Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 21 de novembro de 2010

Culto da Manhã de Domingo de 21-11-2010




É tempo de compreender o que é santificação


O ministrante da manhã, o Pastor Luiz Nolasco iniciou a preleção lendo I Pedro 1:14-16 “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." E assim, reafirmou a palavra que Deus tem dado à Igreja: santidade. Sempre que pensamos nessa expressão a relacionamos com a imagem de santidade de Deus. Mas deve vir a nossa mente a idéia de que se Deus é santo e nós somos pecadores, como Ele se comunica conosco? Esse entendimento de santidade é equivocado, porque apesar da palavra santo significar “separado”, a intenção de Deus não é se separar de nós, colocando uma barreira, porque somos pecadores. Separação não tem esse significado em sua origem. Santidade é sinônimo de comunhão. Vejamos isso em Salmos 40: 1-2 “Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.”.
O salmista estava em uma triste situação de pecado e Deus se inclinou para ele e o tirou dessa condição vergonhoso. Por que Deus se inclinaria para um pecador se Ele quisesse separação e não comunhão?
Ezequiel 34: 11 também nos mostra isso “Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.” Se Ele busca os que estão perdidos e em pecado, isso significa que Ele não quer separação, conforme entende o mundo, mas Deus quer nos separar para ter comunhão conosco.
E ele disse a você “Eu sou santo e quero ter contigo algo a mais”. Por isso você deve ser separado. A palavra santo no hebraico é “kadoshi” e não guarda a ideia de um Deus distante que obstrui, mas que separa por ser especial. Você é especial para Deus e Ele se faz especial para você. Esse é o entendimento. Como nós pecamos e erramos por falta de entendimento. Deus quer se separar para você, e quer que você se separe para Ele. A ideia de santidade é essa: Deus quer que você se identifique com Ele, assim como Ele tem se identificado com você. Algumas pessoas podem achar que santidade é que Deus quer que sejamos especial, que sejamos diferentes, que nos coloquemos diante de Deus de forma exclusiva.
Deus se faz santo com aqueles a quem Ele quer se revelar. Ele não se separa para aqueles que não querem ter comunhão com Ele. O diabo chega ao trono de Deus para nos acusar e isso não significa que quer ter comunhão com Deus. Nós podemos chegar ao trono de Deus, e Ele quer ter comunhão conosco. Apesar do pecado que faz a separação, que nos desvia do alvo, Deus insiste conosco, porque Ele é santo e nos vê de forma especial. Ele nos retira do lamaçal, assim como fez com o salmista. O apóstolo Pedro nos diz para não nos amoldar às paixões, mas devemos ter intimidade e comunhão com o Senhor. A condição de santo para o ser humano estabelece duas situações. A primeira é de que Deus dá o primeiro passo em sua direção. Por Ele nos ver em pecado Ele dá o primeiro passo. Ele fez isso enviando Jesus, fez isso ao nos deixar o Espírito Santo para nos revelar a condição de pecado.
Por Ele ser santo, deu o primeiro passo, mas espera que venhamos a dar o segundo passo em Sua direção e isso acontece por arrependimento, por clamor, por louvor, adoração...
No momento em que dermos esse passo Deus dará outros tantos passos em nossa direção. Quando Ele vê que demos o segundo passo, Deus vai construindo uma aproximação, porque santidade não é separação. Deus é santo e se separa para os exclusivos. A palavra separação em hebraico quer dizer “completamente cheio, preenchido, revestido”. Quando nos entregamos em direção a Deus, Ele se aproxima e nos completa. Ele começa a ter comunhão conosco. Mas o pecado, que não afeta a santidade de Deus, afeta a nossa comunhão, porque nos impede de dar o passo em direção a Deus. E assim não conseguimos essa comunhão que Deus iniciou, dando o primeiro passo. Para termos comunhão, precisamos permanecer íntegro na presença de Deus. Ele quer olhar para nós e ver essa identidade com Ele. Ele se faz santo, ou seja, separado para nos preencher.
Não há como ter comunhão com Deus e comunhão com as coisas do mundo, assegurou o pastor, explicando que isso não significa o nosso dia-a-dia, mas o pecado. Nós sabemos muito bem o que agrada e o que desagrada a Deus. O Seu Espírito nos revela, porque Ele dá o primeiro passo em nossa direção e nos revela quando estamos distante Dele. O Senhor espera de nós que nos venhamos a dar o passo em direção a Ele e pedir ajuda para essa reaproximação, por que Ele quer essa comunhão. É preciso sabermos que os nosso pecados nos separam da comunhão com Deus, mas nunca de Sua graça e misericórdia. Um pecado é suficiente para nos afastar, porque não existe pecadinho, independente de quão grave é esse pecado, o que vai determinar a nossa reaproximação com Deus é como reagimos ao passo que Deus dá em direção a nós. Deus vai aumentar a Sua comunhão com você, afirmou o ministrante, porque Ele vai preencher você com Seu amor, com Sua graça. Se o pecado anulasse a ação de Deus, estaríamos perdidos, mas o que vai determinar essa aproximação é como damos o segundo passo em direção a Deus.
Para alguns o afastamento de Deus dói, incomoda e isso é um grande sinal. O problema é para aqueles que se colocam na posição de indiferença, de orgulho e não se movem quando reconhecem que erraram, que foram desobediente. Em vez de darem um passo na direção de Deus, acabam por se encaminhar para a direção contrária. O Deus santo é um Deus de comunhão e espera que você dê o passo em direção a Ele, reconhecendo que é pecador e que Ele é santo e por isso tem ido ao Seu encontro. Porque Deus olhou para nós e se separou para ter comunhão conosco, percebemos esse ato de amor. Esse desejo de ter comunhão conosco nos leva também a querer nos santificar e ter uma vida cheia, plena e de total intimidade com o Senhor.
Perdoa Senhor os nossos pecados, lava-nos e purifica-nos, pediu o pastor, exortando a igreja a se posicionar em direção a Deus, deixando de lado a postura de indiferença em relação a Deus. E explicou que tudo aquilo que Deus santifica Ele usa. A santidade nos leva à comunhão e ela nos motiva a levar outras pessoas a buscarem essa comunhão. Você será um instrumento para levar vidas a terem comunhão com Deus, profetizou o pastor para aqueles que têm andado em comunhão com Deus.

Nenhum comentário: