Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 12 de maio de 2013

É tempo de experimentarmos atitudes que liberam alegria

Culto da noite de Domingo 12-05-13



O Pastor Jorge Rojas depois de cumprimentar as mães presentes, recordou a série de mensagens dos cultos anteriores : fé que libera alegria, as verdades que liberam alegria. O pastor lembrou que Deus não precisa de ninguém para realizar seus planos, que nem todos que nos procuram o fazem  para nos abençoar, que precisamos nos manter sempre na presença do Senhor, antes e depois de recebermos a bênção.
Nesta noite,  a mensagem é para que a Igreja experimente atitudes que liberam alegria anunciou o pastor, lendo Números 27:1-11

 Números 27 -  1. Então vieram as filhas de Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, das famílias de Manassés, filho de José; e os nomes delas são estes: Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza;
 2. apresentaram-se diante de Moisés, e de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação à porta da tenda da revelação, dizendo:
 3. Nosso pai morreu no deserto, e não se achou na companhia daqueles que se ajuntaram contra o Senhor, isto é, na companhia de Corá; porém morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos.
 4. Por que se tiraria o nome de nosso pai dentre a sua família, por não ter tido um filho? Dai-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.
 5. Moisés, pois, levou a causa delas perante o Senhor.
 6. Então disse o Senhor a Moisés:
 7. O que as filhas de Zelofeade falam é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; a herança de seu pai farás passar a elas.
 8. E dirás aos filhos de Israel: Se morrer um homem, e não tiver filho, fareis passar a sua herança à sua filha.
 9. E, se não tiver filha, dareis a sua herança a seus irmãos.
 10. Mas, se não tiver irmãos, dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.
 11. Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu parente mais chegado dentre a sua família, para que a possua; isto será para os filhos de Israel estatuto de direito, como o Senhor ordenou a Moisés.

O pastor explicou à Igreja o significado desse texto, ensinando que a benção a nós destinada só pode ser impedida por nós mesmos. O que Deus liberou para nós vem pela graça, não precisamos fazer nada, não há obras que nos garantam as bênçãos, sobretudo as bênçãos da salvação, como preconizam o espiritismo, o hinduísmo e outras religiões que fundamentam a salvação por meio das obras. Se fazemos obras para Deus, para os desfavorecidos não é para obtermos a salvação, mas porque já somos salvos, asseverou o pastor. O texto registrado por Moisés em Números fala da experiência de cinco mulheres que ficariam sem herança, porque segundo a tradição quem não tivesse filhos varões não teria direito à herança. Macla, Noa, Hogla, Milca e Tirza, cujos nomes significam respectivamente, confiança, determinação, a que tem os pés amarrados,  a que tem autoridade; a que é deleite de Deus.
Apesar de sermos fracos, enfermos,  estéreis, 

A primeira filha, cujo nome significa confiança. Os que confiam no Senhor   correrão e não se fatigarão, garante a palavra de Deus. O que acreditam no Senhor têm suas causas reconhecidas por Deus, garantiu o ministrante. 
A segunda filha Noa, significa determinação, movimento, o que quer dizer em outras palavras: ninguém pode me parar. As mulheres, quando querem algo é difícil contê-las. Isso é determinação. A única pessoa que pode nos parar somos nós mesmos.  Se a graça de Deus está sobre nossas vidas, isso gera em nós um querer que nos move e ninguém pode parar esse querer, a não ser nós mesmo, reiterou o pastor, lembrando que as mulheres naquele tempo não tinham direito, mas Noa foi uma mulher determinada. Ela não parou a si mesma e não estancou o projeto de Deus. A terceira filha, Hogla, cujo nome significa perdiz, aquela que tem dificuldade para caminhar. A que tem os passos amarrados. Há pessoas na Igreja que são como Hogla, dois dois passos para frente e quatro para trás. A Bíblia nos fala sobre Lázaro, grande amigo de Jesus, mas um dia ele morreu, assim como muitos amigos de Jesus estão mortos espiritualmente. Jesus sempre faz a parte Dele, mas antes disso precisamos fazer a nossa parte. Jesus disse Lázaro venha para fora e ele ressuscitou, mas ele veio com cinco problemas. O primeiro, ele tinha os pés amarrados. O segundo, tinha as mãos amarradas, como muitos na igreja que não abrem as mãos para colaborar, para ajudar na obra, para estender a mão ao necessitado. O terceiro problema, ele tinha um pano atado na cabeça, assim como muitos que não abrem os olhos para a visão de Deus, não abrem os ouvidos para ouvir a palavra, para compreender o propósito de Deus, para seguir as orientações do pastor. Muitos estão na igreja, mas precisam ainda ressuscitar, afirmou o pastor.

A quarta filha, Milca, cujo nome significa a que tem autoridade. Essa vem do trono de Deus e não podemos abrir mão dela. A autoridade de Deus quando se manifesta ninguém pode revogá-lá. 
A quinta filha, Tirza, que significa aprovada. Aquela que tem o favor de Deus e cuja graça resplandece a todos que a cercam. Mas antes de sermos aprovados, precisamos ser provados por Deus. Todos querem ser aprovados, todos gostam da vitória, mas antes da vitória há a batalha. Diante da grande vitória é necessário uma grande batalha. Não há vitória sem luta. 
Essas cinco mulheres não tinham nenhum direito, mas se apresentaram diante de Moisés, do sacerdote e dos príncipes de Israel e suas causas foram apresentadas a Deus que assegurou a Moisés que o que reclamavam era justo. Elas quebraram o protocolo e a tradição e tiveram o seus direitos garantidos, o que antes eram negligenciados, porque foram determinadas. Eram fracas, doentes, estéreis,  tinham as mesmas limitações que as mulheres de hoje, mas receberam sua herança pela retidão que tiveram diante de Deus. É na determinação dessas mulheres que a Igreja precisa se espelhar, concluiu o ministrante, abençoando a todos, em especial às mães.

Nenhum comentário: