Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 29 de maio de 2011

Culto de Santa Ceia e da Família Manancial de 29-05-11




É tempo de congregar

O ministrante da manhã, o pastor Silas, da Igreja da Paraíba, convidado a ministrar neste dia de comunhão da família Manancial leu com a Igreja os Salmos 126: 1-6
1 Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
2Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.
3 Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.
4 Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
5 Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
6 Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.





E suplicando a Deus para que faça o povo regressar agradeceu ao Senhor e lembrou que todos nós um dia saímos do cativeiro até que chegamos aos pés de Jesus. Os israelitas estavam assim, rejeitados, desprezados, mas recebeu do Senhor uma palavra de libertação. O salmista registra isso nos salmos 137. O salmo fala da saudade que o povo sentia de sua terra, do choro saudoso que deu lugar às músicas outrora cantadas.
Hoje quando olhamos para a sociedade vemos que o povo se alegra pelos seus bens, pelo seu status, mas não se alegra por ter o Deus de Sião. Nós podemos nos alegrar com a presença deste Deus a quem servimos. Muitas pessoas estão se alegrando com as coisas ou com o nome que possuem, mas nós nos alegramos pela salvação de Deus que tem feito grandes coisas em nossas vida. Muitos só conseguem ver as grandes coisas materiais, mas a nossa grande vitória está na libertação do cativeiro, na certeza da salvação do Senhor.
Livre, o povo de Israel pode se alegrar no Senhor e reconhecer “Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres”. Israele vivia um tempo de paz, as lutas haviam cessado, assim como acontece quando entregamos nossa vida a Jesus. As lutas podem vir, mas vêm com o refrigério do Senhor. Quando não estamos na presença de Deus não entendemos isso, afirmou o pastor, mas quando saimos do cativeiro conseguimos viver um tempo de paz, que não se assemelha à paz do mundo.
Israel vivia um tempo de exílio, de vergonha, de sofrimento e precisa se consertar. Quantos estão na Igreja e continuam sofrendo, continuam envergonhados porque não mudaram seu estilo de vida. Santidade traz alegria, assegurou o ministrante. Muitos conseguem viver a alegria do mundo, cantar as músicas que até têm literatura, mas não têm espiritualidade. É tempo de santificação e a Bíblia diz que precisamos nos santificar para conhecer a Deus. As coisas espirituais refletem as coisas materiais. Quandto mais nos espiritualizamos, quanto mais buscamos, mais melhoramos, porque o espiritual mexe com o material. Israel sabia disso , mas estava no cativeiro porque se esqueceu de se santificar. Quanto mais a Igreja se santificar, mais alegria terá, a casa, a família, o financeiro melhorará. Ficamos como quem sonha. O pastor lembrou o que aconteceu com Miriã. Ela chamou as mulheres e dançou diante diante de Deus. Miriã tocou os tamborins porque sabia que a alegria do Senhor é a nossa força. É tempo de nos alegrar no Senhor por tudo aquilo que Ele tem promovido em nossas vidas, reiterou o pastor, conclamando a Igreja a santificar o pensamento, o comportamento, as atitudes. Como no trabalho, na universidade, na família você tem se comportado? Perguntou o pastor, citando os salmos 137:1 “Junto dos rios de babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião.” Israel se lembrava como era bom estar na congregação. Não há nada melhor do que estar na congregação. O povo chorava porque sentia falta de congregar, reafirmou o pastor, exortando aos que irão se batizar a não deixar o primeiro amor. A não deixar de congregar por qualquer motivo, como tem acontecido com muitos. O ministrante lembrou a prisão de Paulo e Silas, quando, viram as cadeias sendo rompidas porque não deixaram de cantar. Há pessoas que só vêm à Igreja aos domingos e por qualquer motivo deixam de congregar, quando deveriam perceber que as benção vêm para aqueles que congregam. O Senhor está dizendo que quando a Igreja entender o que significa tempo de santificar, tempo de congregar, tempo de paz, certamente virá sobre ela um grande avivamento, profetizou o ministrante.
Quem serve o Senhor tem o melhor desta terra, afirmou o pastor contando sua própria experiência, quando recebeu um bom carro como bençãos de Deus. Quando o Senhor nos tira do cativeiro faz uma obra completa. E lembrou à Igreja que é tempo de oração, assim como foi para Israel no tempo do exílio. Como cantaremos a canção do SENHOR em terra estranha?, perguntava o salmista. É tempo de oração em todo lugar. Muita oração, muito poder. Pouca oração, pouco poder. Oração em todo tempo e lugar. Aproveite os momentos para orar, as caminhadas, os momentos de faxina. Orar sem cessar é o caminho. Nada vai acontecer se não orarmos, assegurou o pastor. Israel saiu do cativeiro, porque parou para orar. Se ajoelharmos diante do Senhor o céus se abrem. Não precisamos pegar carona na oração dos outros. Quanto mais oramos, mais gargalhadas o Senhor dá, afirmou o pastor lembrando que Deus fará grandes coisas em nossas casas, se orarmos, se nos santificarmos, se congregarmos. Aquelas situações mal resolvidas, a vida sentimental, financeira, profissional, tudo se resolverá e as pessoas à sua volta verão isso e dirão: grandes coisas fez o Senhor. Você atravessado muitos cativeiros, mas o Senhor libertará você deste cativeiro.

Nenhum comentário: