Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 12 de maio de 2013

É tempo de experimentar as verdades que liberam alegria

Culto da manhã de domingo 12-05-13





O ministrante da manhã, Pr. Jorge Rojas iniciou a palavra retomando a história da mulher cananeia, ministrada na noite de sábado, lembrando que aquela mulher obteve a bênção desejada porque teve fé alicerçada no conhecimento da palavra. Ela não fez como muitas pessoas que querem uma bênção de Deus mas buscam  nos mais diversos lugares: nas cartomantes, nos centros de macumba, acendendo velas a todos os santos e demônios. A mulher demonstrou que sabia quem era Deus e que conhecia a palavra da Lei ao ponto de deixar Jesus de boca aberta, afirmou o pastor.
Ao anunciar o tema da palavra da manhã, cumprimentou as mães presentes e pediu a bênção de Deus para todas mães, em especial para sua mãe e avó, em Porto Rico, e sua esposa que o acompanha nesta nesta manhã. MARIA, a mãe de Jesus, nossa irmã, será lembrada na palavra de hoje, afirmou o pastor, considerando a sua importância na vida de Jesus e dos cristãos. Por sua conduta e fé, ela foi favorecida por Deus. Maria era uma virgem, noiva, prometida a José, como ensinava a tradição judaica. E a ela apareceu um anjo, contou o pastor, ponderando que se um anjo aparecesse a muitas pessoas seria causa de desmaio e assombro, mas o anjo apareceu a Maria e anunciou que ela faria parte do projeto de Deus para salvação da humanidade. Precisamos achar graça e favor diante dos olhos de Deus, ou seja, precisamos tão somente agradar a Deus porque Ele não precisa de homem algum para cumprir Seu projeto. Vejamos esse texto em Lucas 1: 28-38:

  28. E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo.
 29. Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa.
 30. Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus.
 31. Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
 32. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
 33. e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
 34. Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?
 35. Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.
 36. Eis que também Isabel, tua parenta concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
 37. porque para Deus nada será impossível.
 38. Disse então Maria. Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.
Para Deus não há nada impossível, afirmou o pastor, lembrando as verdades que liberam alegria:

A primeira verdade que libera alegria é que Deus não precisa de ninguém para cumprir seus projetos.
A segunda verdade é que grandes coisas nascem fora do sistema, o nascimento de Jesus confirma isso, garantiu o ministrante. Ele nasceu, viveu, morreu e ressuscitou fora do sistema manipulador. Grandes coisas acontecem fora do sistema. Grandes projetos e ministérios nascem fora do sistema. No mundo secular, os que vencem são os que quebraram o sistema, afirmou o pastor lembrando o exemplo da Apple.
A terceira verdade que libera alegria é que nem todos que nos procuram o fazem para nos abençoar. Mas, asseverou, citando a história de Balaão, ninguém poderá amaldiçoar aquele a quem Deus abençoou. 
Quantas pessoas estão trabalhando como escravos do sistema, trabalham sem que colham o fruto de seu suor, porque só fazem pagar as contas.  Essas pessoas precisam conhecer as verdades que liberam alegria, precisam tomar posse da palavra que indica o caminho dessas verdades para transformarem suas vidas, assegurou o pastor.

A Bíblia conta que três reis pararam sua agenda pessoal, saíram de zona de conforto para ir adorar, ofertar e abençoar àquele que viria ao mundo para ser o Rei dos Reis e para isso seguiram a direção de uma estrela. Mas o rei Herodes procurava Jesus para matá-lo. Nem todos nos procuram para nos abençoar. 

A quarta verdade que libera alegria é que precisamos esconder o dom de Deus enquanto ele cresce. Maria  recebeu Jesus como dom de Deus, mas ela precisou escondê-Lo enquanto Ele crescia. Se não tivesse feito isso, Herodes o teria matado. Precisamos cuidar, proteger e melhorar o dom de Deus em nossa vida.
A quinta verdade é que precisamos aprender com Maria que na hora da adoração  temos que nos desprender de tudo. José e Maria foram ao templo para ofertar e adorar e enquanto Maria adorava Jesus sumiu por três dias. Maria era uma boa mãe, afirmou o pastor, senão não teria sido escolhida por Deus, mas enquanto adorava se desprendeu de seu filho. Deus está procurando verdadeiros adoradores, que aprendam a se desprender de tudo. Muitas vezes a bênção demora porque não aprendeu ainda a se desprender na hora da adoração, confiando apenas na graça de Deus. Muitas vezes estamos adorando, mas nosso espírito está preso a outras coisas. Deus espera  que O adoremos em espírito e em verdade esquecendo-nos de todas as preocupações.
Maria se desprendeu de tudo. Precisamos aprender a nos manter na presença de Deus. Esse é o segredo para desenvolver a fé que libera alegria. Hoje é dia das mães e estamos nos lembrando de uma mulher favorecida e abençoada com a Graça de Deus por aprendeu a se manter na presença de Deus. Mas mesmo depois de receber a benção ela se manteve na presença de Deus. Há muitas pessoas que quando esperam a benção não saem da igreja, não deixam de pedir e suplicar pela benção, mas depois que recebem não voltam mais. Maria, a mulher escolhida por Deus para ser mãe do Salvador, jamais deixou a presença de Deus, antes e depois da benção ela se manteve na presença de Deus. Chegou um momento na vida daquela mulher que ninguém gosta: o momento da tragédia, da luta. Mas aquela mulher  mesmo na hora da cruz estava firme na presença de Deus. Vendo seu filho sacrificado ela não abandonou a presença de Deus. Depois da Cruz ela se manteve na presença de Deus. A única que conhecia a visitação do Espírito Santo era Maria, por isso, mesmo depois da Cruz ela estava firme na presença de Deus para testemunhar aos que não conheciam o momento da descida do Espírito Santo, no dia de Pentecostes. O pastor citou o exemplo da própria mãe, que se manteve firme na presença de Deus mesmo diante das lutas que vivia em família, com um marido problemático, um filho no tráfico, outro paralítico. Ela não desistiu de esperar e de adorar e hoje pode ver seu filho longe do tráfico, servindo a Deus e teve a alegria de ver seu marido convertido. Ela viveu a verdade que liberou essa alegria em sua vida e na vida de sua família. Com  a admiração de um filho que foi também abençoado pela determinação de uma mãe que não saiu dos pés da Cruz e não desistiu de buscar a presença do Senhor, o pastor agradeceu pela vida de sua mãe e exortou a todas as mães a seguirem também o exemplo da irmã Maria, agraciada por Deus e escolhida para ser a mãe do Salvador e modelo de mãe. 


Nenhum comentário: