Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 13 de março de 2009

Culto da Vitória de 13-03-2009




É Tempo de Seguir à Risca a Palavra de Deus

Salmos 119:
1 Alef. Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.
2 Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.
3 E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos.
4 Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.
5 Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.
6 Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.
7 Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.
8 Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.

O ministrante da noite, Bispo Roberto Marques, depois de ler os primeiros versículos dos Salmos 119, explicou à Igreja que esse é o maior capítulo da Bíblia e trata da importância que deve ser dada à palavra de Deus. Esse capítulo que tem 176 versículos está dividido em 22 partes de 8 versículos cada, começando cada parte com uma letra do alfabeto grego. Nessa noite, explicou o bispo, ele iria iniciar uma série de estudos sobre esses salmos.
Dirigindo-se à Igreja, o ministrante perguntou: Você tem sido irrepreensível no seu caminho? O seu caminho tem sido reto diante Dele? Pois bem aventurados são os que andam nos caminhos de Deus, advertiu o bispo repetindo o versículo lido. Esse anda nas leis do Senhor e guarda os Seus preceitos. Obedece ao que Deus manda e guarda as suas prescrições. Prescrições são recomendações, lembrou o bispo, citando o exemplo médico. Aquele que segue as prescrições médicas de forma correta se beneficia do poder curativo do medicamento, mas aquele que segue em partes, que se esquece de tomar o medicamento, ou que ora toma e ora deixa de tomar, sempre se dá mal. Com a palavra de Deus ocorre o mesmo, pois se Deus deu prescrições para serem cumpridas, temos que cumprir conforme Ele determinou. Porque feliz é o homem que faz o que Deus manda. Se não fazemos conforme a orientação de Deus, não gozaremos de Suas benesses. Não porque Deus não queira nos abençoar, mas por conta de nossa desobediência.
Deus quer que estejamos inteiros e que o busquemos de todo o coração. Não só de corpo, mas também de alma e espírito.
É bem aventurado, segundo o salmista, aquele que não pratica iniqüidade. O iníquo é aquele que não agrada a Deus. O que combate o que é do Senhor, porque Deus ordenou Seus mandamentos para que sejam cumpridos à risca.
Você tem cumprido os mandamentos à risca? Perguntou o bispo á Igreja. Quando Ele diz á risca, significa integralmente, não é variando, não é aqui e lá. É em cima do risco, não no paralelo. Deus traçou uma linha para ser seguida e isto não é fácil, assegurou o bispo, mas temos que seguir os caminhos por onde Ele quer que andemos. Ele nos deu balizamentos para que não saiamos de seus preceitos, de sua justiça. Se você não devolve o dizimo, não tem lido a Bíblia todos os dias, não tem ido aos cultos, não perdoa de coração, então não tem cumprido os preceitos de Deus.
Mas se olhamos para Deus, se não tiramos os olhos Dele, então conseguiremos andar na risca. Assim, firmamos nossos passos, não vacilantes nem trôpegos. Andar à risca é andar dentro da palavra. No integral, não no parcial. Amar o irmão é no integral, independente se ele está fazendo algo bom ou ruim. É amar integralmente. Honrar pai e mãe também não tem a ver com o fato de eles serem bons ou maus, mas é mandamento. A bíblia não diz para honrar apenas se eles merecerem. É para honrá-los independente se eles mereçam ou não e assim os nossos dias serão acrescentados, afirma a palavra de Deus.
Você tem motivo para envergonhar, perguntou o bispo, relendo o versículo 6. Só tem motivo para se envergonhar quem transgride a lei de Deus. Muitos deixam de ir à Igreja porque fizeram algo errado e sentem envergonhados. Não se envergonhe, exortou o bispo, mas volte à pratica das primeiras obras, conclamou citando a exortação á Igreja de Éfeso em Apocalipse 2:5 “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”.
A palavra diz que o justo cai sete vezes, mas se levanta. Aquele que sabe cair, se levanta rapidamente e não fica prostrado. É preciso olhar para o alto, para Deus. Quem olha para baixo se prende às mazelas. Mas muitos querem tudo de Deus e não querem nada com Deus, asseverou o bispo. São como os filhos da sangue-suga. E Deus dá para aqueles que guarda os Seus estatutos.

Nenhum comentário: