Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 25 de outubro de 2009

Culto de Louvor e Adoração de 25-10-09


É tempo de receber as promessas de Deus

O ministrante da noite, bispo Roberto Marques, iniciou sua preleção afirmando que Deus está dentro de nós e responde às nossas orações. E leu I Samuel 2: 1-11

1 Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
2 Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
3 Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.
4 O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.
5 Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.
6 O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
7 O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
8 Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
9 Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.
10 Os que contendem com o SENHOR serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o SENHOR julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.

O bispo ensinou que esse texto retrata a história de Ana, uma das esposas de Elcana. Ana não podia ter filhos e por isso Penina, a outra esposa, que sabia que o marido amava Ana mais do que a ela, zombava dela porque sabia de sua esterilidade. Quantos de nós não temos pessoas em nossas vidas que zombam de nós, e nos apontam as nossas perdas ou limitações, para nos diminuir, afirmou o bispo, lembrando que não importa o que as peninas falam de nós. Nós temos valor. E é isso o que importa.
Anualmente, Elcana e sua família subiam ao monte para adorar e a levar os seus sacrifícios e ofertas ao Senhor. E ainda que tivesse o amor do marido, que tudo fazia para suprir sua dor, ela se sentia angustiada e triste. Então ela entrou no templo do Senhor, ajoelhou-se e orou em seu coração. E Deus ouviu a voz do coração, mas ela foi mal interpretada por Eli, o sacerdote, que ao observá-la fez um mau julgamento. Ela estava ali se derramando diante do Senhor e suplicando que tirasse dela o seu opróbrio. E quantos de nós somos julgados também de forma equivocada, ponderou o ministrante. Qual é o seu opróbrio, perguntou o bispo, asseverando que Jesus já levou sobre si todas as nossas aflições.
E diante do sacerdote ela afirmou que estava pleiteando a sua causa e ele sem saber o que era deliberou a palavra positiva, dizendo a ela que se levantasse, e comesse, pois seu pedido seria satisfeito. Ele pediu um filho varão para que fosse honrada e sua inimiga pudesse se calar com as afrontas proferidas a ela por conta de sua esterilidade. E ela fez um voto, seu filho seria nazireu, consagrado ao Senhor. O bispo lembrou que pai e mãe têm autoridade para consagrar e entregar os seus filhos. Deus ouviu a súplica de Ana e um lhe nasceu um menino, que ela entregou e consagrou ao Senhor. Deus responde orações e quando Ele responde é necessário que nos regozijemos Nele pelas respostas positivas. Mas muitas vezes o não de Deus é o melhor para nós, lembrou o bispo. O nosso coração se regozija no Senhor. Quando temos resposta do Senhor nossa força se eleva, pois Ele nos fortalece. A nossa força é exaltada, é ampliada quando vimos o pedido respondido.
Três coisas acontecem quando Deus responde orações: ficamos alegres, recobramos forças e podemos rir de nossos inimigos. O Senhor nos faz vitoriosos porque Deus honra a oração que é feita com sinceridade em Sua casa. Essa oração tem força e maior atenção por parte de Deus, porque existe comunhão, asseverou o bispo. Assim, podemos olhar para o inimigo que agoura nossa benção e podemos nos alegrar disso.
A petição será concedida àquele que pede com sinceridade. Deus tem feito e fará grandes coisas, assegurou o ministrante, repetindo que Deus está pronto para responder as orações. Se nossas orações estiverem de acordo com Sua palavra Ele responde. Se o nosso pedido estiver dentro da palavra Ele fará. E aquele que votar, cumpra, lembrou o bispo, porque Deus honra a Sua palavra e espera que nós também cumpramos a nossa.

Nenhum comentário: