Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

É tempo de permitir que Deus encontre a pedra preciosa


A preletora da segunda noite do Encontro "Mulheres de valor", Pra Arlin Castro, depois de orar com a Igreja agradecendo o convite para estar no Brasil, em especial na Igreja de Brasília, para trazer a Palavra de Deus às mulheres de valor, iniciou sua palavra lendo Provérbios 31: 10 "Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas." 

 Nós somos a noiva de Cristo, afirmou, refletindo sobre como Jesus deve achar difícil encontrar uma esposa extraordinária, mas nesta Casa, certamente, há muitas esposas de valor e, lendo  Provérbios 31: 9 "Abre a tua boca; julga retamente, e faze justiça aos pobres e aos necessitados". Salomão afirma sobre a mulher virtuosa que "A força e a dignidade são os seus vestidos; e ri-se do tempo vindouro.", Ensinou a pastora destacando que nós somos  uma pedra extraordinária e que uma mulher virtuosa é como uma pedra preciosa. Mas, explicou, as pedras mais preciosas estão em lugares escuros e há pessoas que entram ali em busca delas. Onde estão as pedras preciosas as feras não podem entrar. O livro de Jó diz que quando estamos sendo polidos por Deus as feras não podem entrar neste lugar. Aprendemos com Jó que, quando estamos sendo tratadas por Deus, estamos sendo protegidas, porque Deus está nos polindo. Diamantes são pedras de carvão e precisam ser polidos para se transformarem em jóias. É por meio de provas que Deus faz o polimento para nos transformar em jóias. Deus está nos moldando conforme Sua semelhança, ensinou a preletora, explicando que esse processo é trabalhoso e às vezes lento.  O ouro é fundido no crisol para ser transformado em uma peça que só está pronta quando o artífice consegue se ver refletido nela. Deus nos compara com pedras preciosas, somos pedra preciosas porque o artífice trabalha em nós até ver a Sua imagem em nós. Enquanto isso não  acontece, Ele trabalha em nós. A mulher virtuosa é aquela que passa por momentos difíceis, mas não desiste. Ela não é vitima, mas uma guerreira. A preletora destacou quatro exemplo de  mulheres virtuosas: a primeira é Eva. Muitas coisas negativas se disseram de Eva, lembramos sempre de duas maldições que Deus enviou por conta de sua desobediência. A primeira foi dar à luz em dor. A segunda  foi ter que aceitar que o seu desejo é para seu marido. Desta parte não gostamos, podemos até tolerar a dor, mas não isso, ponderou a preletora, afirmando que Eva tipifica a inocência. Ela não teve uma vizinha, uma pastora, uma amiga para conversar, mas  Eva significa mãe da raça humana. Eva não pode contar com ninguém para lhe ensinar nada, ninguém lhe deu uma aula de psicologia, nenhuma instrução de como criar seus filhos e todos sabem que ela  teve problemas com eles. Um filho seu matou o outro.  Mas Eva nos deu uma importante lição. Ela não foi enganada pela serpente, mas pela sua inocência. Vejamos o que diz  2 Coríntios 11: 3 " Mas temo que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos entendimentos e se apartem da simplicidade e da pureza que há em Cristo". 

 Precisamos aprender essa lição com Eva. Temos que ter cuidado com nossos pensamentos. Eles são os nosso pior inimigo, por isso Efesios 6: 11 diz: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes permanecer firmes contra as ciladas do Diabo;" Teremos que s astutas como mulheres de valor, asseverou a ministrante, apresentando em seguida o segundo exemplo de mulher virtuosa com tem temos algo a aprender.  Essa segunda mulher é Sara, esposa de Abraão. Ela se casou tarde e não teve filhos até estar bem velha, foi esposa de pastor, sua escrava ria dela. Essa mulher tipifica as mulheres dentro da igreja que sempre estão vendo a bênção do outro e não vê a sua benção chegar. Ela vê a outra se casar e ter filhos, vê a outra ter sua casa, conquistar seu emprego, enquanto espera por um longo tempo as promessas que não chegam em sua vida. Mas precisamos entender o que se passou com Sara para entendermos o que ocorre com essas mulheres representadas por ela.   Quando Deus deu uma promessa a Abraão não deu à Sara. Isso nos ensina que muitas vezes as esposas precisam crer na promessa de seus esposos e de seus  filhos. O pedido de Sara só se cumpriu aos 90 anos, talvez algumas de nós nem chegue  a essa idade. Pode ser que Deus abençoe nossa família mesmo que não estejamos vendo. Mas ela teve um encontro pessoal com Deus e sua reação foi tão grande que ela riu. Dentro de cada um de nós há uma Sara que duvida daquilo que Deus nos promete. Contudo, Sara é registrada em Hebreus no rol dos heróis da fé. Ela era estéril, mas Deus disse que ela teria um filho. Deus lhe deu força para conceber os sonhos e marcou a história da humanidade. Antes dela não se ouvia falar em mulheres estéreis, mas ela mudou essa história  e depois dela outras mulheres estéreis passaram a acreditar que teriam força para conceber. Sara significa um marco na vida das mulheres que esperam por sua promessa. 
A terceira mulher é Débora. Débora  significa mulher de fogo, explicou a pastora. Ela era uma mulher impetuosa. Era profeta. A Bíblia sempre narra a história de homens que lideraram exércitos, mas Débora descreve Débora como a única mulher a liderar um exército, pois  quando faltou um homem para fazê-lo ela se levantou e dirigiu um exercito de homens.
Ela era uma mulher tão sábia que os homens vinham a ela pedir conselho. O sexto sentido que os homens não têm precisam buscar nas mulheres, ponderou a pastora.  Fomos formadas por Deus para sermos conselheiras, afirmou, lembrando que a  maioria dos lares atualmente, tanto no Brasil, quanto nos EUA está sendo dirigida por mulheres e os lares que estão sendo dirigidos por homens têm o conselho de mulheres sábias. Por natureza somos manipuladoras, mas a Bíblia diz que o coração do marido está ligado ao coração da mulher virtuosa que aconselha sem manipular. Dentro de cada uma de nós há uma Débora e Deus quer nos levar  a mudar a história, assim como Débora. A única mulher em Israel que se levantou e dirigiu um exercito com coragem. Aqui há Deboras, afirmou, acrescentando que há também outra mulher que também está  entre os heróis da fé, registrado no livro de Hebreus. Ela faz parte da linhagem de Davi. Essa mulher era Rute. Ela era fiel. Essa era a sua maior qualidade. Ela disse a sua sogra Noemi:  Rute 1: 16 "Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus". Ao dizer "o seu Deus será o meu Deus, o seu povo será o meu povo" ela estava dizendo "eu estarei contigo ate que a morte nos separe". A Bíblia narra que Rute não estava no salão de beleza buscando um marido, ela estava colhendo as espigas que sobravam. Ela era fiel, obediente e trabalhadora. Era uma mulher virtuosa. Ela era serva. É disso que precisamos hoje. De mulheres que agradem a Deus. Vejamos o que está escrito em  Rute 3: 11 "Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseres te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa". Podemos intuir que Salomão se inspirou na historia de Rute para escrever Provérbios 31 e refletir sobre o quanto a Igreja hoje precisa de mulheres como Rute que estejam dispostas a servir. 
Vemos assim que foi prometido a Eva que viria o Messias a pisar na cabeça da serpente. Vemos que houve uma Sara que abriu a madre para formar a nação do povo de Deus, a se cumprir como promessa. Vemos que houve uma Rute, mulher de outro povo, enxertada no povo de Deus e que deu origem à linhagem de Jesus. Mulheres virtuosas, preciosas aos olhos de Deus. 

 Vamos mudar a história, sendo reflexo de Cristo, exortou a preletora, perguntando: 
haverá aqui uma mulher virtuosa que possa chegar diante de Deus e que possa dizer que tem sido trabalhada por Deus? Que possa dizer: Senhor usa minha vida? Que possa aceitar os desafios de Deus? 
O livro de Provérbios é um livro de  conselhos e começa no capitulo 31 com um conselho de pai para filho. Quem segue esse conselho encontra um tesouro. Quem obedece e crê reflete a imagem de Deus.

Nenhum comentário: