Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 14 de dezembro de 2008

Culto de Louvor e Adoração de 14-12-08


É tempo de conhecer a verdade!

Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:40)

O ministrante da noite, Pastor Tarcisio, ex padre franciscano, convidado a pregar a palavra da noite, iniciou a preleção dando o seu testemunho pessoal sobre a sua conversão. Lendo o texto de João 6:40, e reportando-se a sua formação em seio católico, proveniente de uma família de arcebispos, padres e freiras e a sua decisão de professar a fé católica, exercida por treze anos, como frei da ordem dos franciscanos, lembrou à Igreja que muitos declaram para si mesmos que, se Deus quiser, serão salvos, e muitos dizem que nasceram em um religião e nela morrerão. Mas a Bíblia Sagrada revela a perfeita vontade de Deus para nossa vida. A de que todas as pessoas sejam salvas. Jesus revela a perfeita vontade do Pai, afirma o pastor, saído da congregação católica e hoje ministro do Senhor em uma Igreja evangélica em Parintins, AM. O ministrante afirma, com base na palavra, que Deus deseja que todos tenham a vida eterna, conforme cita João 6: 38-39 “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.” Mas, para isso, ponderou o pastor, é preciso seguir dois passos: primeiro, todo aquele que vê o filho alcança uma visão espiritual, pois Jesus abre nossos olhos, deixando para trás tudo aquilo que nos impedia de enxergar óbvio.
O segundo passo é crer. É preciso crer para ver, enfatizou o pastor, citando João 6: 40 “Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?” É necessário crer para ter a salvação. É preciso crer para não perecermos, para alcançarmos a vida eterna e recebermos a salvação em Cristo Jesus. Quem perseverar até o fim, será salvo. Esta é a vontade de Deus para todos.
Assim, o ministrante testemunhou sua própria experiência de mudança de vida, contando à Igreja o modo sobrenatural como foi alcançado pela graça divina e como deixou a convenção religiosa que conduzia com fé.
Desde a infância, afirmou, a mãe o ensinou a não se misturar com protestantes, mas Jesus, depois de treze de exercício sacerdotal, fez com que se lhe abrissem os olhos e o coração para a verdade contida nas palavras de Deus, que ele estou por vários anos nos seminários e cursos universitários. “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”, enfatizou o ex padre, citando João 8:32. A palavra de Jesus muda a história do homem, mudou radicalmente a sua vida, confirmou o ministrante. A melhor libertação é realizada pela palavra. Jesus liberta o homem e dá a ele a oportunidade de comunhão, mas depende de sua obediência, para discernir o que lhe é revelado no coração, considerou o pastor. A verdadeira libertação é realizada quando alcançamos a vontade de Jesus Cristo. A Bíblia Sagrada fala dos tristes resultados dos que não crêem. O ministrante afirmou à Igreja que Jesus está presente, neste lugar, nesta noite, para lhe dar toda a liberdade. Para que seja livre de toda a idolatria, de todo vil pecado. Ele tem mudanças em todos os sentidos quando o homem se dispõe a seguir seus passos. Jesus continua a chamar o homem para esse propósito, reiterou o pastor.
Se hoje estamos aqui é porque alguém pagou o preço. E Jesus chama o homem para a graça da salvação. No entanto, muitos estão preocupados apenas com seus projetos pessoais e se esquecem de que o Reino dos Céus precisa ser conquistado. O pastor citou Lucas 12: 19-20 “E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”, lembrando à Igreja que Jesus nos dá a oportunidade de mudança, de conhecer a verdade. “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” , afirmou, citando João 8:36.
O ministrante reportou-se a sua própria história de conversão para mostrar a todos que a palavra de Deus é via e eficaz e quando Deus tem um propósito na vida daquele que aceita abrir os olhos, os ouvidos e o coração, não há religiosidade, nem armadilhas do mundo que o detenha.
Ele narrou o episódio de sua mudança, afirmando que, ao se dedicar à vida religiosa, fez votos de obediência, pobreza e castidade, depois de ter ingressado aos onze anos no Seminário Menor e em seguida no Seminário maior da ordem dos franciscanos, onde estudou teologia, mariologia, psicologia e direito canônico e fez diversos cursos dentro dos preceitos católicos. Viajou por diversos países da América Latina, além do México e Canadá em missão religiosa. Seus planos eram os de seguir carreira eclesiástica e chegar a ser arcebispo, cardeal e, quiçá, Papa. Contou que estudou teologia na PUC PR e atuou na luta pelos direitos da terra como frade missionário dando assistência social e jurídica como padre e advogado, confirmou apresentando seus diplomas da ordem cível e religiosa. Jamais pensou em ser protestante, reafirmou, o que queria era chegar ao Vaticano, se Deus quisesse.
Mas um dia, um pouco depois de atender à confissão como padre em São Leopoldo, e se preparar para a celebração da missa da noite, saiu pela cidade em oração e quando percebeu estava sentado em uma praça, diante de um templo de uma igreja evangélica. Ali mesmo, fez o sinal da cruz e pediu proteção a Nossa Senhora de Fátima e a São Francisco de Assis, lembrando-se do conselho de sua mãe que o ensinara desde sempre a não passar sequer na porta de um templo protestante para não ser amaldiçoado. Ele se lembrou de que havia entre sua casa e a igreja que freqüentavam uma igreja evangélica e que sua mãe dava volta no quarteirão para não passar naquela porta, para não receber a sanha da maldição.
Nesse instante, quando se viu diante do templo, pediu socorro a São Francisco, mas de lá de dentro, saia um jovem intercessor, que dedica cerca de seis horas diárias a orar pela conversão dos perdidos e se dirigiu a ele, aos prantos, dizendo que Jesus o havia enviado a falar de sua salvação. O jovem havia recebido o chamado do Espírito Santo para pregar a palavra da verdade ao padre. Começou a lhe fazer perguntas e a falar em línguas as quais ele desconhecia. Aquele jovem tinha apenas o curso Mobral, destinado a tirar pessoas do analfabetismo e falava com uma propriedade que ele, com seus vários cursos, não dominava. Era o Espírito Santo que falava por intermédio dele.
Aquele rapaz pediu-lhe que o acompanhasse e ele, sem saber como fazer, pedia socorro a São Francisco o tempo todo até que se viu dentro de um templo de uma igreja Batista. Ouvia o jovem orar “Pai salva esse padre, revela Sua palavra para ele”, enquanto desejava que eles fechassem os olhos como pensava ser costume dos crentes, para que pudesse fugir dali. Naquele dia pregava na igreja o ex bandido Jacaré, convertido e regenerado, hoje o pastor Varli dos Santos, ele exortava a igreja a partir da palavra de João 3: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”. Naquele instante, já rendido diante do toque do Espírito, o então padre começou a chorar e imaginou que como os crentes estava se tornando uma pessoa de mente fraca. O que diriam seus tios, irmãos, primos a ele que estava a caminho de Roma. E suplicou: Jesus dos crentes, não me deixe enganado! Se esse é o povo que vai morar no céu, me dê um sinal!, pediu. Assim, quando o irmão que pregava fez o apelo, ele se lançou aos pés de Jesus e mudou toda a sua história.
Naquele mesmo instante foi batizado com o Espírito Santo e soube o que era falar em línguas estranhas. Dava início a uma mudança que não foi fácil. O inimigo lutou contra a sua conversão com todas as forças de que dispunha, pois sabia que por meio dele muitas vidas viriam a aceitar Jesus.
Ao retornar ao Seminário Cristo Rei, onde deveria viver sob as ordens de seus superiores, enfrentou toda sorte de desafios. Foi questionado sobre o fato de estarem dizendo que ele havia passado para a “lei dos crentes” e teve que ficar incomunicável por sessenta dias sem a permissão de tirar o hábito. Todos diziam que estava perturbado e levaram-no a um psiquiatra para confirmar esse diagnóstico. Mas quando revelou ao médico que seus familiares e superiores o estavam tomando por louco porque havia aceitado Jesus, o médico lhe disse “Eles é que estão doentes, porque a melhor decisão que alguém pode tomar é essa”. Essa foi uma maravilhosa vitória, concedida por Cristo Jesus, ainda preso sob p domínio da ordem. Depois disso, passou pelo processo do Direito Canônico e desceu às águas para ser batizado no Rio do Vale dos Sinos. Nesse dia, um católico, antes seu amigo, veio a mando da igreja, armado para impedir seu batismo. Foi preso, após dar três tiros em sua direção e ainda na cadeia aceitou Jesus e hoje é um pastor da Igreja Batista, um servo de Deus, que prega a palavra que liberta, assim como o ex padre.
Seu pai também o impediu de entrar em casa, caso ele não rejeitasse a fé que passou a professar. O pastor, firme em sua decisão, citou aos pais a palavra de Jesus, explicitada em Mateus 10:37 “Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
Mateus . 10:38 E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.”
Com essas palavras, exortou a igreja a aceitar as palavras do Senhor e confirmar sua fé.

Veja também a história de conversão de um cantor popular
www.overbo.com.br/portal/2008/03/17/6241/

Nenhum comentário: