Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Culto de Santa Ceia de 22-02-09

É tempo de conhecer Jesus

Lucas 19: 1-9
1 E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

O ministrante da noite de Santa Ceia, o bispo Roberto Marques, iniciou a preleção explicando à Igreja que Zaqueu era um homem de baixa estatura e ocupava uma alta posição na sociedade da época. Era como se fosse o Secretário da Receita Federal na Judeia. Depois de ler o texto de Lucas 19: 1-9, lembrou que Zaqueu ouvira falar de Jesus, assim como ainda hoje muitas pessoas que conhecem Jesus por ouvir falar. No entanto, ele não se contentou em apenas conhecer Jesus de ouvir falar. Ele queria ver Jesus, porque a Sua fama se espalhava na Judeia: Ele fazia milagres, curava doentes, ressuscitava mortos. O bispo assegurou que aquele homem de baixa estatura não estava como a maioria das pessoas que buscam a Deus. Ele não estava com problemas de saúde, senão não teria saído correndo e subido na árvore, como registra Lucas no versículo 4. Tinha uma boa condição social: não estava desempregado ou com problemas financeiros. Lucas afirma que ele era rico. Mas buscava a Deus porque queria completar o vazio que sentia em seu coração. Não lhes faltava nada material, mas sentia que algo muito importante lhe faltava. Por isso foi em busca Daquele do qual ouvira falar.
Ele não era bem visto entre os judeus, lembrou o bispo. Muitos ensinam que ele era ladrão, porque na Judeia era essa a visão de um cobrador de impostos para o Império Romano. Mas a sua fortuna não foi gerada por enriquecimento ilícito. O próprio texto de Lucas confirma essa tese, asseverou o ministrante, pois quando diz que Jesus a ele se dirigiu, afirmou que daria aos pobres metade dos seus bens; e, se nalguma coisa tivesse defraudado alguém, restituiria quatro vezes mais, como era a lei. Se o ladrão for surpreendido, deve restituir em quatro vezes mais o que roubou. Ele assim o afirmou porque sabia que não havia feito nada de ilícito, apenas executava a sua função de coletor. Se metade de sua fortuna seria distribuída aos pobres, não poderia restituir quatro vezes mais caso sua fortuna fosse fruto de roubo, ponderou o bispo.
Ele tomou essa decisão. Quando nos encontramos com Jesus, temos que tomar uma decisão de mudar de vida, afirmou o bispo.
Zaqueu era justo, íntegro, rico, mas não tinha Cristo. Então faltava tudo. Podemos ter tudo o que ele tinha, mas se não temos Cristo, o inferno nos espera.
Ele tinha uma angústia e queria ver a Jesus, do qual ouvira falar, mas a multidão não deixava. Quantas vezes impedimos as pessoas de ter um encontro, um contato pessoal com Jesus? Mas Zaqueu era um homem de decisão e não desistiu. Quis ver Jesus, nem que fosse do alto do sicômoro. Ele não se incomodou com sua posição, pois tinha um objetivo, custasse o que custasse, ele veria Jesus. Quando colocamos no nosso coração um objetivo, o Senhor vem ao nosso encontro. Esse é uma lição que aprendemos com esse texto. Jesus parou, olhou para cima e o chamou pelo nome. Jesus nos conhece pelo nome e sobrenome. Se nosso coração buscar o coração de Deus, Ele virá ao nosso encontro e nos chamará pelo nome, reiterou o bispo.
Jesus quer entrar em nossas vidas, afirmou. A multidão começou a criticar, mas Zaqueu não se preocupou com isso. Ele tinha tomado uma decisão. Foi ao encontro de Jesus e O encontrou. E Zaqueu recebeu Jesus com alegria, por isso Jesus afirmou “Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão” . Isso acontece quando colocamos no coração um objetivo. Jesus vem ao nosso encontro e nos chama pelo nome e diz que quer entrar em nossas vidas. Zaqueu não estava preparado para receber Jesus. Ele apenas queria vê-Lo. Mas Jesus foi além de suas expectativas. Quando recebemos Jesus com alegria, há salvação e coisas tremendas acontecem. A partir da morte de Jesus, afirmou o bispo nós somos os filhos de Abraão. A Igreja é o Israel de Deus, não são os israelitas.
O Filho do Homem veio para buscar e salvar a todos os perdidos. Deus nos escolheu e nos busca. Por isso nos trouxe para que saibamos que seremos alcançados mediante a fé. Essa passagem nos mostra que devemos fazer tudo para conhecer o mestre e abrir mão de tudo que somos em favor Dele: amizades, condutas, posicionamentos. Assim iremos conhecê-Lo e Ele virá ao nosso encontro e nos chamará pelo nome, reiterou o bispo, afirmando que salvação é pela graça, mas santificação, garantiu, é por nossa conta como ensina Paulo em Romanos 12: 1-2 “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. Assim devemos vigiar. É nossa responsabilidade cuidar disso. Não devemos tomar a forma desse mundo. Zaqueu tomou uma decisão, ele queria ver Jesus. A decisão gerou atitude: ele correu e subiu na árvore para que isso pudesse acontecer.
Tomemos pois uma atitude, exortou o bispo. Quem pecava, não peque mais, quem adulterava, não adultere mais. Quem se prostituia, não se prostitua mais. Jesus quer entrar em nossa casa e quer levar a salvação, finalizou o ministrante.

Nenhum comentário: