Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 11 de outubro de 2009

Culto de Louvor e Adoração de 11-10-09


É tempo de reconhecermos a importância do relacionamento do pastor com a ovelha


Deus tem um tempo específico para todas as coisas e Ele tem um tempo determinado para a nossa vida, assegurou o pastor, afirmando que o Senhor determina na nossa vida diversas estações e não pode ser diferente. Muitos não gostam do inverno, porque é tempo sombrio, de tristeza. Mas depois dele vem a primavera, que traz renovo. O inverno é o tempo de descanso da terra. Todo tempo é importante e essencial para o nosso crescimento. Não há inverno, não hé primavera, verão ou inverno eternos. Tudo vem a seu tempo e são determinados por Deus. Se Deus fez assim, é porque tem um propósito, asseverou o bispo, ministrante da noite, ao convidar a Igreja a meditar sobre o relacionamento de pastor com sua ovelha e da ovelha com seu pastor.

Ovelha somos de Jesus Cristo, não adianta ser ovelha do pastor, ensinou o bispo, convidando a ler o salmo 23, m dos salmos mais conhecidos da bíblia, até mesmo pelos incrédulos.


Salmos 23 [Salmo de Davi]
1 O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
2
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.
3
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
4
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
6
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do SENHOR por longos dias.


Explicou o ministrante que Davi antes de ser rei de Israel era um pastor de ovelhas de seu pai. E ele sabia que aquele que cuida da ovelha de outrem, se essa se perder ele tem que prestar conta ao seu dono.

Ele escreve o salmo 23, reconhecendo que sabe quem é o seu pastor, afirmou o bispo perguntando à Igreja se ela conhece o seu pastor. Davi sabia por isso afirma que nada lhe faltará. Quando evocamos esse versículo só pensamos em coisas boas. Mas também não nos faltará luta, porém, sabendo quem é o nosso pastor, em tudo seremos suprido. Davi sabia o que dar às suas ovelhas, por sabia disso muito bem. O nosso pastor nos faz reposar. Essa é a melhor coisa que temos de Jesus. A ovelha deve ser levada ao repouso. E Jesus nos leva a pastos verdejantes. É suprimento, mas é repouso, contou o bispo, ensinando que a ovelha necessita do relacionamento de seu pastor e ela só vai descansar se estiver sob a vista de seu pastor. Ela precisa ver seu cuidador. Precisa sentir sua presença, senão ela fica inquieta e não se alimenta. Davi sabia disso. Ele não deixava suas ovelhas e sabia da importância dessa presença. Ele tinah tanta certeza disso que afirava que nada lhe faltaria. Poderia deitar tranquilo e seu coração se aquietava. A ovelha é um animal que precisa de pastoreio, diferentemente do rebanho bovino. A ovelha morre se não tiver um pastor a lhe cuidar. Quando Davi afirma que o pastor leva a ovelha a águas tranquilas ele está reafirmando o cuidado que o pastor tem com esse rebanho porque ovelha não bebe água suja, como o boi. Ela só bebe água limpa. Davi sabia disso e usa essa analogia, sabendo que a ovelha é um animal dócil e que precisa ser bem cuidado. Não é animal violento.

Quando estamos angustiados e ouvimos a voz do pastor isso nos traz paz, afirmou o bispo, explicando que no versículo 4 Davi passa para a condição de ovelha, sabendo que tem um Pastor que cuida dele. Sabe que passará por lutas porque tem um pastor que vigia e cuida dele. A ovelha está à mercê de vários perigos. Contudo, ovelha que tem pastor não tem preocupação.

Davi ao ouvir de Saul que era muito moço, afirmou que tinha condição de ser um bom pastor, porque o Senhor o capacitou ao ver suas ovelhas passarem por situações de risco.

O pastor usa a vara como instrumento para tanger e para verificar quem é ovelha e quem é lobo. A ovelha conhece a vara. Mesmo que doa, quando sai do caminho, sabe que é para voltar ao caminho e aceita a correção. Mas o lobo não aceita, volta-se contra o pastor. Não aceita a correção e mostra os dentes. Ovelha não mostra os dentes. Mesmo quando a avelha é travessa e gosta de ficar pulando, o pastor deixa todas as outras e sai em busca da perdida para trazê-la de volta ao aprisco. Lugar seguro, onde fica um pastor em vigília na entrada. Se o pastor percebe que uma saiu, ele vai atrás até encontrar. E quando encontra ele a traz de volta e quebra sua perna. Não por maldade, porque enquanto a perna sara ela se acostuma a ficar no aprisco.

A ovelha conhece a voz de seu pastor e o segue, ensinou o bispo. Ela o identifica pela voz e não segue a outro, porque sabe que aquele homem está disposto a dar a vida por ela. É preciso que tenha relacionamento. O pastor tem cheiro de ovelha. Vigia sua ovelha e não deixa que ela se afogue nas águas turbulentas. Davi não temia mal algum. A ovelha que tem pastor não tem medo. Uma ovelha que sente a falta do pastor não reproduz. A ovelha não tem certeza da situação, mas tem certeza da segurança. Ela pode não passar por lutas, mas se passar ela sabe que estará segura porque tem pastor.

No versículo 5, Davi se refere ao pastoreio humano. Mesmo que tenhamos inimigos, o nosso pastor zeloso não nos deixa ser humilhados. Muitas vezes a ovelha é teimosa e insiste em bater a cabeça e o pastor unge a cabeça com óleo para que cure os machucados. Jesus é bom pastor e cuida de nós com todo zelo. Ele sabe de nossas mazelas, de nossos defeitos. Sabe do que gostamos e do que não gostamos. E sabe também que nem sempre queremos fazer a Sua vontade. Mas a Sua misericórdia permanece sempre. É o que afirma Davi no versículo final. Bondade e misericórdia nos seguem porque o bom pastor dá a vida por suas ovelhas. Jesus disse em João
10:


1 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2 Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
4 E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5 Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
6 Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12 Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.


Jesus é o bom pastor, mas precisamos de homens que pastoreie o seu rebanho e é necessário que tenha um bom relacionamento com suas ovelhas, afirmou o bispo encerrando a preleção com a leitura de Hebreus 13: 7-



7-Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
9 Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
10 Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo.
11 Porque os corpos dos animais, cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora do arraial.
12 E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.
13 Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.
14 Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.
15 Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
18 Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente.
19 E rogo-vos com instância que assim o façais, para que eu mais depressa vos seja restituído.
20 Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
21 Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
22 Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra desta exortação; porque abreviadamente vos escrevi.
23 Sabei que já está solto o irmão Timóteo, com o qual, se ele vier depressa, vos verei.
24 Saudai a todos os vossos chefes e a todos os santos. Os da Itália vos saúdam.
25 A graça seja com todos vós. Amém.

Nenhum comentário: