversariante. As lojas estão repletas, quando quem deveria estar sendo glorificado é o Senhor Jesus. Para o mundo, a figura importante é papai Noel. Esse homem chama a si características de Jesus. Ele quer ser onipresente, onisciente, onipotente. A figura de Saint Claus, o papa São Nicolau. Ele se diz onipotente porque pode realizar os desejos de todas as pessoas. É onipresente porque nesses dias está em todas as chaminés do mundo. Onisciência, onipresença e onipotência são atributos de Deus e Ele não divide isso com ninguém. Mas o marketing comercial faz com que esse homem dispute a importância com o Rei dos Reis, diante do mundo.
O ministrante concluiu, convidando a todos a adorar o nome do Senhor que já nasceu em nossas vidas e é o único a ser adorado e exaltado.

Nenhum comentário: