Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 7 de junho de 2009

Culto de Louvor e Adoração em 07-06-09


É tempo de perceber que Deus ama o pai solteiro


O ministrante da noite, Pastor Ricardo Hermes, iniciou sua preleção falando da nova composição familiar na sociedade de como a família tem sido alvo das artimanhas de satanás. Assim leu com a Igreja o texto de Hebreus 4:16 para fundamentação bíblica:

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno”.

E para destacar a necessidade de uma palavra de Deus na vida das famílias presentes, relatou um episódio —Certa vez, um garoto perguntou a um Pastor: “Eu tenho orado, e porque Deus não me dá um pai? Eu tenho pedido, mas Ele não dá.” A resposta do Pastor.: “Você não está sozinho.”
O pastor apresentou os dados de uma pesquisa para que a Igreja compreendesse a dimensão do propósito de Deus na vida de muitos que se sentem abandonados e vítimas do descompasso das famílias modernas. Segundo essa pesquisa em 1970—13% dos lares; em 1997—30 % - a maioria de mães solteiras. Qualquer um de nós está sujeito a isso, e nossas crianças conhecem outras crianças nessa situação. E nós nos deparamos com tal situação todos os dias, seja no trabalho, na escola etc.
Há em Brasília um grande aumento do número de casamentos, mas os divórcios ocorrem na mesma proporção. O que está por trás disso é que sem levar em conta a necessidade de um casamento nos moldes de Deus, muitos se casam com a motivação errada. Casar-se e separar, deixando lares desfeitos, instabilidade e desconforto é o que tem ocorrido por conta dessa nova ordem que toma conta das famílias, cada vez mais distantes do padrão pai, mãe e filhos. E os filhos precisam da orientação dos pais, afirmou o pastor. E se queremos transformação na vida de nossos filhos precisamos orar com eles e pedir que orem por nós. E Deus vai usá-los afirmou o pastor, assegurando que Ele ouve o clamor do filho pelo pais.
Então o ministrante afirmou, com a citação dos Salmos 27:10 que Deus é a favor dos pais solteiros. “Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.” E acrescentou:
Deus será teu marido, ou tua esposa, ou teu pai, ou tua mãe quando um deles faltar; Sua vida em casa pode não ser a ideal, mas você tem um Deus ideal para todas as circunstâncias; e alguém pode perder a vida se mexer com alguém nessa situação, afirmou citando Êxodo 22:22-24

“A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligirdes, e eles clamarem a mim, eu lhes ouvirei o clamor; a minha ira se acenderá, e vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e vossos filhos, órfãos”

Deus conhece cada dia da formação e da vida de seus filhinhos, reiterou o pastor Ricardo valendo-se dos Salmos 139: 13-16.

“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda”



Deus é a favor dos pais solteiros e dos filhos dos pais solteiros repetiu o pastor, lembrando o Drama de Agar relatado em Gênesis 16: 3-4.
Deus havia prometido a Abrão e Sarai um filho. Ele não precisava dessa “ajudinha” – Mas ela se esqueceu da promessa e criou uma situação da qual ela mesma não gostaria.

“Então, Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, depois de ter ele habitado por dez anos na terra de Canaã.
Ele a possuiu, e ela concebeu. Vendo ela que havia concebido, foi sua senhora por ela desprezada.
Disse Sarai a Abrão: Seja sobre ti a afronta que se me faz a mim. Eu te dei a minha serva para a possuíres; ela, porém, vendo que concebeu, desprezou-me. Julgue o SENHOR entre mim e ti.
Respondeu Abrão a Sarai: A tua serva está nas tuas mãos, procede segundo melhor te parecer. Sarai humilhou-a, e ela fugiu de sua presença”.




Nos versículos de 7-11 a Bíblia relata como o Anjo do Senhor surge para consertar as coisas:


“Tendo-a achado o Anjo do SENHOR junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur, disse-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vens e para onde vais? Ela respondeu: Fujo da presença de Sarai, minha senhora. Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos.
Disse-lhe mais o Anjo do SENHOR: Multiplicarei sobremodo a tua descendência, de maneira que, por numerosa, não será contada.
Disse-lhe ainda o Anjo do SENHOR: Concebeste e darás à luz um filho, a quem chamarás Ismael, porque o SENHOR te acudiu na tua aflição”.

Ele a encontrou, pois sabe onde estão os pais solteiros. E Ismael quer dizer “Deus ouve”. E assim assegurou à Igreja que Deus nos ouve, citando Hebreus 13.8: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre”. E Deus programa o nosso futuro, afirmou o pastor retomando ao texto de Gênesis.
“Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos”,

O Deus que vê, que está atento a tudo, tem um propósito nas nossas vidas e não se esquece de Seus filhos, ressaltou o ministrante citando Gênesis 21: 15-16

“Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou”.

A mãe solteira, em momentos de grande dificuldade, pode vir até a esquecer as promessas de Deus, afirmou o pastor refletindo sobre essa passagem de Agar no deserto. Mas, lembrando que Deus ouve o seu clamor, e sabe onde estamos ele nos faz lembrar a promessa, conforme Gênesis 21: 17-18

“Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está.
Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo.”

E assim, acrescentou o ministrante valendo-se dos versículos de 19 a 21. Deus abre os olhos para entendermos que o suprimento está bem próximo. Agar estava tão preocupada que não via o poço a sua frente. Quantas vezes não enxergamos o que está ao nosso lado. Olhamos e não vemos e padecemos por conta disso. Mas veja o que diz essa passagem:

“Abrindo-lhe Deus os olhos, viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz.
Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro; habitou no deserto de Parã, e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito”.


Talvez você não saiba o que aconteceu com a pessoa que lhe deixou, ponderou o pastor, lembrando que o Senhor Jesus sabe o que é sofrer essa situação, pois Ele viveu boa parte da sua vida sem seu pai, e além disso, na cruz Ele foi totalmente abandonado pelo Pai por amor a nós. Ainda assim, lembrou de sua mãe—João 19:26-27.

“Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.”

O ministrante reafirmou ao concluir sua ministração que Deus conhece cada dia e cada formação desde o primeiro instante em formos formados no ventre de nossa mãe. E Deus não apenas conhece, mas tem um plano em nossas vidas. Ele não nos deixaria passar por situações difíceis para que sofrêssemos em vão. Mas temos o poder de decisão, lembrou o pastor, e isso nos torna livre para fazermos escolhas. Deus sabe do que precisamos e nos momentos nos quais nos encontramos sozinhos, Ele consegue saber a situação em que cada lágrima é derramada. E Deus quando promete, cumpre. E não precisa de ajuda para nos abençoar com aquilo que necessitamos. Muitas vezes os nossos relacionamentos vão mal por conta da “ajudinha” que queremos dar ao Senhor.
E o ministrante lembrou que é preciso ter responsabilidades
1o.—Dos pais—não podemos abandonar nossos filhos.
2o.—Da família—1 Timóteo 5: 4, 8, 16.

4-“Mas, se alguma viúva tem filhos ou netos, que estes aprendam primeiro a exercer piedade para com a própria casa e a recompensar a seus progenitores; pois isto é aceitável diante de Deus”.
8- “Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente”
16 “Se algum crente tem viúvas em sua família, socorra-as, e não fique sobrecarregada a igreja, para que esta possa socorrer as que são verdadeiramente viúvas”


3o.—Da Igreja—Precisamos convocar as famílias a assumirem suas responsabilidades para que a Igreja ajude quem está sozinho e sem ninguém para cuidar deles—1 Timóteo 5: 16.

E assim, concluiu o ministrante com um desafio:
Descansar no amor de Deus, pois Ele tem um plano que talvez nós não conseguimos entender, mas é o melhor. Vale à pena confiar em quem vê e conhece todas as coisas.

Nenhum comentário: