Localização da ICMV

Localização da ICMV

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Culto da Vitória 14-11-08


É tempo de atirar as flechas da vitória!

II Reis: 13: 14-19


14E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros!
15 E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas.
16 Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pós sobre ele a sua mão; e Eliseu pôs as suas mãos sobre as do rei.
17 mapa E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do SENHOR é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir.
18 Disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e cessou.
19 mapa Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios.



O ministrante, Pastor Ricardo Hermes, depois de ler o texto do Segundo Livro de Reis, de 14 a 19, refletiu com a Igreja que vitória parece ser um tema fácil de ser abordado, mas dificilmente falamos em vitória, porque nos concentramos mais em supervalorizar as derrotas. Por isso, assegurou, nesta noite o tema será vitória nos planos de Deus para nossas vidas.
Que ensinamentos esse texto de Reis nos traz, perguntou o ministrante à Igreja, retomando a história narrada nesse capítulo. O povo de Deus estava sendo escravizado pela impiedosa Síria. E esse texto narra as últimas experiências do profeta Eliseu, antes de sua morte. Ele padecia de uma enfermidade que lhe tiraria a vida, mas ainda assim não deixou de exercer sua atividade como profeta de Deus. É um grande ensinamento que tiramos dessa atitude, lembrou o pastor, pois o profeta estava prestes a morrer e não abdicou de fazer a vontade de Deus nesse momento. O texto narra que o rei foi ao encontro dele, compadecido de sua dor.
O ministrante perguntou à Igreja: Se hoje fosse o último dia de sua vida e o que você gostaria de fazer? Com quem você gostaria de estar? O rei decide estar junto de Eliseu no último momento de sua vida. Eliseu poderia ter pedido algo para si, um último desejo, e ninguém questionaria, afinal ele estava para morrer. Mas, mesmo diante da enfermidade que o mataria, ele profetiza para o bem de todo o povo de Israel. Ele não deixou de ter experiências com Deus, mesmo no momento final de sua vida. Você quer despertar sua fé? Perguntou o pastor Ricardo, exortando a Igreja a ter a todo instante experiências com Deus. A abrir a janela para vencer. Ele explicou que na nossa vida pode haver janelas que precisam ser abertas. Quando permanecemos em oração, as janelas se abrem. É preciso abrir a visão, a mente, o coração. Pegar o que temos em nossas mãos, aquilo que Deus nos deu para que Ele nos abençoe.
Eliseu deu orientação ao rei e o rei assim o fez. Ele disse para lançara flecha. A fecha do livramento do Senhor. De igual modo, Deus está dizendo á Igreja hoje: a flecha que você lançar debaixo da palavra de Deus vai lhe trazer a vitória contra a “síria” da sua vida.
No último dia de sua vida, o profeta continuou apregoando a vitória. Faça isso você também, exortou o ministrante. Isso se faz com mudança de mente, transformação do coração. Só podemos derrotar nossos inimigos debaixo da palavra do Senhor, sem agir como o mundo age.
Não desperdice a palavra de vitória que o Senhor envia a você, pelos seus profetas.
Muitas vezes ficamos sem saber que atitude tomar, diante de nossas batalhas, de nossos inimigos. Mas quando Deus diz a nós: abra a janela e lance a flecha, façamos isso debaixo de sua palavra e aí, sim, obteremos a vitória.
O ministrante lembrou a Igreja que muitas vezes tentamos vencer nossas lutas, comprometendo-nos a mudar, mas os inimigos nos afrontam e vivemos em um ciclo: tomamos a decisão de não mais fazer algo, deixamos de fazer por um tempo, mas fraquejamos e recaímos quando o problema volta. Mas é preciso buscar a orientação de Deus e deixar para trás as coisas velhas. Somos novas criaturas em Cristo, assegurou o pastor.
O profeta Eliseu nos diz que destruiremos totalmente os nossos inimigos por uma flecha, mas temos que abrir a janela.
Que ensinamentos tiramos disso, pergunta o ministrante, explicando que pessoas calmas pensam 2, 3 10 vezes, mas precisamos ser ousados em alguns momentos como jamais fomos. Usar do poder que Deus nos concede. O pastor explicou, lendo o versículo 19, que o profeta admoestou o rei porque lhe faltou ousadia. Ele estava inseguro e só bateu com a flecha no chão por 3 vezes, enquanto poderia ter feito isso vezes muitas mais. Talvez você não tenha alcançado a vitória porque está lhe faltando ousadia em determinado momento, falou o pastor citando exemplos bíblicos de pessoas perseverantes: Moisés, Daniel e o próprio Jesus no trato com seus discípulos.
Se pedimos uma bênção a Deus e quando Ele vai nos entregar não estamos na posição de receber, porque desistimos, não perseveramos. O pastor exortou a igreja a perseverar em seus pedidos e em oração, porque Deus tem prazer em abençoar aquele que pede segundo o Sua vontade. Ele nos manda bater com as flechas quantas vezes forem necessárias e a lançar a flecha na direção de nossos alvos. A arma que usaremos para vencer e conquistar nossa vitória são os dons que Deus nos deu.
Mas qual é a síria que tem nos dominado, perguntou o ministrante, assegurando que tudo aquilo que nos domina, nos escraviza. Do que somos escravos? Um vício, uma pessoa, um sonho?
Hoje Deus quer nos livrar disso, quer mudar nosso destino. Ele quer estar no controle e nos dar a vitória. Enfatizou o ministrante.
As coisas velhas já passaram, tudo se fez novo. Qual o talento que você não tem usado? Essa é a flecha que Deus quer que você use para atirar contra seus inimigos. Agora você precisa abrir uma janela na sua vida: do egoísmo, do indiferentismo, da deixa estar para ver como é que fica, do deixa a vida me levar. Abra a janela da fé, repetiu o pastor, assegurando que essa é a única forma de obtermos a vitória diante de nossos inimigos.

Nenhum comentário: