Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 28 de novembro de 2010

Culto de Santa Ceia da Manhã de Domingo de 28-11-2010



É tempo de fazer escolhas certas

O ministrante da manhã, o Bispo Roberto Marques, depois de ler os Salmos 121, responsivamente com a Igreja, anunciou que esse é um dia especial porque é dia de Santa Ceia. E falando sobre a importância da comunhão, afirmou que sentar-se à mesa é ato que fazemos com aqueles com os quais partilhamos de intimidade. E nessa manhã o convite é para nos sentarmos não à mesa da Manancial, mas à mesa do Senhor e estamos aqui para celebrar um momento de vida, de gozo, de alegria, porque Jesus instituiu a ceia em um momento ímpar de seu ministério. A comunhão é algo essencial à Igreja, afirmou o bispo e a Ceia é um ato de declaração dessa importância.
A palavra da manhã é sobre a tomada de decisão. Muitos agem dependendo da sua vontade, mas a questão não é essa. O que está em questão é a sua decisão, afirmou o bispo, porque muitas vezes a sua vontade está errada e está ligada ao seu coração, afirmou citando Jeremias “o coração do homem é enganoso”. A primeira declaração depois da queda do homem, depois que o homem teve a oportunidade de escolha e fez a sua vontade e não a de Deus, é Deus falando a Caim em Gênesis 4:1-7
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
2 E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
A escolha é que faz a diferença, garantiu o ministrante, lembrando que ninguém vai ser condenado pela sua vontade, mas por suas escolhas. As pessoas hoje estao mais ligadas aos sentimentos e tomam decisões baseadas neles e não na vontade do Senhor. O livre arbítrio está ligado à decisão, à escolhas que devem ser pautadas em Deus. Neste texto de Gênesis fica clara a vontade de Deus, Ele não deixa dúvidas. Ele é bem claro no que Ele aceita e no que não aceita. Mas Caim ficou irado com a recusa de Deus. Ele se irou contra a decisão de Deus, não foi contra Abel, porque o Senhor não aceitou a sua oferta. Ele decaiu seu semblante
A bíblia diz que irar não é pecado, o erro é continuar irado, em deixar que se torne em rancor, em pecado. Irar–se e comunicar a ira não é pecado, mas a retenção sim. Se você fizer o que é correto será aceito. Isso mostra que Caim não fez o que era correto na sua oferta. Deus só vai aceitar de sua mão aquilo que Ele determinou. Não é conforme a sua vontade, mas conforme a vontade Dele. Muitas vezes ficamos irados com Deus, quando queremos que Ele faça a nossa vontade e não a Dele. Pecado significa errar o alvo. E o alvo é a vontade de Deus. Quando você faz o que quer, segundo seus sentimentos e não o que Deus determinou, você saiu do alvo. Muitas vezes a nossa vontade é contra nós, é errar o alvo, contra a determinação de Deus. Não adianta justificar que a vontade é mais forte do que nós, porque Deus nos deu controle sobre a nossa vontade. a nós compete dominar a nossa vontade e ficar dentro do alvo de Deus. O que tem que prevalecer é a obediência à palavra de Deus e não a nossa vontade. a vontade de Deus é que perdoemos o irmão, ainda que isso não seja a nossa vontade, reiterou o ministrante. Não adianta a fachada, precisamos escolher certo. Seremos julgados pela nossa escolha. O maior exemplo que temos de tomada correta de decisão é Jesus no Getsemani. Jesus teve que escolher, que exercer o seu livre arbítrio. Todos temos a possibilidade de escolher o certo ou o errado. Jesus não escolheu o que era a sua vontade, mas a do Pai. Ele declara a Deus a sua vontade: “Pai, se possível passe de mim esse cálice”. Ele ora por m=um tempo e encontra seus discípulos dormindo e os exorta a vigiar e a orar, afirmando que o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Ele quer que entendamos com seu exemplo que é preciso abrir mão de nossas vontades e fazer a escolha certa. A escolha é sua, assegurou o bispo. As nossas escolhas devem ser dentro da vontade de Deus. Você pode escolher tanto o certo como o errado, afirmou, ensinando que fomos libertos por Jesus para termos opções de escolha e seremos condenados não pela vontade, mas pela decisão a qual seguimos. Devemos controlar nossa vontade, ensinou o ministrante, porque ela tende para a carne, para o pecado, para o que é contra Deus. E Ele está falando para você escolher o que é certo. Muitas vezes você não vai à Igreja porque não tem vontade, mas é na casa de Deus que você será alimentado, explicou o bispo, lembrando o exemplo de sua esposa, que após uma depressão pós parto não sentia vontade de sair de casa, nem mesmo de ir à Igreja, mas não fez a sua vontade, insistiu em ir e não sair da comunhão, porque ali foi curado. Em momentos de crise nossa vontade é a de afastar, mas não é essa a escolha certa. É nos momentos de crise que temos que insistir na comunhão, porque a bíblia ensina que é na comunhão dos santos que somos revigorados. Não é verdade que o tempo cura, ele faz é afastar. Quando temos algo errado, ou que nos incomoda não podemos dar tempo para que se resolva, precisamos ir e resolver. Perdoe a quem perdoar, a ordem é ir e acertar com o irmão rapidamente, mesmo que a nossa vontade seja a de não ir. Temos que abrir mão de nossos direitos e perdão é abrir mão de nossos direitos, ainda que estejamos certos. Essa é a escolha certa, afirmou o bispo, há coisas que não são condicionais, são determinações e devem ser cumpridas. A primeira é receber Jesus como Senhor, depois é se batizar, não é preciso sentir, é preciso obedecer a determinação de se batizar. Minha escolha correta fará com que Deus me recompense. Ele aceitará a minha oferta. Devemos falar como Jesus: “cumpra em mim a tua vontade”, mesmo que isso represente perda. A oração de Maria mostra isso. Quando ela recebe a mensagem de que seria a mão do Senhor. Ela não compreendia como se daria isso, pois seria considerada adúltera, mas ouviu a voz do anjo e obedeceu. A escolha era a morte, se ouvisse o anjo, mas disse: cumpra-se em mim a tua vontade. Deus não deixará que você se perca se fizer a vontade Dele. Peça a Deus para lhe ensinar a fazer a decisão correta.

Nenhum comentário: