Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 8 de março de 2009

Culto de Louvor e Adoração de 08-03-09




É Tempo de Edificar o Lar

Salmos 128
1 Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.
2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
3 A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa.
4 Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.
5 O SENHOR te abençoará desde Sião, e tu verás o bem de Jerusalém em todos os dias da tua vida.
6 E verás os filhos de teus filhos, e a paz sobre Israel.

A ministrante da noite, a Irmã Beré, iniciou sua preleção falando da alegria de poder compartilhar a palavra com a Igreja, nesse dia em que se comemora o dia internacional da mulher. Ela declarou que tem falado e ouvido as mulheres ao longo de seu ministério, mas nessa noite ela gostaria de se dirigir aos homens, em especial e de forma extensiva à toda a família, incluindo a mulher, um dos esteios do lar.
Iniciou citando Gênesis1:26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” O homem tinha tudo, depois de ser criado por Deus, mas faltava-lhe algo especial. Por isso Deus deu-lhe aquela companheira para que se sentisse completo, conforme narra o livro de Gênesis 2: 21-24
21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;
22 E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.
24 Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
A ministrante lembrou que nas passagens bíblicas há várias menções a mulheres fortes e vitoriosas, da qual fala Salomão em Provérbios 31. Nesse momento ela fala da importância da mulher, cheia do poder de Deus e de como é bem aventurado o homem que reconhece essa mulher.
A mulher é importante, mas o marido é o cabeça, é o sacerdote do lar. Ela é sua companheira idônea. Aquela que, segundo o dicionário, é capaz de realizar qualquer tarefa que lhe for confiada. O livro de provérbios fala em mulher que administra bem sua casa, uma empresária, uma companheira que tem tempo para a família e trata bem seus funcionários. A ministrante assegura que para se pensar na família é preciso pensar na forma como ela é composta. E nesse momento ela diz que escolheu a construção de uma casa para mostrar a analogia que há na edificação de um lar, tendo como arquiteto o Espírito Santo. Citando Efésios 5:22-23 “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. E Efésios 5: 28 “Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo”, a ministrante lembrou á Igreja que o lar é propósito de Deus, e quando edificado tendo como centro Jesus Cristo de Nazaré, Rocha eterna, pedra angular, conforme está em Atos 4:11 “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina”. Ter Jesus como pedra angular significa ter base, alicerce forte e seguro. Uma casa construída com bom alicerce permanece firme, inabalável, assim como um lar não se abala mesmo em face da maior tempestade, ou intempérie, se firmado em Jesus.
A ministrante apresentou à Igreja um esquema para mostrar a relação entre a construção de uma casa e a edificação de um lar. Nele o alicerce é Jesus Cristo. Base forte e segura, sobre o qual se erguem as colunas que sustentam todo o peso da edificação: a fidelidade. Lembrando que a fidelidade é uma estrutura importante e que deve ser vivida por pais e filhos, marido e mulher, em relação de reciprocidade. As paredes são erguidas com os tijolos do respeito, diálogo, cortesia, atenção, gentileza, bom humor, reconhecimento, sensibilidade e carinho. E para que se liguem, entre si, formando uma parede resistente que traz proteção e segurança devem ser preenchidos pela argamassa que leva o nome de amor.
A ministrante lembrou que todos já temos esses elementos relacionados, mas precisamos pedir ao Espírito Santo que os fortaleça no Senhor.
O respeito é um tijolo essencial para a edificação de um lar. É peça preponderante, assegurou, e deve permear todas as relações entre pais e filhos, marido e mulher. Em todas as atitudes, das mais corriqueiras. É preciso deixar de lado as hostilidades no trato uns com outros, a forma agressiva, a resposta mal dada, conforme ensina o sábio em Provérbios 15:1 “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.
O diálogo é outro tijolo fundamental nessa construção. Mesmo reconhecendo as diferenças entre o casal, é preciso dialogar, mostrar o que cada um pensa, de forma clara e gentil, pois o silêncio obstinado mata a relação e impede o crescimento. Muitos casais convivem anos sem se preocupar em saber como o outro se sente. Muitos se trancam em seu silêncio e tomam atitudes de indiferença com relação ao outro. Muita coisa poderia ser evitada, se os casais se comunicassem mais, se mostrassem um ao outro o que lhes desagradam.
A cortesia é um tijolo básico também porque fundamenta a relação de forma agradável. E deve acontecer em todas as circunstâncias. Nas palavras e nas atitudes, mesmo quando o assunto não se encaminha a soluções fáceis, conforme ensina o sábio em Provérbios 16: 24 “As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos”.
A atenção é também um tijolo altamente necessário, lembrou a anciã, referindo-se a exemplos vividos em sua casa nas várias décadas de casamento. Assegurou que é importante que o marido observe as diversas fases da esposa, que lhe entenda nos momentos de TPM, que conheça suas necessidades após o puerpério, durante o climatério e a menopausa. São fases difíceis para a mulher e que deve merecer a atenção do seu cônjuge. Mas ponderou que as mulheres também não devem se aproveitar disso. Mesmo que seu corpo já não esteja como antes, a mulher gosta de ser notada, de receber um elogio, de se sentir importante aos olhos do marido. Um elogio com sinceridade, um olhar de aprovação edificam o lar e dão sustentação.
A gentileza é um tijolo que não pode faltar. O marido precisa saber presentear a esposa, mesmo que com simplicidade. E ela também deve fazer isso no dia-a-dia. Oferecer mimos, bombons, flores. Nem precisa ser sofisticado, pode ser um raminho do quintal, do jardim, uma flor singela, sem custo, mas que representa o cuidado em presentear com afeto. Não é o valor, mas a intenção. E isso vale para as mulheres também, para sempre se lembrarem dos esposos nas pequenas coisas, com gentileza e afeto.
O bom humor é outro tijolo essencial. É certo que todos temos nossos altos e baixos, lembrou a ministrante, mas devemos vigiar e não deixar que nossa agressividade fale mais alto do que nossa gentileza. Chegar em casa gritando, ou até mesmo usar o silêncio como arma para bloquear a relação, não edifica, só traz rachaduras ás paredes. Procurar manter o nível do humor é fundamental em todos os momentos, na alegria e na tristeza. Assim, tirar momentos para descansarem juntos, saírem a um restaurante, a um parque em família.
O reconhecimento também não pode faltar nessa edificação. O marido precisa exaltar as qualidades de sua esposa, fazendo-a se sentir valorizada, estar ao lado dela, sem cobranças. Realçar o que ela faz de bom, elogiar um esforço, uma comida, o desempenho no trabalho. Também os filhos devem fazer isso.
A sensibilidade é um tijolo necessário para que a família se solidifique. Marido e mulher têm constituição orgânica diferentes. Homens são mais racionais. Mulheres são mais emocionais e isso precisa ser levada em conta. Por isso é preciso que haja compreensão mútua, também nas relações sexuais. Sexo é dádiva de Deus, assegurou a ministrante, citando Provérbios 5:18 “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade”. Deus criou o sexo para a edificação do lar e é necessário que o casal entendas as diferenças que há nesse sentido. O homem faz amor para ficar bem, enquanto a mulher faz amor quando se sente bem.
E, por último, a ministrante relacionou o carinho como um tijolo essencial à edificação desse lar alicerçado no Senhor Jesus, fundado nas colunas da fidelidade e tendo como cobertura o Espírito Santo, conforme Efésio 5: 18 “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. Assim, para ter um lar saudável e feliz é imprescindível ter a cobertura do Espírito Santo.
A ministrante encerrou sua preleção afirmando que todos os homens e mulheres presentes estavam recebendo as bênçãos do Senhor nesta noite, determinando orientação para a edificação dos nossos lares. Assim, concluiu reiterando a leitura feita na abertura do culto pelo bispo Roberto em Provérbios 31:30, lembrando aos homens presentes o que disse Salomão “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada”.
Nesse momento assegurou que é mais do que importante aos homens educarem seus olhares para enxergarem nas mínimas coisas aquilo que não têm visto e que muitas vezes têm sido responsável pela dissolução de um lar, segundo a vontade de Deus. Olhar com olhos para ver, enxergar os detalhes, olhar com a alma e com a orientação do Espírito. Assim, exortou aos maridos a olhar verdadeiramente para as mulher virtuosa que escolheu para junto dele edificar seu lar.

Nenhum comentário: