Localização da ICMV

Localização da ICMV

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Culto de louvor e adoração de 14-06-09



É tempo de mudar de vida!


Salmos 114: 1-8
1 Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó de um povo de língua estranha,
2 Judá foi seu santuário, e Israel seu domínio.
3 O mar viu isto, e fugiu; o Jordão voltou para trás.
4 Os montes saltaram como carneiros, e os outeiros como cordeiros.
5 Que tiveste tu, ó mar, que fugiste, e tu, ó Jordão, que voltaste para trás?
6 Montes, que saltastes como carneiros, e outeiros, como cordeiros?
7 Treme, terra, na presença do Senhor, na presença do Deus de Jacó.
8 O qual converteu o rochedo em lago de águas, e o seixo em fonte de água.

O ministrante, Bispo Roberto Marques, iniciou a palavra da noite lendo, em coro, com a Igreja os salmos 114. E, após uma oração inicial, pediu a todos que abrissem a bíblia em Hebreus 11: 31 “Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias”.
Explicando à Igreja que Raabe, uma das poucas mulheres que se encontram no rol dos heróis da fé, foi uma meretriz de Jericó na época em que suas muralhas ruíram. Além dela, a Bíblia lista Sara, a mulher de Abraão, o patriarca da fé. Ao citar essa passagem, o bispo explicou que ela serve para mostrar como Deus tem poder de mudar as situações e a vida das pessoas das pessoas que crêem Nele. E Raabe teve sua vida mudada porque creu nesse Deus que pode transformar pessoas. Ela é o exemplo de que Deus é misericordioso e que pode transformar a também a vida de todos nessa noite.
O bispo exortou a Igreja a não ficar presa ao passado, porque Deus tem novidade em nossas vidas, reiterou, e Ele quer que absorvamos as bênçãos daqui para frente. Quando Moisés morreu o povo se desesperou. Até Josué chorou, mas Deus disse a ele que seria o guia de Seu povo à Terra Prometida. E, assegurou o bispo, Deus quer nos fazer entrar na Terra Prometida hoje. Josué tomou posição e não ficou olhando o passado, então ele manda espias a Jericó para saber como está a situação. Lá eles são acolhidos na casa de Raabe. E ela declara aos espias, conforme está registrado em Josué 2: 1-24:


1 E Josué, filho de Num, enviou secretamente, de Sitim, dois homens a espiar, dizendo: Ide reconhecer a terra e a Jericó. Foram, pois, e entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e dormiram ali.
2 Então deu-se notícia ao rei de Jericó, dizendo: Eis que esta noite vieram aqui uns homens dos filhos de Israel, para espiar a terra.
3 Por isso mandou o rei de Jericó dizer a Raabe: Tira fora os homens que vieram a ti e entraram na tua casa, porque vieram espiar toda a terra.
4 Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram.
5 E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis.
6 Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.
7 E foram-se aqueles homens após eles pelo caminho do Jordão, até aos vaus; e, havendo eles saído, fechou-se a porta.
8 E, antes que eles dormissem, ela subiu a eles no eirado;
9 E disse aos homens: Bem sei que o SENHOR vos deu esta terra e que o pavor de vós caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desfalecidos diante de vós.
10 Porque temos ouvido que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito, e o que fizestes aos dois reis dos amorreus, a Siom e a Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes.
11 O que ouvindo, desfaleceu o nosso coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o SENHOR vosso Deus é Deus em cima nos céus e em baixo na terra.
12 Agora, pois, jurai-me, vos peço, pelo SENHOR, que, como usei de misericórdia convosco, vós também usareis de misericórdia para com a casa de meu pai, e dai-me um sinal seguro,
13 De que conservareis com a vida a meu pai e a minha mãe, como também a meus irmãos e a minhas irmãs, com tudo o que têm e de que livrareis as nossas vidas da morte.
14 Então aqueles homens responderam-lhe: A nossa vida responderá pela vossa até à morte, se não denunciardes este nosso negócio, e será, pois, que, dando-nos o SENHOR esta terra, usaremos contigo de misericórdia e de fidelidade.
15 Ela então os fez descer por uma corda pela janela, porquanto a sua casa estava sobre o muro da cidade, e ela morava sobre o muro.
16 E disse-lhes: Ide-vos ao monte, para que, porventura, não vos encontrem os perseguidores, e escondei-vos lá três dias, até que voltem os perseguidores, e depois ide pelo vosso caminho.
17 E, disseram-lhe aqueles homens: Desobrigados seremos deste juramento que nos fizeste jurar.
18 Eis que, quando nós entrarmos na terra, atarás este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e recolherás em casa contigo a teu pai, e a tua mãe, e a teus irmãos e a toda a família de teu pai.
19 Será, pois, que qualquer que sair fora da porta da tua casa, o seu sangue será sobre a sua cabeça, e nós seremos inocentes; mas qualquer que estiver contigo, em casa, o seu sangue seja sobre a nossa cabeça, se alguém nele puser mão.
20 Porém, se tu denunciares este nosso negócio, seremos desobrigados do juramento que nos fizeste jurar.
21 E ela disse: Conforme as vossas palavras, assim seja. Então os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.
22 ¶ Foram-se, pois, e chegaram ao monte, e ficaram ali três dias, até que voltaram os perseguidores, porque os perseguidores os buscaram por todo o caminho, porém não os acharam.
23 Assim aqueles dois homens voltaram, e desceram do monte, e passaram, e chegaram a Josué, filho de Num, e contaram-lhe tudo quanto lhes acontecera;
24 E disseram a Josué: Certamente o SENHOR tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até todos os moradores estão atemorizados diante de nós.



Ela tinha certeza que o nosso Deus é Deus que muda a história da terra e muda a nossa história. E esse mesmo Deus vai mudar nessa noite a historia da Igreja e daqueles que Nele crêem assegurou o bispo, lembrando que Raabe acolheu os espias colocando em risco a própria vida, pois o rei ficou sabendo de suas presenças e mandou os soldados ao encalço deles. Ao usar de misericórdia com os espias, ela colocou a sua cabeça a prêmio. Mas ela sabia quem estava por trás desses homens, um Deus poderoso, que faz maravilhas.
Esse Deus é o seu Deus? Perguntou o bispo à Igreja, reiterando que Ele está presente nesta noite e que vai mudar a vida de quem permite que Ele entre em sua casa, assim como mudou a vida de Raabe, a meretriz. Ela não era bem vista na cidade, mas sabia que o Deus dos espias era o verdadeiro Deus. Ela afirma “eu sei”. Não diz eu acho, eu imagino. Deus quer mudar a sua vida, repetiu o ministrante, assim como mudou a de Raabe, basta crer como ela fez e assim não foi condenada como os desobedientes. Deus quer resgatar você, afirmou o bispo, e não condená-lo com os que desobedecem a Lei.
Raabe creu e foi salva. Ela e toda a sua casa. E essa palavra continua valendo. Coloque a marca na porta como Raabe fez. Os espias foram embora, eles não sabiam como Deus is agir, nem quando, mas Ele colocaria Jericó nas mãos de Seu povo. Tão logo os espias foram embora, ela colocou a corda cor de escarlata que significa o sangue do cordeiro para que a casa não fosse destruída, assim como foi feito com os primogênitos no Egito. Aquele que recebesse a marca e estivesse dentro de casa estaria a salvo. Exortando a Igreja a colocar a família debaixo da marca do cordeiro, o bispo citou Atos 16:31 “Crê no Senhor Jesus e será salvo Tu e tua casa”.
Os espias não sabiam o que seria feito, mas sabia que aquele Deus que livrou os primogênitos de Israel das mãos de faraó e abriu o mar vermelho para que Seu povo passasse em seco, também faria algo tremendo, afirmou o bispo, exortando a Igreja a falar apenas o convém ao Senhor e que seja o nosso falar apenas “sim, sim, não, não, pois o que passar disso vem do maligno”. E palavra de servo de Deus não deve voltar atrás, assim como volta a palavra de Deus.
A condição para que fossem salvos era estar dentro da casa. Pais, filhos, irmãos de Raabe seriam salvos com ela, desde que estivesse dentro da casa. E ela sabia que por três dias nada aconteceria, mas não sabia depois o que viria e quando viria. Apenas creu e esperou, guardando o que lhe fora ensinado, por isso não foi condenada com os desobedientes. Colocou a marca, lembrou o ministrante, perguntando à Igreja: “Você tem colocado seus filhos debaixo da marca do sangue do cordeiro?” Se isso é feito creia que Atos 16:31 acontecerá em sua vida, assim como na vida daquela mulher, afirmou o bispo, asseverando que é necessário reuni-los e colocá-los debaixo da marca. Ela não sabia a hora, o dia, mas sabia que todos deveriam estar dentro da casa e isso serve para nós hoje. Não sabemos a hora, nem o dia em que o Senhor se apresentará, por isso devemos nos esforçar para manter nossos filhos e nossa família dentro da casa de Deus.
E aconteceu que Deus deu a vitória a Raabe. Jericó foi destruída e Raabe e sua casa salvas. Assim como Deus disse a Josué: “ A sua luta eu lutarei”. Ele fará conosco, se fizermos o que Ele determina. Josué 6: 22-25:



22 Josué, porém, disse aos dois homens que tinham espiado a terra: Entrai na casa da mulher prostituta, e tirai-a de lá com tudo quanto tiver, como lhe tendes jurado.
23 Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; tiraram também a toda a sua parentela, e os puseram fora do arraial de Israel.
24 Porém a cidade e tudo quanto havia nela queimaram a fogo; tão somente a prata, e o ouro, e os vasos de metal e de ferro, deram para o tesouro da casa do SENHOR.
25 Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.


Debaixo da marca, a vitória é certa, garantiu o pastor. A libertação e o livramento são certos. Mas Deus não pára por aí, asseverou o ministrante. Raabe, antes meretriz, não continuou a prostituir, mas foi transformada em uma mulher de família. Deus transforma Raabe que não era do Seu povo, em povo de Deus. Ele mudou a história dela e está mudando a sua, assegurou o bispo, mostrando à Igreja em quem ela se transformou e no que a vida dela representou para a história da Igreja. Raabe é a bisavó de Davi. Aquela meretriz, mal vista em Jericó, tornou-se avó do rei de Israel. Mudou de vida. Quebrou a maldição de prostituição na sua vida, se tornou esposa de Salmom. Passa a fazer parte da família real e está mencionada em Mateus 1: 5: na genealogia de Jesus. Da casa de Davi vem o Rei dos Reis, portanto, ela é da linhagem do Senhor Jesus.


Mateus 1:5-16
1 E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé;
6 E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias.
7 E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa;
8 E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias;
9 E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias;
10 E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias;
11 E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia.
12 E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel;
13 E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor;
14 E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde;
15 E Eliúde gerou a Eleázar; e Eleázar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó;
16 E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.



Deus mudou a história daquela mulher e está mudando a sua, repetiu o bispo, considerando que ela já se dava por satisfeita por não ter sido destruída com os desobedientes. E quantos estão satisfeitos com a vida que levam, perguntou o ministrante, assegurando que Deus tem muito mais do a salvação para nos dar. Essa é a maior bênção que podemos receber, não sermos destruídos com os ímpios e podermos habitar nos céus, mas quando Deus age, ele traz mudanças radicais. E Raabe sabia, reiterou o bispo. O mesmo Deus que mudou a vida de Raabe quer mudar a nossa vida, a nossa história e quer que coloquemos a nossa família debaixo da marca: pais, filhos, esposa, esposo. Por isso não devemos desistir, assegurou o ministrante, porque aquele que promete é fiel para cumprir, insistiu o bispo, afirmando que assim como Raabe, se crermos veremos a Glória de Deus.
Se uma prostituta que não era parte do povo de Deus, o Senhor a tirou da perdição e a transformou em mulher de família, com descendência real e ascendente de Jesus, então Ele não fará maravilhas também na vida de quem Nele crer, ponderou o bispo. Jesus veio ao mundo porque essa mulher creu e assim não mudou só a sua história, mas a de sua família e de toda a humanidade.
Você tem colocado a marca, tem falado aos seus filhos que ainda não estão na casa de Deus, tem deixado visível ao mundo a sua opção? Perguntou o bispo, exortando à Igreja a crer e a participar da mudança que Deus fará em seu meio. Porque nesta noite Deus está mudando a história e transformando em nova criatura aqueles que deixarem visível a marca. Assim como fez na vida de Raabe, Deus fará na sua vida, concluiu o bispo.




Nenhum comentário: