Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 9 de outubro de 2011

Culto da Noite de Domingo de 09-10-11




É tempo de vencermos a angústia, regozijando-nos com os irmãos

O ministrante da noite, o Pastor Luiz Nolasco leu com a Igreja Filipenses 4: 1-7
1 Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados.
2 Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor.
3 E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.
4 Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
5 Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
E, após orar e pedir a Deus a iluminação para o entendimento da palavra, informou que à luz deste texto iria compartilhar com a Igreja a palavra que Deus lhe deu sobre como reagir no momento de angústia e à luz deste texto. E, explicou que o autor deste texto, o apóstolo Paulo, estava preso em Roma. E certamente estava imaginando como estariam os irmãos filipenses ao saber de sua prisão. Neste texto ele traz seis princípios que serão compartilhados também com a Igreja de hoje, afirmou o ministrante. O primeiro princípio que Paulo diz àqueles irmãos que estavam aflitos está no versículo primeiro: estar firmes. E à luz da palavra isso significa continuar na mesma conduta de fé, na mesma trajetória. Não é porque o líder estava preso que iriam esmorecer. Todos passaremos por momentos difíceis, afirmou o pastor, lembrando que a nossa reação natural ou é entrar em desespero, ou ficar na inércia, sem fazer absolutamente nada. Mas o apóstolo ensina que nenhuma situação adversa que foge ao nosso controle pode nos levar a não dar continuidade à fé que abraçamos. O segundo princípio nos diz que ao passarmos por angústia, precisamos nos unir aos irmãos neste momento, mesmo que tenhamos diferenças. Quando passamos por angústia a Igreja, como Corpo de Cristo é o nosso melhor abrigo. Em I Coríntios 12, Paulo nos fala que se uma parte do corpo perece o restante também sofre. Se somos corpo, precisamos estar juntos. O sábio diz que um cordão de três dobras não se parte facilmente. Se passamos por angústia e tristeza o diabo lança a mentira de que devemos nos isolar. A conduta de ficar preso dentro do quarto é uma mentira. O isolamento é exatamente o que Deus não recomenda. Procure um irmão, um amigo. Se você não tem ninguém com quem possa contar, peça a Deus e esta pessoa aparecerá. Quantos testemunhos já ouvimos de pessoas que estavam passando por momentos difíceis e de alguma forma o livramento apareceu, pela mão de amigo, de um irmão, ou até de um desconhecido. É Deus enviando o livramento. Se estivermos juntos, o Senhor trata a nossa angústia. É o que o Senhor fala no Salmos 133 “Como é bom que os irmãos estejam em união”. A Igreja é um grande hospital. É lugar de doentes em busca de cura. O terceiro princípio está no versículo 4, quando Paulo exorta aos angustiados a se alegrar no Senhor. Se estamos passando por angústia, devemos falar de Jesus, porque quando falamos Dele o Espírito de Deus vem sobre nós e assim não sentimos a nossa dor, ensinou o pastor, lendo Lucas 15: 8-10:
8 Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
9 E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.
10 Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
Quando estamos passando por angústia e falamos de Jesus nossa própria dor se vai. Deus encherá o coração daquele que fala de Seu amor, em vez de se remoer em sua dor.
O quarto princípio diz que quando passamos por angústia também temos a ilusão de que Deus virou as costas para nós. Se as coisa não acontecem conforme esperávamos não significa que Ele nos esqueceu. Se o casamento não foi restaurado, se o processo não foi ganho, não significa que Ele está distante. Muitas vezes o que sentimos não é o que Deus quer para nós. O nosso coração é enganoso e não vemos conforme Ele vê. Mas Ele prometeu que estaria conosco e está mais perto e mais atento do que imaginamos. Ele está cuidando de você, asseverou o ministrante, citando Davi em Salmos 139: 1-16
1 SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
2 Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
3 Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
4 Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó SENHOR, tudo conheces.
5 Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão.
6 Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.
7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa;
13 Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.
14 Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.
15 Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra.
16 Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.
Não podemos abrir mão deste princípio, conforme reconheceu o salmista, exortou o ministrante, anunciando o quinto princípio: além de perto, o Senhor está atento à nossa voz, ao nosso clamor. A Bíblia dá a entender que quando estamos quebrantado Deus deixa tudo para nos ouvir. Ele está atento a cada suspiro de nossas orações, porque quando chegamos em Sua presença Ele se revela a nós, garantiu o pastor, exortando a Igreja a não se calar, a continuar clamando e elevar a voz a Deus, pois quando menos esperamos, Ele se revela. Quando clamamos a Ele, o Senhor assume a responsabilidade de nos responder. Ele jamais nos deixará enganados. Esteja pronto apenas para ouvir, pois a resposta pode vir quando e de onde menos esperamos. Orar, gritar e gemer na presença de Deus não faz mal algum, mas é preciso estar na presença de Deus para ouvir a resposta, explicou o ministrante.
O último princípio está em aplicarmos todos esses princípios em nossas vidas. Quando Deus nos cobre com Sua mão poderosa. Podemos ver a Sua mão nos protegendo, nos envolvendo e nos colocando no colo. É fácil percebermos que Ele está perto, que Ele quer que continuemos firme em Sua presença, que Ele está ao nosso lado. Ele sabe o que esse momento de angústia significa, mas não nos deixa só. Às vezes o Senhor usa pessoas que também passam pelas mesmas dores para nos apoiar e nos fortalecer. Esse é um princípio de união, lembrou o ministrante. Não podemos nos isolar. Precisamos nos unir e nos fortalecer em Cristo, como membros de um Corpo, acrescentou o ministrante, orando por todos que se colocaram aos pés do Senhor.

Nenhum comentário: