Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 15 de novembro de 2009

Culto de louvor e adoração de 15-11-09



É tempo de vivermos uma fé prática

O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques iniciou sua preleção lendo com a Igreja a carta de Paulo aos Tessalonicenses 5: 12-24, afirmando que tem buscado falar com seu rebanho uma palavra para ser aplicada e não apenas aprendida, sem ser colocada em prática.


12 E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
13 E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
14 Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
15 Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos.
16 Regozijai-vos sempre.
17 Orai sem cessar.
18 Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
19 Não extingais o Espírito.
20 Não desprezeis as profecias.
21 Examinai tudo. Retende o bem.
22 Abstende-vos de toda a aparência do mal.
23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

Paulo está encerrando sua carta aos tessalonicenses . Jesus está voltando, afirmou o bispo, lembrando que muitos que ouviram essa palavra anteriormente já estão com Cristo. Ouvir, acatar com respeito e carinho o pastor a quem Deus instituiu sobre nossas vidas é um passo de fé, pois os que admoestam chamam para uma vida correta, em repreensão como Paulo fez em Tessalônia. Mas somos livres para aceitar ou não essa recomendação, assegurou o bispo, afirmando que a primeira orientação de Paulo é essa: respeitar e honrar o seu pastor, demonstrando amor, carinho e apreço. Se não estamos fazendo isso, é preciso que comecemos a fazer.
A segunda recomendação é ter paz para com os outros. Servos de Deus devem ser pacificadores, pois não somos servos de belial, não podemos ser belicosos. Fomos chamados para a paz e não para a contenda. Temos que acolher o débil na fé, na recomendação de Paulo, vivendo em paz. Devemos chamar o irmão à razão, recomendou o pastor afirmando que a ovelha submissa deve estar dentro da missão, e aquele que não está dentro da missão é insubmisso, portanto, deve ser chamado à razão para que volte aos princípios a que foram chamados. Se somos insubmissos. Se não queremos estar dentro da missão do ministério devemos ser chamados à atenção. Temos que saber ser ovelha e saber ouvir. Se estivermos debaixo do cajado, dentro da missão e se algo ocorre de forma errada ela está sob a guarda do pastor, cuja missão é pastorear. É cuidar. Um bom pastor tem que saber ser ovelha para que saiba pastorear, ensinou o pastor. E a missão da Igreja é servir ao Senhor. É ser a embaixada pó Reino de Deus na terra.
Quando Paulo diz para consolar os que estão desanimados, trazendo-os a um posicionamento de fé. Isso é palavra não só para os pastores a quem é atribuída a missão de cuidar de suas ovelhas, mas é também missão de irmão. Estimular o desanimando, colocar fogo, empurrar para frente, cuidar para que o irmão esteja cheio. A missão é ser um consolador, tendo um posicionamento de vitória e não de derrota como muitos têm feito.
Suportar o irmão, não no sentido de tolerar, mas sendo suporte. Base de fé, apoio para que o momento de fraqueza passe, lembrando que a alegria do Senhor é a nossa força. Levantar o fraco e o debilitado para que ele tenha força para continuar crescendo. Muitos param, enfraquecem, quando a ordem é continuar marchando. A missão é dar força a esses que estão débeis, paralisados na fé. O ensinamento de Paulo reiterado pelo bispo é de que devemos estimular sempre aquele que enfraquece, chamando-o a um posicionamento.
Evitar que alguém retribua a outrem mal por mal, sem que se aplique a lei de Talião. Sem revide, sem retaliações. Não devemos pagar o mal com o mal e se vemos alguém fazer isso devemos chamá-lo à razão. Devemos abençoar os que nos amaldiçoam e as coisas mudarão em nossas vidas, assegurou o ministrante, afirmando que essas recomendações práticas trazem a nós bênçãos. A palavra branda acalma o furor, afirmou o bispo, citando Provérbios . Nunca devemos retribuir na mesma moeda. Essa visão é loucura para o mundo, mas os cristãos devem agir de forma diferente, sendo referências para o mundo. Deus nos quer como manancial de bênçãos, distribuindo graça e sendo abençoadores.
Fazer o bem a todos, eis a recomendação. Porque aquilo que plantarmos colheremos. Se plantarmos paz teremos paz. Se plantarmos amor, teremos amor. Sempre sorrindo, porque cristão não foi chamado para ser carrancudo. Regozijai sempre, exortou o apóstolo e recomendou novamente o ministrante. Ser alegre mesmo quando tudo parece difícil. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Outra recomendação que vem como uma ordenança é: orar sem cessar e em tudo daí graças. É fácil dar graças pelas coisas boas, mas é preciso também agradecer pelas horas difíceis, pela escassez da mesa. Quando damos graças até pelos espinhos, pelas dificuldades, pelas barreiras, Deus traz o livramento e move a nosso favor, garantiu o bispo, ensinando à Igreja a ficar atenta a isso. Deus quer que sejamos gratos, agradecendo por tudo.
Não apagar o Espírito é levar apenas uma vida religiosa. Não desprezar as profecias. Julgar tudo com o parâmetro da palavra, retendo apenas o que presta. Passar as profecias em um crivo, pois toda profecia deve vir para consolação, edificação e o que passar disto deve ser ignorado.
Devemos nos abster até da aparência do mal, ensinou o ministrante. Devemos evitar todo o mal e também sua aparência, de forma que nosso dizer seja sim, sim, não, não. Se fizermos isso seremos santificados em tudo e nosso espírito será conservado íntegro até a vinda de Jesus. Se Ele nos chamou, Ele nos dará condições de nos mantermos firmes, em santidade, finalizou o ministrante orando com a Igreja.

Nenhum comentário: