Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 1 de maio de 2011

Culto da manha de domingo de 01-05-11




É tempo de colocar nossos problemas diante do Senhor e esperar Nele




A ministrante, pastora Andrea Hermes, iniciou louvando a Deus pelo privilégio de conhecer e compartilhar a palavra de Deus e convidando a Igreja a abrir a Bíblia em I Samuel 1: 1-28


1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.
2 E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.
3 Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao SENHOR dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do SENHOR, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.
4 E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas.
5 Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre.
6 E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
7 E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.
8 Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?
9 Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do SENHOR.
10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente.
11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca.
13 Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada.
14 E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.
15 Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR.
16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.
17 Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
18 E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste.
19 E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela.
20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
21 E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao SENHOR o sacrifício anual e a cumprir o seu voto.
22 Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre.
23 E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.
24 E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança.
25 E degolaram um bezerro, e trouxeram o menino a Eli.
26 E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR.
27 Por este menino orava eu; e o SENHOR atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.
28 Por isso também ao SENHOR eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao SENHOR foi pedido. E adorou ali ao SENHOR.

A pastora contou à Igreja que ministrou essa palavra antes de ser mãe e mesmo tendo ouvido do médico que teria problemas para engravidar, confiou e profetizou em sua vida que estaria grávida dentro de um ano e hoje testemunha que isso aconteceu quase que imediatamente após sua oração. Ela guarda essa palavra em seu coração e hoje quer compartilhar com a Igreja o que é o milagre. De acordo com o dicionário milagre é algo que vai além de nossas possibilidades, é algo impossível, mas que acontece. O maior milagre que Deus realiza em nossas vidas é o milagre da salvação. Não importa se outra pessoa pense que algo impossível, se para nós parece impossível e acontece, é milagre. É algo que mexe conosco porque é quando Deus manifesta seu poder em nossas vidas. Nesse texto vemos o relato de um homem que tinha duas mulheres e uma delas era estéril. Naquele período para uma mulher ter filhos era uma questão de honra e era valorizada pelo número de filhos que dava ao seu marido, que poderia se casar de novo se a mulher fosse estéril. Elcana tinha duas mulheres, Penina que significa pérola e Ana cheia de graça. Mesmo sendo estéril e tendo o amor de seu marido, ela não se satisfazia porque o vazio sentido por não ser mãe não era suprido por esse amor. Ela queria satisfazer esse sonho. Todos nós temos sonhos materiais ou emocionais e sonhos são saudáveis. Muitas vezes pensamos que coisas suprem o vazio de nosso coração. Nada supre a ausência de Deus em nossas vidas. Ana era amargurada, mas não permaneceu da forma que estava. Ela tomou uma decisão e buscou alcançar o milagre de Deus. Ela tomou algumas atitudes, enquanto não alcançava o milagre. Ela não murmurou diante dos problemas. Ela não rebateu a afronta da outra mulher. Ela sofreu, mas deixou que o inimigo sobrepujasse. Quantas vezes vemos o ímpio prosperar e nos sentimos injustiçados. Ana era afrontada pela humilhação de Penina. Ana preferiu trocar o sentimento de autocomiseração pelo sentimento de fé. Ela creu e não se colocou como vítima da situação. Precisamos trocar o sentimento de autocomiseração, de achar que somos coitados e agir como filhos de Deus. Não há como Deus agir se continuarmos agindo como vítimas e não como filhos de Deus.
A segunda atitude de Ana foi que em meio à angústia não deixou de ir ao templo adorar. Quantas vezes ao passarmos por lutas não temos ânimo de ir à Casa de Deus. Muitas vezes achamos que o melhor lugar é ficarmos quietos em casa. É certo que nesses moimentos tudo nos empurra para ficarmos sós. Mas o melhor lugar para Deus agir é em Sua casa. Ana não deixava de ir, mesmo sendo afrontada. Ela foi ao templo buscar a misericórdia. Ela fez de sua dificuldade o desafio a ser vencido. Ela olhou para a tristeza e humilhações e gerou fé para continuar. Não podemos olhar para as dificuldades e parar. Mesmo sendo humilhada ela perseverou e creu que Deus poderia fazer algo.
A terceira atitude de Ana: ela se derramou na presença de Deus. O melhor lugar para procurarmos a solução para nossos problemas é na casa do Senhor, reiterou a pastora. Ana foi e chorou. Não importa quem está do nosso lado. O que importa é que Deus está nos ouvindo. Ana buscou Deus e se derramou na Sua presença. Ela fez a entrega de tudo que tinha no momento.
A quarta atitude é que Ana entregou os seus problemas a Deus. Ela não murmurou, não deixou de ir ao Templo, ela se derramou na presença de Deus e ela entregou os problemas a Deus. As vezes carregamos uma carga muito pesada porque não agimos como Ana. Queremos resolver nossos problemas com nossas próprias forças. Ana ao sair do Templo não tinha o mesmo semblante. Quando ela entregou o problema a Deus, recebeu forças que a revigorou. Precisamos saber em quem confiamos. Agora é com o Senhor! Foi isso que Ana fez. Entregou a Deus os seus problemas e mudou seu semblante. Muitas vezes não abrimos mão da dor. O remédio para o desânimo é a entrega ao Senhor. Em Mateus 6:27 Jesus nos diz: E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? De nada adianta ficarmos sem comer, sem dormir, nenhum de nós podemos resolver nossos problemas com nossas forças. Podemos resolver temporariamente, mas em seguida nos desmoronamos novamente porque nada podemos sem Deus.
A quinta atitude de Ana foi não compartilhar com outras pessoas os seus problemas. Precisamos saber em quem confiar. Ela apenas disse a Eli que havia se derramado diante de Deus, mas não revelou o que era. Muitas pessoas tentam nos desanimar, por isso precisamos compartilhar nossos sonhos apenas com quem ora por nós, com quem deseja o mesmo que nós. Devemos compartilhar com a pessoa correta.
A sexta atitude é que depois que recebeu a bênção ela cumpriu os seus votos. Ela esperou seu filho desmamar e entregou o seu filho ao Senhor. Quando alcançamos milagres em nossa vida precisamos honrar nossos votos, porque não podemos nada.
Imagine como foi difícil para Ana entregar o filho tão esperado, mas ela sabia a quem estava entregando. A Bíblia diz que quando o homem tinha duas mulheres a porção dobrada era do primogênito mesmo não sendo filho da mulher que amava. Samuel não teve a porção dobrada, mas teve o melhor de Deus. Precisamos saber que mesmo não sendo o convencional, mesmo não recebendo o que diante dos homens parece ser o melhor, Deus tem o melhor para os que depositem Nele a sua confiança, assegurou a ministrante orando com a Igreja.

Nenhum comentário: