Localização da ICMV

Localização da ICMV

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Culto de Santa Ceia de 28-02-10


É tempo de voltar ao primeiro amor

O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques iniciou a preleção perguntando quem é servo de Jesus e explicou que servo é livre para servir, enquanto o escravo serve por imposição. O Filho nos libertou para fossemos verdadeiramente livres. Essa mensagem é para os servos, e será ministrada em sete capítulos, explicou o bispo, referindo-se as sete cartas. Nós somos a Igreja lembrou, lendo com a Igreja Apocalipse 1: 20 e 2: 1-
20 O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.
Apocalipse 2:
1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.
3 E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
5 Lembra
-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; se não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
6 Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.


Quando Jesus diz que tem as sete estrelas, Ele diz que tem a liderança. Ele está presente. Ele está em nosso meio. Está em nós e não nos deixará até a consumação dos séculos. As sete estrelas são sete anjos que simbolizam os sete pastores. Jesus está dizendo à Igreja de Éfeso que conhece as suas obras. Ele sabe que é uma Igreja perseverante na doutrina. É uma igreja que trabalha. Se você fosse escolher uma das igrejas, certamente você escolheria a igreja de Éfeso, assegurou o ministrante.
Jesus gosta de perseverança, de trabalho, mas isso não é motivo para nos vangloriarmos.
Paulo pastoreou essa igreja, aos olhos humanos e aos olhos de Deus era uma boa igreja, porém, Ele tem algo contra essa igreja. Isso é algo sério. Era uma igreja que suportou perseguições por amor do nome de Jesus. Era uma igreja laboriosa, mas Jesus diz: “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor”.
E Jesus recomenda à igreja: lembra-te, arrependa-te e volta-te. Éfeso era uma igreja que fez fama, mas deixou o primeiro amor. Quem deve reinar é Jesus de Nazaré. Quem tem que ser glorificado na igreja é Jesus. Igreja que fez fama e se acomodou nela. No início amava as almas perdidas, era apaixonada, laboriosa que trabalhava pelo evangelho.
A recomendação de Jesus é para nós, afirmou o bispo. Lembra-te de sua conversão? De quando queria falar de Jesus para todos, quando se interessava pelo evangelho? Aos olhos de Deus você era tudo, ainda que aos olhos dos homens fosse um “Zé Ninguém”, garantiu o ministrante. Jesus diz para que se lembre de onde caíste. O que te fez cair?
Arrepende-te, é outra recomendação. Arrepender é ver que errou e mudar de direção. Retornar ao lugar de onde saiu. Arrependimento não tem nada a ver com emoção. É mudança de atitude e de comportamento. Se desviou do propósito de Deus é preciso se arrepender e marchar em direção ao primeiro amor. Voltar ao princípio de todas as coisas. Lembra de como se sentia na Casa de Deus, de como era gostava de servir ao Senhor?
O ministrante lembrou Judas depois de trair Jesus. Ele teve remorso, mas não se arrependeu. Não voltou atrás. E sua atitude desesperada o levou ao suicídio. O arrependimento leva à vida.
Hoje Jesus te chama, e te dá uma oportunidade de se arrepender e de retornar, afirmou o bispo. Ele diz isso a você. Jesus está falando à igreja e aquele que tem ouvidos ouça. Ele fala com você nesta noite, afirmou o bispo. Ele tem o remédio. Só Ele tem o remédio que você precisa. Ele diz para que se arrependa e volte. Você sabe onde errou. Sabe o que fazer para voltar.
Ele diz: lembra de onde caíste, arrepende-te, mas faz também uma advertência. “Se não, virei a ti...”
A palavra de Jesus a igreja é o amor. Quando você não ama mais, você passa a ser crítico. Se você parou de amar, passa a apontar os erros dos outros e não a enxergar os seus. Jesus está te dando uma oportunidade de se arrepender e de voltar. O bispo lembrou que na ICMV não há expulsão de membros. O único que pode se retirar é você, afirmou o ministrante. E interpretou a palavra profética da anciã: VOLTA. Jesus está dizendo a você. Ninguém pode tirá-lo da Igreja a não ser você mesmo, repetiu.
O diabo quer você fora da igreja, porque aqui você é livre, mas lá fora ele o escraviza. Ele tira sua dignidade, oferece o que não pode entregar e deixa você pior do que quando saiu. Ele faz você acreditar que Jesus ou os irmãos acusam você. ele é o grande acusador. Jesus perdoa. Mas é preciso arrepender e voltar ao primeiro amor.
Deus não gosta de mistura. O pecado Ele abomina, por isso diz que odeia as obras dos nicolaítas. Os nicolaítas eram cristãos que se desviaram da santa doutrina e passaram a ser permissivos. Passaram a admitir o pecado como coisa normal. Jesus odeia cristão permissivo. Crente que aceita o pecado e convive com ele. Seja um cristão autêntico, verdadeiro, ensinou o bispo. Defenda o seu pensamento. A sua teologia seja cristocêntrica. Não é contra o pecador que você deve ser, mas contra o pecado. Contra as obras pecaminosas. Não é contra a pessoa que erra que devemos estar, mas contra aquilo que ela faz que não está de acordo com a palavra de Deus. O nosso inimigo é satanás e nossa luta é contra os principados e potestades, não contra a carne e o sangue. Jesus afirma que ao vencedor dará a árvore da vida.
O recado de Jesus é você hoje: lembra de onde caíste, arrepende-te e volta. Jesus espera você, repetiu o ministrante abençoando a Igreja.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Culto da noite de vitória de 26-02-10




É tempo de praticar a palavra


O ministrante da noite, o Bispo Roberto Marques iniciou a preleção lendo com a Igreja Tiago 1:19-25


19 Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
20 Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
21 Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
22 E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.
23 Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
24 Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
25 Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Não basta apenas saber, afirmou o bispo, é preciso vivenciar todas as coisas que diz Tiago. O verdadeiro cristão é tardio para falar. Não abre a sua boca sem pensar. Pelo muito falar há transgressão. Pecamos muitas vezes por falar demais. Por isso é preciso pensar antes de falar. Principalmente quando estamos nervosos. O verdadeiro vencedor é aquele que controla a sua língua. Um ditado árabe diz que somos senhores de nosso silêncio e escravo de nossa palavra, pois a palavra liberada não volta. Há pessoas que precisem apenas que você ouça, afirmou o ministrante. Precisamos ouvir aqueles que querem desabafar, não precisamos falar a não se que ele peça. Em geral somos prontos a falar e tardio a ouvir. Se estivermos prontos para ouvir e tardio para falar seremos capazes de controlar nossa ira. Jesus se irou diante dos mercadores no templo e os expulsou, por zelo à casa de Deus. Mas os momentos de ira eram raros. E há pessoas que se iram com muita facilidade, em vez de serem longânimas. E há os que se gabam de serem de pavio curto de tratar como são tratados. O que precisamos é estar prontos a perdoar. Não basta saber, isso até o diabo sabe e ele sabe que sabemos, afirmou o bispo, reiterando que precisamos viver a palavra. A ira do homem não reflete a Glória de Deus, por isso não devemos deixar o sol se por sobre a nossa ira. Se despojamos de toda impureza e acúmulo de maldade, Deus nos reveste de poder. Para que possamos receber as bênçãos de Deus precisamos estar vazios. A bênção não entra porque não há espaço. É preciso se despir do velho homem para se revestir do poder de Deus. Todos somos vasos, mas podemos esco9lher ser vaso de honra ou vaso de desonra. Se nossa vida está cheia de ira, de rancor, de contenda, de maldade, de promiscuidade, não seremos cheios das bênçãos. Por conta de muitos que se intitulam cristão e estão cheios de carnalidade é que o nome de Deus é blasfemado. Há os que recebem e os que a unção passa ao longo, porque nem todos estão vazios de si para receberem a cachoeira de bênção que Deus derrama. Isso porque estão cheios de pensamentos vazios e de carnalidade. Muitos estão na igreja pensando no futebol, na novela. Deus tem muito para derramar, mas alguns entram e saem da casa de Deus da mesma forma que entram, porque não se abrem para receber. Deus não tem encontrado lugar, porque muitos não mudam sua forma de viver. Conhecem a palavra e não se despojam da impureza. Tiago fala em acúmulo de maldade. Não é pouca, é muita maldade no coração, na vida e assim não há espaço para a bondade, para o amor.
O bispo lembrou que os filhos das trevas são mais dedicados dos que os filhos da luz. Respeitam horários e não desanimam em suas buscas. Insistem no que querem até conquistar o objetivo. E não desistem em honrar os seus deuses, em obter o que querem como pacto. Mas os cristãos não são assim dedicados. Muitos vão à igreja quando não têm outro compromisso, lembrou o bispo.
O bispo exortou a Igreja a acolher essa palavra que não é boa, como um remédio amargo. Não é fácil, pois ninguém gosta de ser confrontado com o erro, com a falha. Mas é necessário que o rebanho tenha consolo, edificação e exortação. Toda profecia é boa para consolar, edificar e exortar. O povo precisa de profecias para não se corromper. A Igreja precisa do equilíbrio. Nem sempre a palavra é boa. É necessário que haja exortação para que a pessoa se volte e seja confrontada com seus erros para não se perder. Deus admoesta a quem ama. Ele não chama a atenção a bastardos. Deus só disciplina os filhos. Deus não disciplina os ímpios. A Bíblia diz que é preciso corrigir os filhos. Vamos esvaziar e aceitar a palavra com mansidão. Mas o tolo e o insensato não recebe a correção. Ele odeia a quem o admoesta. Mas o sábio aceita, e se torna mais sábio, ele aceita com mansidão. Quem é filho recebe e cresce com a admoestação. Em Ezequiel 11: 20-21 Deus fala “E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus. Mas, quanto àqueles cujo coração andar conforme o coração das suas coisas detestáveis, e as suas abominações, farei recair nas suas cabeças o seu caminho, diz o Senhor DEUS.”
Deus quer salvar sua alma, suas emoções, seus sentimentos, quer que tenhamos uma saúde plena. Saúde física e emocional. Saúde espiritual. Uma Igreja saudável cresce naturalmente. A palavra é poderosa para salvar as nossas almas. Por isso Tiago ensina a sermos praticantes e não somente ouvintes. Você tem feito isso, perguntou o bispo. Para que o evangelho seja de resultados não adianta apenas ler a palavra. É preciso fazer a tarefa, reiterou o ministrante.
Evangelho de teoria não funciona. Deus quer resultados e isso só acontece com a prática. Aquele que é só ouvinte engana a si mesmo. É como o homem que olha a si mesmo no espelho. Os caminhos do Senhor são perfeitos e dá sabedoria. E a Lei do Senhor é que liberta, por isso o diabo não quer que você a pratique. Ele não se importa que você conheça. Ele também conhece e bem a palavra, explicou o ministrante. Os pecados estão ficando comuns. Não nos escandalizamos mais com certas condutas. Mulheres se beijando, homens se beijando é comum. Não causa mais escândalo. O diabo está manipulando de tal forma que pessoas que conhecem a palavra aceitam e até praticam essas coisas com naturalidade. A palavra de Deus não muda, ela permanece. Você é livre para escolher aceitar a palavra e praticá-la ou deturpá-la, vivendo como o mundo quer e não como Deus espera. O que determina a sua bênção, afirmou o bispo, é a sua fé. Se você persevera será bem aventurado no que realizar. Mas aquele que ignora a palavra, que não a pratica traz para si o preço da desobediência. Nada do que faz prospera, mesmo o que ganha com facilidade. Mas quem tem as bênçãos de Deus não só abençoa como é abençoado.
Quem não produz é cortado, lembrou o bispo. Jesus diz em João 15: 1-2: 1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”.
E concluiu citando Mateus 7:21-25:

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Culto de Louvor e adoração de 21-02-10



É tempo de santificar o nosso corpo


O ministrante da noite, o Conselheiro João Marques iniciou a preleção se colocando à disposição para passar o recado de Deus, mostrando-o em 1 Coríntios 6: 19
“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?”


E afirmando que nosso corpo é santuário do Espírito Santos, lançou a Igreja a necessidade de considerar as conseqüências de desobedecer essa condição.
E para entregar esse recado ponderou sobre as vidas daqueles que se deixam contaminar pelas obras da carne, desonrando o próprio corpo, como santuário do Espírito e impedindo a morada do Senhor em seu meio.
Um exemplo disso está em I Reis 11: 29-37


29 Sucedeu, pois, naquele tempo que, saindo Jeroboão de Jerusalém, o profeta Aías, o silonita, o encontrou no caminho, e ele estava vestido com uma roupa nova, e os dois estavam sós no campo.
30 E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços.
31 E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.
32 Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel.
33 Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.
34 Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos.
35 Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele.
36 E a seu filho darei uma tribo; para que Davi, meu servo, sempre tenha uma lâmpada diante de mim em Jerusalém, a cidade que escolhi para pôr ali o meu nome.
37 E te tomarei, e reinarás sobre tudo o que desejar a tua alma; e serás rei sobre Israel.


Esse texto mostra que o altar foi construído não por um coração piedoso, mas por alguém que jogou tudo fora e deixou que as paixões da carne envolvessem todo o seu destino. Suas atividades foram tão perniciosas que acompanharam todos os reis que o seguiram, continuando os pecados de Jeroboão. Uma forma de uma pessoa ser má é contaminar outras pessoas. A vida de Jeroboão mostra isso. Em I Reis lemos que ele era um dos serviçais de Davi e foi guindado a condição de rei após a morte Salomão. Jeroboão teve a oportunidade e foi encontrado pelo profeta Aías no campo, quando num ato profético rasgou uma capa em doze partes e entregou dez a Jeroboão, significando que as dez tribos pertenceriam ao reinado desse rei que foi colocado ali sem uma dinastia por herança. E isso lhe cresceu a cabeça. O reino foi dividido em dois reinos, do norte e do sul. No reino do Norte Jeroboão mandou construir a cidade de Siquém para se estabelecer e irradiar a sua autoridade. Vimos que ele preocupado porque o povo precisava se deslocar até o reino do sul para louvar a Deus, indo a Jerusalém. Mas a sua preocupação era a de que o povo poderia se rende ao rei de Jerusalém .E tomando conselhos ele mandou fazer dois bezerros para que o povo adorasse. Aí começou a desvirtuar o coração do povo. A figura do bezerro de ouro procurava tomar o lugar do verdadeiro Deus. Nós temos uma responsabilidade, quando ouvimos que nosso corpo é santuário do Espírito Santo, vemos que quando deslocamos o lugar do Deus verdadeiro e passamos a buscar as resposta das quais os nossos corações estão ansiosos. Deus tem a resposta que precisamos, mas muitos insistem em buscar deuses estranhos, contaminando seu santuário. Isso nos afasta de Deus, assim como fez Jeroboão. É isso que acontece quando damos espaços a crenças estranhas à palavra do Senhor. Jeroboão procurou usurpar a determinação divina. Os sacerdotes só poderiam ser ungidos da linhagem de Levi. Ele também queimou incenso, contrariando a vontade de Deus. Esse rei havia sido abençoado quando recebeu sem direito de herança um reino, mas se perverteu ao endurecer seu coração e passou a fazer tudo contrário ao que Deus designou, explicou o ministrante, lembrando à igreja que quando nos associamos a pessoas que se entregam a deuses estranhos, que deixam seus corpos serem contaminados pelas obras da carne: a lascívia, a prostituição, a glutonaria e outras citadas por Paulo em Gálatas 5.
Vemos no exemplo de Jeroboão apenas a prática carnal. A ganância e a desobediência. Ele poderia ter honrado a Deus por recebido um reino e glorificado ao Senhor por isso. Mas o pior é que a carne fez com ele tirasse Deus do centro de sua vida e colocou outros deuses em seu lugar. Isso é um alerta para nós, ponderou o ministrante. Quando nós tiramos Deus do centro de nossas vidas e deixamos que a carne e sua concupiscência falem mais alto. Quando tiramos Jesus de nosso coração e entronizamos coisas impuras no nosso viver, dentro de nosso santuário. Quando nosso corpo é contaminado por coisas mundanas, corremos o risco de nos prender em laços de morte. É certo que as obras da carne nos afastam de Deus e nos impedem de obter a vida eterna.
Gálatas 5: 19- 21 enumera as obras da carne:


19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.


Quando abrimos o nosso santuário e nos deixamos envolver pelas obras da carne, elas vão tomando conta de nós. Desprezamos o Espírito Santo de Deus em nossas vidas. As conseqüências dessas obras são duras, se deixamos nosso santuário ser contaminado pelas obras da carne, certamente o Espírito se afastará de nós. Quais dessas obras estão tomando lugar em seu santuário, impedindo que Deus reine em sua vida, em lugar do bezerro?
Mas se estamos com essa tendência de Jeroboão, se permitimos que bezerros de ouros sejam erigidos em nossa vida, Deus nos chama a um posicionamento, porque Ele é o único Deus. Primeiro é necessário restaurar o altar que está destruído. Não se pode aproveitar nada do antigo.
Se a sua casa não é santificada ao Senhor, ela deve ser destruída para ser novamente erigida em santidade, afirmou o ministrante. É preciso fazer como Elias fez. Ele tirou todo o resquício de podridão, que contaminava o altar. Assim também precisamos fazer, esquecer das coisas que para trás ficaram. Lançar fora tudo aquilo que nos escraviza e nos faz construir altares a outros deuses, onde a carne domina e não o espírito. Somos santuários de Deus e Ele usa esse santuário e se manifesta em nossas vidas. O que temos para oferecer a Deus? Na palavra de Deus encontramos a resposta. Podemos colocar nesse altar a pedra do amor, da paz, da longanimidade, da mansidão, e a pedra fundamental, a base de todo esse altar: a pedra angular que é Jesus Cristo, na qual todo edifício se sustenta. Se edificarmos esse altar firmado nessa pedra angular, e com essas pedras enumeradas, teremos um altar em que Jesus habitará. Aí teremos a confirmação do que foi colocado no início: acaso não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo?
E assim faremos o que diz Paulo aos Efésios 2: 20-22:
21 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
22 No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
Mas é preciso fazer o que diz o apóstolo em Filipenses 3: 13-14:
“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim”.
Se queremos tomar um novo posicionamento, se estamos na posição de Jeroboão, Deus nos dá uma oportunidade. De onde você está, faça uma oração a Deus e posicione-se. Ele certamente lhe responderá e sua vida será abençoada, com a presença do Espírito de Deus fazendo morada em você, concluiu o conselheiro.

Culto da manhã de domingo 21-02-10




É tempo de guardar os mandamentos de Deus

O ministrante da manhã, o bispo Roberto Marques antes de iniciar a preleção da manhã, ensinou a igreja a ser grata a Deus, preparando-se para ser bênção e para abençoar. Agradecendo em todas as circunstâncias, porque Deus sabe todas as coisas e mesmo o que nos parece mal pode se converter em bem.
É preciso estar preparado para receber a bênção do Senhor e a porção desta manhã anunciou o ministrante lendo com a Igreja o Evangelho de João 14: 21-24:


21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
22 Disse-lhe Judas (não o Iscariotes): Senhor, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo?
23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

Uma coisa interessante nesta passagem: aquele que tem os mandamentos do Senhor. O que significa isso, perguntou o pastor, ponderando se é somente ter uma Bíblia em casa. Esse livro que chamamos de Bíblia contém as ordenanças do Senhor e todos devem ter, mas não é só comprar e não usar. Bíblia não é status, não é objeto de referência e de ostentação para que nos atribuam cristandade. É preciso ler a palavra para se adquiri os mandamentos. Mas isso também não basta. Uma segunda coisa é necessária assegurou o bispo: é preciso guardar os mandamentos, afirmou fazendo uma analogia com o manual do fabricante.
Quando compramos um objeto eletrônico, devemos ler o manual do fabricante para evitarmos danos ao instalarmos o aparelho, pois nem todos têm o hábito de ler o manual. Em geral isso é de pessoas analíticas. Aqueles que são metódicas e não deixam de consultar os manuais. O que é uma característica importante, afirmou o ministrante.
Entretanto, guardar a palavra é fazer a vontade de Deus. E aquele que tem os mandamentos e guarda, ama a Deus. E amar a Deus é algo que não se explica por palavras, mas por ações. Apenas conhecer não é suficiente. O diabo é um exemplo disso, pois ele conhece a palavra e com ela quis tentar a Jesus, quando estava a quarenta dias em jejum. Ele não usou revistas pornográficas, nem livros profanos, mas a palavra que está na Bíblia. Foi com a palavra, no Monte Sinai, onde há muitas pedras. E como não é onisciente, mas conhecia a palavra, deduziu que aquele homem seria o Filho de Deus e disse-lhe: “se tu és o Filho de Deus, manda que essas pedras se transformem em pão.”Mas Jesus lhe respondeu: “nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”
Depois levando-o ao pináculo, tentou Jesus com o salmo 91, o mais lido e exposto por todos que têm uma Bíblia. Muitas vezes usado como talismã.
Jesus rebateu com a palavra. O diabo conhece essa palavra, mas não guarda. Quando você guarda a palavra o mundo reconhece isso em você. Quando você guarda a palavra você ama indistintamente e ama as almas perdidas. Mas o diabo não quer isso, ele não se importa que você leia, estude e seja um erudito, só não quer que você pratique. E amar começa com perdão, porque amar quem nos ama é fácil. Mas amar os que nos perseguem, que nos caluniam, que nos fazem mal, isso é de Jesus. E Jesus diz: “aquele que ama será amado pelo meu Pai.” Esse amor é pai para filho, pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho único para o perdão dos pecadores.
Se você amar e guardar os mandamentos e colocá-los em prática, você será amado por Jesus e poderá pedir o que quiser. Jesus diz: eu também o amarei e me manifestarei a ele. Se você quer receber a visita de Jesus, Ele fará isso para aqueles que guardam a sua palavra.
Deus vai se manifestar a você em particular, para que não tenha dúvida. Judas pergunta e João faz diferença em Judas e Judas Iscariotes, pois esse foi o que traiu a Jesus, pois se deixou contaminar.
Deus será ao seu favor e estará trabalhando para você, afirmou o bispo, citando Isaias : “nunca se viu...”. Contudo você tem que viver a palavra, guardar a palavra e amar como diz a palavra. Se está faltando algo em sua vida, você precisa mudar isso, para que Deus possa derramar sobre você. Nós temos o Espírito de Deus, as três pessoas da Trindade habitam naqueles que ama. Onde está o Pai está o Filho e o Espírito. Dentro de você, em seu tabernáculo está habitando Deus, perguntou o bispo, lembrando que Deus só habita naqueles que guardam a Sua palavra. E uma vez que Ele vem e habita Ele não vai mais embora.
Eis que estou à porta e bato e se você ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei e cearei com você. Esse versículo é dirigido à Igreja. Jesus está à porta. Que área de sua vida está trancada? Deus que entrar, assegurou o ministrante.
Estar em Cristo é um conceito grande. Jesus está no Pai e quer que estejamos Nele. Nós temos que estar em Cristo e Cristo está no Pai. Se isso ocorre, pediremos o que quisermos. Isso não é fácil, porque muitas vezes a nossa vontade fala mais alto. Não é fácil chegar ao irmão que me magoou e pedir perdão. Mas a palavra é de Deus.
E que a palavra que você esteja praticando seja a palavra de Deus, porque muitos pregam uma coisa, carregam e ostentam a Bíblia, mas vivem o contrário.
Deus está falando com você neste momento. E quer abençoá-lo. Se você ouviu e compreendeu a palavra verá que a bênção do Senhor é que enriquece e ela não acrescenta dores. Mas para isso deve guardar e praticar a palavra, asseverou o pastor.
Às vezes é preciso repetir a mesma palavra, a mesma pregação. Falar com as mesmas pessoas as mesmas coisas, repetidas vezes até que ela entenda. O bom professor não passa para a lição dois sem que o aluno tenha aplicado a lição um, ensinou o bispo. E Jesus é esse bom professor. Ele falará com você até que entenda e pratique. O crescimento é gradativo, afirmou o bispo, fazendo uma analogia com a alimentação: começamos como o colostro, depois com o leite, outros líquidos, devagar vamos inserindo as papas até chegarmos ao alimento sólido e só depois passamos à gordura. Só podemos comer um churrasco gordo, se antes aprendemos a degustar os outros alimentos, afirmou o bispo, assegurando que Deus gosta da gordura. Gordura significa unção de Deus, que liberta e cura. E Ele quer que você se alimente de gordura, esteja certo disso, concluiu o ministrante.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Culto da vitória de 19-02-10




É tempo de ser referência para o mundo


O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques leu com a Igreja Atos 3: 1-26


1 E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
2 E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
3 O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
6 E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
7 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.
8 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.
9 E todo o povo o viu andar e louvar a Deus;
10 E conheciam-no, pois era ele o que se assentava a pedir esmola à porta Formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro, pelo que lhe acontecera.
11 E, apegando-se o coxo, que fora curado, a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao alpendre chamado de Salomão.
12 E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
13 O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus de nossos pais, glorificou a seu filho Jesus, a quem vós entregastes e perante a face de Pilatos negastes, tendo ele determinado que fosse solto.
14 Mas vós negastes o Santo e o Justo, e pedistes que se vos desse um homem homicida.
15 E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.
16 E pela fé no seu nome fez o seu nome fortalecer a este que vedes e conheceis; sim, a fé que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.
17 E agora, irmãos, eu sei que o fizestes por ignorância, como também os vossos príncipes.
18 Mas Deus assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado; que o Cristo havia de padecer.
19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
20 E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
21 O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
22 Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
23 E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
24 Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.
25 Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
26 Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.


E Atos 4: 1-22


1 E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,
2 Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos.
3 E lançaram mão deles, e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois já era tarde.
4 Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.
5 E aconteceu, no dia seguinte, reunirem-se em Jerusalém os seus principais, os anciãos, os escribas,
6 E Anás, o sumo sacerdote, e Caifás, e João, e Alexandre, e todos quantos havia da linhagem do sumo sacerdote.
7 E, pondo-os no meio, perguntaram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto?
8 Então Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Principais do povo, e vós, anciãos de Israel,
9 Visto que hoje somos interrogados acerca do benefício feito a um homem enfermo, e do modo como foi curado,
10 Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós.
11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.
12 E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
13 Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
14 E, vendo estar com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário.
15 Todavia, mandando-os sair fora do conselho, conferenciaram entre si,
16 Dizendo: Que havemos de fazer a estes homens? porque a todos os que habitam em Jerusalém é manifesto que por eles foi feito um sinal notório, e não o podemos negar;
17 Mas, para que não se divulgue mais entre o povo, ameacemo-los para que não falem mais nesse nome a homem algum.
18 E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.
19 Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;
20 Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido.
21 Mas eles ainda os ameaçaram mais e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir, por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera;
22 Pois tinha mais de quarenta anos o homem em quem se operara aquele milagre de saúde.

Uma das coisas que podemos observar neste texto é que Pedro e João iam ao templo para orar, ensinou o bispo. Diferentemente do que muitos dizem que não precisam ir à igreja para orar com a justificativa de que Deus está em todo lugar, Deus escolhe lugares para que o homem fale com Ele. Pedro e João fizeram isso e Deus se agrada de quem O busca. É preciso ter comunhão com Deus. Pedir aos outros para orar faz com que o efeito da oração seja passageiro, pois se aquele que ora tem comunhão com Deus, a oração tem efeito, mas por tempo determinado. Se você não tiver um compromisso de oração e não tiver essa intimidade com Deus, o efeito passa e o mal se sobrepõe na vida de quem não vigia. Se deixa a oração, se deixa a comunhão e o caminho do Senhor, o problema pode ficar sete vezes pior, explicou o bispo.
Mas que tem comunhão com Jesus pode pedir o que quiser e lhe será dado diretamente. Pedro e João oravam e iam à Casa de Deus. Você deve vir à casa de Deus, assegurou o ministrante. Naquele dia em especial, eles entraram pela porta principal chamada formosa. Entraram como seguidores de Cristo. Você também não pode ter vergonha de ser reconhecido como seguidor de Cristo, ensinou o bispo.
Fazia quarenta anos que aquele homem estava ali à porta. Durante o ministério de Jesus certamente Ele havia passado por aquele homem, quando entrava pela porta formosa, mas o milagre de Deus acontece na hora determinada, por isso naquele dia em especial o paralitico pediu uma esmola e Pedro, movido pelo Espírito Santo, fez acontecer o milagre. Todo vencedor, explicou o bispo, tem que estar cheio do Espírito Santo. Aquele homem precisava de uma referência, por isso os discípulos disseram: “olhe para nós”. Você tem sido referência? O mundo precisa ver em você a presença de Cristo. Se a sua vida não mostra Cristo, atente para o que precisa mudar, ensinou o bispo, explicando que muitas vezes Deus faz o que não esperamos, pois aquele paralitico esperava uma esmola, não a cura. Mas Deus providenciou o milagre. Você tem que ser referência para que Deus possa usá-lo quando for chamado.
Quando Pedro disse que não tinha ouro e prata, certamente causou uma decepção no homem, mas tinha o poder de Deus. Você tem isso na sua vida? Perguntou o ministrante, assegurando que Deus colocou em nós poder para determinar sobre as circunstâncias, pois tudo que está abaixo de Deus você tem autoridade para determinar e ser obedecido. Você só não pode determinar a Deus, mas sobre todos os seres viventes e criaturas. Pedro sabia disso e afirmando que o que havia recebido de graça de graça deu.
Naquele tempo muitos chamavam-se Jesus, mas nenhum deles é Jesus de Nazaré, o Deus filho do Deus Todo Poderoso. Até nos terreiros de macumba podem ter espíritos falando em nome de Jesus, mas não é o Cristo, certamente.
Se você pensa demais sua mente o impede de ver os mistérios, por isso Pedro nem deu tempo ao paralitico de pensar, colocou-o de pé e ele logo correu. Esse foi um milagre, e milagre atrai multidões, mas o que Pedro fez em seguida? Pregou. Aproveitou a multidão e falou da salvação. Essa multidão se voltou para os discípulos que logo trataram de falar de Jesus, aquele a quem a multidão tinha apedrejado. Você não pode ter meias palavras. Se vê algo que nega a palavra do Senhor, deve falar abertamente, afirmou o bispo. É preciso falar de Jesus, pois o mundo está sedento. Pedro pregou sem meias palavras, afirmando “a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por base”, mas Ele continua sendo o autor da vida e é por intermédio Dele que o paralitico está andando. Observe que foram justamente os religiosos que mais deram trabalho a Jesus, ponderou o ministrante. Proibiram os discípulos a falar em nome de Jesus, mas eles mostraram posicionamento: “Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus; Porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido”. E eles não puderam fazer nada e deixaram-nos ir, depois de prendê-los sem causa. Isso nos mostra que nossa ousadia e determinação fazem a mudança. A vontade de Deus está expressa: ide, curai e libertai. Deus quer isso, asseverou o bispo, mas você deve assumir isso, ensinou o ministrante. Quando você determina em nome de Jesus, havendo comunhão com Deus, o milagre acontece. Isso é tomar a autoridade que Jesus já nos deu. Aja com fé, opere com fé, não ore no nome de Jesus que o pastor prega, mas ore no nome do Jesus que você conhece e lhe deu autoridade, porque todas as coisas estão sujeitas debaixo de nossos pés. Os mesmos princípios que operaram na época de Paulo, Pedro e João são os mesmos que operam hoje, garantiu o bispo. Não dê ouvidos a religiosos, mas aprenda a dar ouvidos ao Espírito Santo. Se não está cheio, busque-O e se encha do poder, exortou o bispo, orando com a Igreja.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010






É tempo de santificação

O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques leu com a Igreja Isaías 58: 1-14

1 Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados.
2 Todavia me procuram cada dia, tomam prazer em saber os meus caminhos, como um povo que pratica justiça, e não deixa o direito do seu Deus; perguntam-me pelos direitos da justiça, e têm prazer em se chegarem a Deus,
3 Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.
4 Eis que para contendas e debates jejuais, e para ferirdes com punho iníquo; não jejueis como hoje, para fazer ouvir a vossa voz no alto.
5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?
6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.
9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniqüamente;
10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.
11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.
12 E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
13 Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
14 Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.

O ministrante orou clamando por uma unção nova na abertura desses 40 dias de jejum a que a Igreja se propõe a fazer para se consagrar, e explicou que esse é um período em que separamos para nos santificar. Jejum não é uma forma de pressionar a Deus, porque Deus é o Todo Poderoso e não se deixa pressionar por ninguém. Jejum também não é deixar comer algo, pois há também jejum de hábitos e costumes. É um momento em que se busca a Deus como Ele quer, não só na intenção. O bispo mostra no texto de Isaias que o povo tinha desejo de buscar a Deus, mas não estava fazendo de forma aceitável. Deus não quer sacrifício, mas obediência. Não é deixar de comer, mas fazer o que agrada a Deus. É ter um coração que se renda a Ele. Você pode até ter um objetivo certo, mas na forma errada. Deus não nos quer em abatimento e aflição, mas quer mudança de atitude. Nesses 40 dias o desejo de Deus é que você se adéqüe ao padrão de Deus e se enquadre no gabarito Dele. Para Ele sacrifícios que estão fora de Seus gabarito são sacrifícios tolos, explicou o bispo. Mas quando você se propõe a deixar um tempo para entrar em sintonia com Deus, com certeza você obterá os objetivos que tem em seu coração. Deus muda as situações. Ele muda os desígnios. Deus quer que você seja libertador. Prepare-se para isso. Que desfaça as ataduras da impiedade. Você está disposto a fazer isso nesses dias, perguntou o bispo, afirmando que muitos estão presos pelas cadeias do inimigo. Pelo pecado, pelos vícios, pelas imoralidades e você pode se deixar usar por Deus para ser um libertador. Comece a se disponibilizar para Deus, com o compromisso de desfazer as ataduras da servidão e deixar livres os oprimidos sob o jugo do diabo. Isso também serve Para você. Pode ser que tenha um vício, algo que o oprima. Coloque esse propósito nesses 40 dias e creia que após esse tempo o jugo será quebrado. Qual a área de sua vida está precisando ser liberta? Pode ser um jejum de não brigar, de não falar palavras duras, de não se irar. Mas está na hora de você ajudar os outros a se libertar. Não adianta passar os 40 dias sem resultados. Que esse seja um período de resultados, exortou o bispo.
Também é momento de você socorrer. Deus quer que você liberte, mas também quer que você socorra. Há muitos sedentos e famintos de Deus. Ele não fala apenas da fome de pão. Se encontrar alguém que precisa de pão, dê-lhe o que comer. Deus quer que você seja provedor da graça Dele e Ele o honrará, afirmou.
Quem é salvo deve demonstrar o amor de Deus, lembrando o que disse Jesus: “todas as vezes que fizeres algo a um desses pequeninos, a mim é que fizestes”. Se você fizer o jejum aceitável ao Senhor a sua luz romperá como a alva. Haverá uma mudança no seu viver. Quer ver resultados? Perguntou o ministrante afirmando que Deus liberará a condição que você possa romper em várias áreas. E se você tiver enquadrado no gabarito de Deus, clamará ao Senhor e Ele irá a sua frente. Se você tem algo a ser resolvido na justiça, Deus estará contigo, afirmou o bispo, citando o versículo 9. Em vez de acusar e de apontar, ajude a socorrer o que está caído. É isso o que Deus quer. Que você levante o que está caído e não precisa ir longe, afirmou o bispo. A Igreja está cheia de pessoas assim: frustradas, decepcionadas, desiludidas, desanimadas. Busque essas pessoas, ajude-as a se reerguerem, exortou o ministrante. Não só em jejum, mas em atos de misericórdia, de justiça de compaixão. Comece com o perdão. Está na hora das pessoas liberarem perdão. Há pessoas que dizem: não vou mais na Igreja porque os que estão lá hipócritas. Entretanto, a única pessoa que perde é quem se afasta. Perde a bênção, perde a comunhão, perde a sintonia com Deus. A decepção é natural. Os homens nos decepcionam sempre, afirmou. Mas Deus é fiel e não nos decepciona jamais.
Que haja mudança em sua vida, exortou bispo. Que o resultado maior seja a mudança de postura nas áreas que precisam ser mudadas. É isso que Deus quer de você: uma vida de santidade.

domingo, 14 de fevereiro de 2010




É tempo de deixar os caminhos errados

O ministrante da noite, o pastor Luiz Cláudio, iniciou sua preleção falando da visão da ICMV. Esta é uma igreja que tem o amor como referência, afirmou, e leu a carta de Paulo aos Colossenses 3: 1-17:

1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
2 Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
3 Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
4 Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
5 Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
6 Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
7 Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.
8 Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.
9 Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos,
10 E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
11 Onde não há grego, nem judeu, circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, servo ou livre; mas Cristo é tudo em todos.
12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;
13 Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.
14 E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.
15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
16 A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração.
17 E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

E agradecendo a Deus pela palavra, e pelo entendimento afirmou que chegou o tempo de Deus para nosso país, disse relembrando a história da colonização americana, de sua ascensão e as causas da crise. Quando começaram a se desviar dos caminhos do Senhor, as coisas começaram a dar mal. Ao contrário, no Brasil, começamos uma colonização de forma errada, mas quando nos dispusemos a andar nos caminhos e na sabedoria de Deus, as coisas estão indo melhor. A crise aqui é menos complicada do que lá fora. Quando Jesus nos chama para a salvação e nos traz das obras da carne, somos restaurados, porque as obras da carne não nos satisfazem. Quando acaba o carnaval, na quarta feira de cinzas vem de volta o vazio porque a alegria foi-se com as festas, com as marchinhas. Mas quando estamos em Jesus nossa alegria não acaba. Nosso coração é preenchido.
Temos que pensar nas coisas que são de cima, mesmo com nossos pés nos chão, com os olhos para o alto. Os seus problemas, os seus pecados morreram na cruz, lembrou o pastor, afirmando que temos que nos manifestar porque Cristo já nos chamou para anunciar a sua volta. O que você tem feito? Tem colocado sua vida numa área de conforto e se esquecido de falar da salvação em Cristo Jesus? Você abre a sua boca para falar das coisas mundanas e não o faz para falar de Cristo em sua vida. A melhor forma de evangelizar uma pessoa não é debulhar versículos, mas viver uma vida em Cristo, fazendo morrer sua vida terrena, que Cristo já mudou: a prostituição, a avareza, afeição desordenada, a vil concupiscência e a idolatria. Se antes você amava a prostituição, a impureza deixe de lado. Mas pode estar certo, se essa porta está aberta em sua vida, você plantará a semente que inevitavelmente vai colher. E sobre você virá a ira de Deus, afirmou o ministrante, citando o versículo seis. O velho homem deve estar morto, senão onde está o sentido de nascer de novo, no batismo, quando você foi aceito por Cristo e se despojou da velha criatura, para se tornar um novo homem. O apóstolo Paulo diz que devemos suportar uns aos outros e isso significa honrar o outro, tendo amor e compaixão pelo irmão. E você só pode manifestar esses dons em sua vida se estiver revestido pelo Espírito Santo. Você tem buscado a Deus, ou aos seus propósitos? Você tem alguma queixa contra seu irmão e diz a ele, dando-lhe o direito de saber e de se defender, ou você o acusa diante de outros, sem lhe dar a chance de se redimir? Se é essa a sua forma de se comportar, saiba que aí não está o vínculo da perfeição e aí não reside amor, mas paixão e concupiscência da carne que dá vazão a sentimentos torpes que não agradam ao Senhor. Lance fora todo medo, toda discórdia, toda briga e a paz de Deus encherá seu coração. Só assim perceberá a sua transformação, mas essa transformação é dolorosa. Ela produz dor porque muda, mas você tem que saber e ser agradecido. A palavra de Cristo só pode abundar em nós se a lermos. Como podemos ensinar se não conhecemos? Como podemos admoestar o irmão que está em erro, fazendo-o perceber onde está a sua falha. Deus nos exorta a admoestar o irmão, para que o pecado dele não recaia sobre nós, mas como fazer isso se colocamos em prática o versículo 16, perguntou o ministrante.
É tempo de mudança nesta casa, afirmou o pastor, lembrando que a transformação em sua vida começa hoje, da confissão e do arrependimento. E se Deus separou esse momento para lhe chamar a atenção, é porque Ele tem um propósito nisto e esse propósito é que você ouça, entenda e tome um posicionamento. Só você pode decidir isso, afirmou, chamando a Igreja a passar o filme de sua vida para tentar ver onde está errando e principalmente porque você não está revestido do amor, o vínculo perfeito que nos une a Cristo. Será que o amor que você diz sentir e repete por aí é o amor de Deus? É o amor que perdoa e que manifesta a presença de Jesus em sua vida? Pense nisto consigo, exortou o pastor. Só você pode mudar as circunstâncias. Jesus está tirando sua angústia, que o levava à depressão. Deus está transformando os eu viver para que seja alegre. Mas Ele só vai até onde você deixa. Ele fala ao seu coração nesse momento e você sabe onde precisa mudar. Que passos errados você deu em sua vida, quais atitudes não deveria ter tomado? A quem não deveria ter ferido? A quem deve pedir perdão? Uma palavra negativa que o magoou está sendo tirada se seu coração agora e está sendo anulada. Diga a Jesus o que está lhe incomodando, onde está doendo, porque Ele vem com o bálsamo que cura e não deixa cicatrizes. Pense nisto, exortou o pastor, pois você pode não ter outra chance. A escolha é sua, afirmou o pastor. Em que porta você está batendo?

Culto da Manhã de domingo de 14-02-10


É tempo de dar ouvidos às profecias


O ministrante da noite, o pastor Luiz Nolasco, iniciou a palavra da manhã lendo com a Igreja a 1 carta de Paulo ao Coríntios, explicando a todos que o motivo de esta palavra ser ministrada se deve ao fato de ter ouvido de Deus na ministração feita na semana passada, quando o Espírito do Senhor falou à Igreja, não só a ele que a Igreja seria visitada com um espírito profético:

1 Coríntios 14:
1 Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar.
2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
3 Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação.
4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja.
5 E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação.
6 E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina?
7 Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara?
8 Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?
9 Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
10 Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
11 Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
13 Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
14 Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
16 De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
17 Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
18 Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
21 Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor.
22 De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis.
23 Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos?
24 Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado.
25 Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.
26 Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
27 E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
28 Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.
29 E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
30 Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.
32 E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
33 Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
34 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.
35 E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
36 ¶ Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?
37 Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.
38 Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
39 Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas.
40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

Enquanto estávamos recebendo a ministração domingo dia 07-10, explicou o pastor, foi revelado que o Senhor daria o espírito de profecia a toda àqueles que o buscarem. Deus quer fazer isso com cada um de nós, afirmou, explicando que o espírito profético se dá por fé. É preciso, cima de tudo, crer que Deus está no controle. Quando nos colocamos na presença de Deus para entregar uma profecia é preciso antes de tudo saber que essa palavra virá para edificação. Não é o mesmo que adivinhação, explicou, mas a confirmação da vontade do Senhor. É entregar uma palavra de Deus àquele que precisa ouvir. Isso é tarefa de todos que recebem de Deus a orientação. O Senhor quer que cada um de nós nos coloquemos à disposição Dele e entregar ao irmão uma palavra que edifique. Se você exorta o irmão e dá uma alerta para que ele não entre em um caminho errado, você está sendo um profeta e fazendo o que ensina o apóstolo Paulo. Quando você vai até ao seu irmão e mostra a ele, à luz da palavra de Deus que ele não está andando em caminhos de retidão e que os caminhos o levarão a sua própria perdição, você está sendo usando com um espírito profético, explicou o ministrante.


Mas o espírito profético só virá sobre aquele que deseja, conforme diz Paulo no versículo 12: Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. Você precisa desejar isso. Precisa querer, pois é uma decisão sua. Há uma unção profética em nosso meio, mas se você não a desejar não vai experimentá-la, reafirmou o pastor. E isso só acontece com aqueles que se colocam à disposição do Senhor, que colocam sua vida diante Dele e não se calam, quando Deus diz para falar, devemos obedecer.
A busca pelos dons e especificamente pelo dom de profecia é uma progressão espiritual. Se nós não desejarmos, não procurarmos, não progredimos espiritualmente. Há uma estagnação espiritual em nossas vida, afirmou o bispo, explicando que o primeiro dom dado aos homens não foi o de línguas, mas o da profecia. O dom de edificar e exortar os homens. Deus nos colocou como igreja para falar Dele, para exercer o dom de profetizar. Mas para isso é preciso desejar. É preciso uma busca e uma intensa comunhão com o Senhor.
Os versículos de 18 a 24 registram:
18 Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
19 Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
20 Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
Quando o espírito profético permeia toda a Igreja, se um incrédulo chega, ele ouve toda a palavra, pois tudo se encaminha para a mesma palavra. É preciso observar que a palavra é confirmada de todas as formas, por mais de uma pessoa, por mais de um veículo. Se não há profecia, a igreja não é edificada. E o Senhor está dizendo que quer usar você para consolar, exortar e edificar vidas. Deus está no controle. Se você crê que é profeta de Deus, esse Deus vai continuar agindo em sua vida, assegurou o ministrante.
Nesse momento é preciso abraçar esse espírito, porque senão corremos o risco de nos enfraquecer e de nos encolher na fé e assim começaremos a agir como meninos na fé. Deus quer que a igreja cresça e amadureça avançando sempre. Você pode ser instrumento de Deus para isso, mas para tal é necessário desejar ser usado por Deus para exortar o irmão que está caindo, para consolar os que estão em aflição, para edificar os que buscam o crescimento.
Você pode estar pensando: eu sou uma pessoa tímida, não sei falar, não tenho esses dons. Mas o Espírito Santo é que colocará palavras na sua boca e fará com que você fale o que precisa ser dito e a quem precisa.
Creia que o espírito de profecia foi dado. Cada um faça a sua parte, pois Deus não nos quer tímidos e inativos e se Ele deu-nos esse dom para edificação da Sua Igreja é preciso usá-lo, exortou o pastor, lembrando que o espírito de profecia não traz confusão, mas edificação.
O apóstolo nos ensina a não sermos meninos no entendimento, isso quer dizer que devemos abrir nossos ouvidos e nossa mente para receber a palavra e discernir o que vem de Deus. O que vem de Deus não nega a Sua palavra, mas é confirmada por mais de uma vez, em palavras e ações.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Culto da Vitória de 12-02-10



É tempo de esperar em Deus


O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques, iniciou afirmando que não sabe o que cada um está passando, mas sabe que se estamos em Cristo somos mais do que vencedores e nada, absolutamente nada, poderá nos afastar daquilo que o Senhor preparou para nós. Pode ser o fundo do poço, um lamaçal até o pescoço. Mas se você é nova criatura, foi lhe dado o poder de ser vencedor, porque Cristo já venceu por nós, garantiu. O diabo pode até lhe falar que você está cada vez pior, mas cada dia com Cristo é melhor porque a cada dia as misericórdias do Senhor se renovam. Confie e espere com paciência porque Aquele que já ressuscitou está a destra do Pai e intercede por você. Se você tem isso impregnado não se abate, nem se angustia com as adversidades, como afirma o apóstolo Paulo: cansado, mas não derrotado. No mais seja fortalecido no Senhor, citou o bispo, lembrando que a primeira base de força é o Senhor. Ele é o manancial de força, por isso Bíblia está cheia de citações assim: a alegria do Senhor é a nossa força. Você deve buscar em Deus, pois Ele diz: vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados eu vos aliviarei. Ele di que tirará de nós esse peso, essa carga, se achegarmos a Jesus. O Senhor ensina a lançar sobre Ele a ansiedade. Ela gera cansaço, drena a força vital, tira o ânimo. O diabo veio para matar roubar e destruir. O pastor entra pela porta das ovelhas, as chama pelo seu nome. Ele entra pela porta e elas o conhecem. Mas o ladrão vem pela porta dos fundos. O que ele tira Jesus quer lhe dar. O diabo começa a lhe lançar uma preocupação para lhe roubar a atenção das coisas de Deus. Nossos olhos devem estar colocados em Jesus, Nele deve estar nosso foco, mas o diabo quer desviar esse olhar. Não caia na besteira de olhar para trás, ensinou o bispo, citando o exemplo da mulher de Ló. Quando ela olhou para trás ela petrificou porque tirou o foco do que viria. Mas ela, olhava para trás, se lamentando: deixava os prazeres, o que era certo para seguir em frente sem saber o que lhe esperava. Na visão do homem era deixar o certo pelo duvidoso, mas na visão de Deus era romper pela fé, como fez Abraão. Ele tinha tudo e deixou para trás sem titubear. Obedeceu. E essa é a coisa mais difícil para o vencedor: iniciar um novo momento, ir atrás do prometido por Deus. A Bíblia está cheia desses exemplos. Deus. É difícil romper, mas para receber de Deus é necessário romper. Ele sabe o que você está pensando agora, sabe qual a sua necessidade mais urgente e pode suprir todas as suas necessidades. Sabe, pode e quer, assegurou o bispo. Ele tem os celeiros cheios, tem lagares transbordantes de mosto e de óleo. Tem provisões físicas, emoções e sabe exatamente do que você precisa, do que está lhe tirando a paz. Ele quer que você coloque a cabeça no travesseiro e durma o sono dos justos, sem se preocupar, afirmou o bispo, lendo com a igreja Romanos 8: “Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” À vista da injúria, da mentira, da fome... Quando passamos por luta por decepções, se Deus é por nós, quem será contra nós? Paulo afirma isso porque “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?”. Se Ele não poupou nem Seu próprio filho, Ele não lhe negará nada. Ele já te deu todas as coisas, você tem vida em abundância. Ele escolheu você e não o contrário. E o capacitará. Se Ele te separou não o deixará na mão do inimigo. Quem intentará acusação contra o escolhido de Deus? Ninguém pode nos separar do amor de Cristo. Ninguém, reafirmou o bispo, assegurando que em todas as coisas somos mais do que vencedores, por meio Daquele que nos amou. Jesus te ama, reafirmou o ministrante. Você é mais do que vencedor. Jesus é Aquele que sai vencendo e para vencer. Nós somos mais do que vencedores, explicou o bispo, afirmando que vencedor é aquele que luta e vence. Mais do que vencedor é aquele que não precisa lutar. Jesus já venceu por nós. Deixe a posição de derrotado, não saia da posição, pois é isso que o inimigo quer. Que você saia do lugar da bênção, que se junte com os derrotados, que dê ouvidos aos ímpios.
O bispo exemplificou que quando uma pessoa cai em um buraco com areia movediça não deve se mexer. Ela deve ficar quieta aguardando o socorro, porque quanto mais mexe mais ela se afunda. O seu socorro deve vir de fora, do alto. Ela deve apenas esperar. Assim é conosco, afirmou. Temos somente que esperar, pois nada podemos fazer assegurou citando Romanos 35 “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” Nada, absolutamente nada poderá lhe separar do que Deus tem para você, garantiu o bispo, repetindo o que disse Paulo: nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.
O segredo para ser mais do que vencedor é estar bem certo, como enfatizou Paulo, sem deixar margem de dúvida. Sem talvez, sem senões. É estar certo e determinado, asseverou o bispo. Deus pode fazer muito além do que está determinado. A última palavra é a de nosso Deus, reiterou, afirmando que não importa o que os outros dizem. A palavra de Deus se cumprirá se não duvidarmos, afirmou o ministrante citando o que disse Jesus a Jairo: “Não temas. Crê somente”. Para Deus não há impossível em todos os seus propósitos. Se Deus falou, tenha certeza de suas promessas, pois elas se cumprirão e nada poderá lhe separar se estiver bem certo. Nem a morte, nem a vida, nem os principados, nem qualquer criatura poderá nos separar do amor. nem um ser poderá mudar o que Deus determinou em sua vida.
O bispo encerrou citando Romanos 9: 1 “Em Cristo digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo)”, afirmar que a palavra dessa noite é uma confirmação de que Deus renova as Suas promessas na vida daqueles que esperam na verdade. Acalme o seu coração, fique tranqüilo, porque Deus está cuidando de sua causa, garantiu o bispo. E agindo Deus em favor de sua causa ninguém poderá deter a sua vitória. Deus está no comando.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Culto de Despertar da Fé de 10-02-10



É tempo de pedir com ousadia


O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques, afirmou que quer que a Igreja reconheça que Deus pode todas as coisas e nesta noite quer falar a respeito do que você faz quando a situação parece perdida aos seus olhos. Quando você olha e parece que todas as coisas conspiram contra você. Até a lei, os costumes e os hábitos parecem ser contrários ao que você acredita. Para isso reporta-se ao livro de Números e mostra cinco mulheres: as filhas de
O bispo ensinou que nesta época a herança era dada aos homens, assim as filhas de Zelofeade não receberiam a herança. Para elas a herança não chegaria a elas. Mas se mencionam as cinco filhas de Zelofeade, no meio dos nomes masculinos. Porque elas não se contentaram com o fracasso, não se contentaram com o que estava determinado.

Números 27: 1-
1 ¶ E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza;
2 E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:
3 Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o SENHOR no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos.
4 Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.

Isso foi ousado. A primeira coisa para você conquistar a bênção é chegar até o pai. As mulheres não tinham direito. Mas em Cristo Jesus as mulheres passaram a ter. Ele quebrou a maldição de quando a mulher deu ouvidos à serpente.
As filhas de Zelofeade não estavam aceitando aquela sina e chegam a Moisés e apresentaram a sua petição, mesmo contra o que estava determinado na lei. Elas vinham na contramão da história. Mas os que vencem são aqueles que insistem em lutar contra as circunstâncias. Deus gosta daqueles que aceitam o fracasso, que não deixam de lutar e de reivindicar seus direitos. Ainda que eles não sejam reconhecidos pelos homens. Aquelas mulheres chegaram diante do sacerdote e reivindicaram. Quando elas dizem que seu pai morreu no deserto sem que tivesse gerado filhos. Ele não estava entre os revoltosos, morreu de seu próprio pecado. Moisés não deu a última palavra sem ouvir a Deus. Insistiu o bispo, reafirmando que Deus é quem dá a última palavra. Moisés leva perante Deus a reivindicação daquelas mulheres. E Deus considera justa a petição. Vejamos em Números 27: 5-11
5 E Moisés levou a causa delas perante o SENHOR.
6 E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
7 As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.
8 E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha.
9 E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos.
10 Porém, se não tiver irmãos, então dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.
11 Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés
.

Deus mudou a norma por causa da intrepidez daquelas mulheres. Deus muda por conta daqueles que não tem medo. Mas é interessante verificar os significados dos nomes daquelas mulheres em Números 26: 33
Porém, Zelofeade, filho de Hefer, não tinha filhos, senão filhas; e os nomes das filhas de Zelofeade foram Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.
Maalá significa confiança em Deus. Os que confiam no Senhor não se abalam. Elas foram até Moisés porque confiavam que Deus faria justiça, mesmo que antes nunca ninguém houvesse questionado esse direito. Reivindique o direito e o que é justo porque Deus fará justiça ao seu favor. Se o que você pede é justo, confie, pois Deus fará justiça ao teu favor.
Noa significa aquela que não se detém. Ela vai até as últimas conseqüências e ninguém poderá deter. Se Deus é com você, quem será contra? Se você tem confiança, ninguém deterá você e assim conquistará aquilo que quer.
Hogla significa aquela que não tem os pés amarrados. É aquela que é livre. Você é livre. Jesus te libertou para a vitória, afirmou o ministrante. Mesmo que tentem amarrar você, assim como José que foi amarrado e lançado no poço, no seu espírito ele era livre, ninguém poderia detê-lo. Jesus já te libertou, ninguém poderá deter você. se Deus é com você e se está fazendo a coisa certa e pedindo a coisa justa, terá acesso ao poder de Deus.
Milca significa aquela que tem autoridade. Se você pede a coisa justa, não se detém, não está amarrado, então tem autoridade para pedir o que quer. Se você estiver em Jesus e a Suas palavras tiverem em você, então pedirá o que quiser e será feito. Muitas pessoas não conseguem o que pedem porque não confiam, se sentem amarrados e desautorizados. Mas quando você sabe que ninguém poderá te deter porque foi lhe dada autoridade para vencer. Quando você tem os quatro primeiros significados, então gozará do último significado Tirza.
Tirza significa deleite. Você vai se deleitar naquilo que Deus tem para você. Deus tem o melhor para você e quer que se deleite, gozando das delicias dele. Por isso aquelas cinco mulheres não se curvaram diante da determinação da derrota, porque elas tinham confiança, determinação e autoridade. Elas conseguiram porque reivindicaram e o que reivindicaram com liberdade era justo. Então elas confiaram e tiveram a autoridade para receber.
Os tímidos e covardes não entrarão na cidade santa, ficarão com os mentirosos, com os adúlteros, com os pecadores. Deus quer que você seja ousado. Deus vai fazer o que você pede.
As filhas de Zelofeade conseguiram mudar a história. Conseguiram mudar os desígnios, mas foram ousadas e intrépidas e reivindicaram e Deus ouviu. Assim foi com Ezequias que obteve de Deus a mudança de sua sorte, e viveu mais quinze anos. Assim também foi com Acsa, filha de Calebe, que obteve do pai terra s fontes, quando não aceitou as terras secas que recebera como herança. Peça, ensinou o bispo. Mas não adianta pedir se não estiver no perfil. É preciso que tenha confiança. Não deixe que amarrem você, com palavras falsas ou que desestimulem. Se tentarem roubar a sua forca, não deixe, exortou o bispo. Muitos são os que tentam desanimar aqueles que estão em fé. Há sempre em volta de nós os foguistas e os bombeiros. Os primeiros nos estimulam e nos levam adiante, nos ensinam a perseverança. Mas os bombeiros são os que querem desanimar, jogam água fria em nossos ânimos, porque fracassaram e nos querem no fracasso também.
Mas nesta noite você está sendo desafiado a tomar posição de confiança de liberdade, de autoridade para que possa ter o seu pedido concretizado e ver as coisas acontecerem, pois todos as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, ponderou o bispo. Deus disse: “eu adestro a tua mão na batalha para vencer”. Deus não joga a toalha. Ele quer ver você no podium. Mas para isso tenha intrepidez, ensinou o ministrante. Ande sem limitações e ande com ousadia e autoridade no nome do Senhor Jesus e você sairá se deleitando na presença de Deus. Encerrando com uma orientação de vitória, o bispo afirmou que o que é impossível para nós não é para Deus.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Culto de louvor e adoração de 07-02-10


É tempo de perseverar


A ministrante da noite, a irmã Beré, conselheira da Igreja, iniciou a preleção falando à Igreja que iria entregar uma palavra que Deus colocou em seu coração há algum tempo e foi confirmada pelo versículo de 2 Crônicas 15:7 “Mas sejam fortes e não desanimem, pois o trabalho de vocês será recompensado”. E leu com Igreja Atos 2: 40-47
A ministrante lembrou que nessa passagem está a certeza de que Jesus voltará. Ele ficou um tempo após a Sua ressurreição com seus discípulos, e depois que Ele ascendeu aos céus, o Espírito Santo ficou conosco e assim permanecerá até a consumação dos séculos. Enquanto houve o derramamento do Espírito Santo, no dia de pentecostes, muitos falaram em línguas e isso foi causa de espanto para muitos, explicou. Quando aqueles homens receberam o poder o Espírito Santo ficaram cheios de ousadia, e o mesmo Pedro que havia negado Jesus tomou a frente e testemunhou o poder do Espírito naquele momento. O mesmo poder dado naquele dia, ainda hoje é dado a nós. E aqueles homens que criaram a Igreja Primitiva perseveram unânimes. E a Igreja começou a crescer. A palavra que Deus deu para se entregue é essa: a igreja do Senhor é a mesma. E você faz parte desse corpo. Como você está procedendo como parte do Corpo de Cristo? Você tem sido uma parte saudável, firme, perguntou a ministrante, afirmando que o Espírito Santo de Deus está fortalecendo o Seus povo, pois Ele quer uma Igreja saudável permaneçam unânimes em oração e em amor. É assim que Deus quer essa Igreja. Deus convocou você para fazer parte desta casa, deste corpo e não quer você fora deste corpo, vivendo uma vida alheia ao que Ele espera. Deus quer você na Sua casa, fortalecido na Sua presença, em comunhão com os irmãos. Ele não quer uma casa dividida. Ele quer uma Igreja fortalecida e cheia de Seu poder. Ele manda dizer que não podemos por nós mesmos, mas a intimidade do Senhor é para aqueles que O temem. E se você quer ter uma intimidade com Ele, busque-O. Ele nos acolhe. Ele diz em Apocalipse 20 “Eis que estou em sua porta e bato. Se ouvir a minha voz entrarei em sua casa. Cearei com você e você comigo”. Se temos tanta alegria em receber um amigo, quanto mais Àquele que levou sobre si todas as nossas enfermidades. Jesus quer entrar em nosso coração e participar de tudo que fazemos. Os apóstolos viveram com Jesus, durante seu tempo na terra, mas a intimidade que tiveram veio depois que abriram seu coração e receberam o Espírito Santo. Em João 15:7 está escrito: Se voz permanecerdes em mim e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis o que quiserdes e vos será feito. Mas nessa palavra tem um “se”. É preciso estar dependente do Senhor, assim Pedro, que só mudou de atitude quando recebeu essa palavra e a colocou em prática.
O que temos feito? Será que o Espírito Santo está nos possuindo? Se Ele nos possui não ficamos quietos. Muitas vidas estão se perdendo, muitos estão morrendo nos leitos de hospitais, muitos estão se perdendo nos vícios e na prostituição. O que estamos fazendo para mudar isso? Jesus está dizendo “Filho meu, dá-me teu coração. Eu quero te usar. Quero fazer uma obra através de sua vida”. Se você deixar, o Senhor vai fazer isso. Mas você precisa se dispor. Não desista, exortou a ministrante. Essa é a palavra que Deus tem para você. Perseverar e não deixar as mãos desfalecer, pois só vencemos o diabo, quando perseveramos. Se você tem um objetivo e o inimigo tem tentado lhe segurar, não desfaleça, você já é vencedor, e tem que permanecer fiel ao nosso Deus. Deus quer restaurar os seus sonhos, afirmou conclamando a Igreja a abraçar uns aos outros e orar com o irmão. Nessa comunhão está a unção de cura e de ousadia, de conquista e de multiplicação, conforme o cântico entoado por todos. Quem dirige esse culto é o Espírito Santo. Ouça a voz do Espírito.

Culto da manhã de domingo de 07-02-10


É tempo de mudar de atitude

O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques, leu com a Igreja
Romanos 12: 1-21


1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
9 O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11 Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
12 Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
13 Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.
15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;
16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
20 Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

O bispo lembrou que Paulo faz um apelo para que mudemos de atitude. Quando mudamos a nossa mente, e vivemos um amor sem hipocrisia. Hipocrisia é não teatralizar uma situação. É demonstrar algo que não é. Temos que amar sem hipocrisia. Isso não é uma condicional, mas uma determinação. Um amor sincero, sem cera. Viver isso, não apenas saber. Esse amor é o amor ágape, o que se dá, não o que espera receber. No grego há sete palavras para definir o amor. Neste texto apenas duas aparecem: Ágape e phileo. Ame a quem te faz bem e a quem te faz mal, ensinou o ministrante, lembrando que esse é o amor de Deus. Deus ama a quem faz o bem, quem se volta para Ele, mas ama também aquele que não quer nada com Ele. Deixe que Deus ame através de sua vida, exortou o bispo, ensinando também que temos que temos que falar com amor ao irmão quando ele está errando, mas ficar do lado para que ele deixe o pecado. Há uma diferença entre amar o pecador e detestar o pecado. Quando amamos o pecador queremos que ele mude, mas sem acusação. O pecado tira o pecador da posição de receber as bênçãos, por isso devemos mostrar ao pecador onde ele está errando, e sem hipocrisia. Não é passando por cima, ignorando o pecado que ele comete, mas falando com amor e exortando-o a sair do pecado. Se e o estou vendo em pecado, sabendo que ele continua no erro, devo ter coragem de falar a ele para consertar. Devo pagar o preço de exortá-lo a sair do erro, mostrando-lhe o caminho. Temos que amar o irmão, ajudando-o a consertar o seu erro. Isso é amor cristão, sem fingimento. Isso é pagar o preço para que o pecador seja liberto, para que tenha uma vida digna de um servo de Deus. Devemos detestar o mal, apegando-nos ao bem. Esse amor fraterno, amor phileo é diferente do amor ágape. Aprenda a honrar, a destacar os pontos positivos da pessoa e a ajudá-la a corrigir os pontos negativos, ensinou o bispo. Nos pontos positivos, destaque. Nos pontos negativos, ajude a consertar. Mas isso deve ser feito de forma pessoal, sem exposição. Isso é o que o irmão faz. Há uma diferença explicou o bispo: devemos amar o irmão com amor de Deus, mas tendo a liberdade da família da fé, dando apoio quando precisar e admoestando quando necessário.
Paulo fala também do serviço na Casa de Deus. Servir a Deus não com ativismo, ensinou o bispo, lembrando os exemplos de Marta e Maria. Marta servia, Maria contemplava o Senhor. É preciso buscar esse equilíbrio. Servir com zelo, fazendo o melhor, mas sem deixar de contemplar o Senhor. Se você está fazendo o melhor, Deus aceita, explicou o ministrante. Há uma diferença entre fazer o perfeito e fazer e o melhor. Muitas vezes o diabo usa isso para nos desviar. Ele nos faz crer que o que fazemos não é perfeito e assim é melhor não fazer, mas Deus não pensa assim. Ele espera o seu melhor, não o seu perfeito, ensinou o bispo.
Alegrar na esperança e ser paciente na tribulação é o que Deus quer. Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, segundo os seus propósitos e Ele vai fazer, por isso é preciso esperar, principalmente na tribulação. E nesse período de tribulação a melhor coisa que se pode fazer é orar. Porque orar é ter diálogo e comunhão com Deus. E quando buscamos ao Senhor, temos força para resistir e para permanecermos firmes no dia mau, como diz Paulo em Efésios. É preciso ser perseverante em tudo. Na alegria e na tribulação. Há momentos em que estamos supridos, cultuemos a Deus também nesses dias.
Paulo também ensina a criar relacionamentos. Compartilhar as necessidades uns dos outros. Quem está passando por alguma necessidade precisar dizer o que está passando, pois não se pode adivinhar. Vivemos em um mundo tão individualista, estamos preocupados apenas com nossos problemas, e nos esquecemos das pessoas que estão a nossa volta precisando de ajuda. Nem sempre essa necessidade é financeira. Pode ser de uma palavra, de um cuidado emocional, de um carinho. A maioria das pessoas passa por enfermidade da alma e precisam de uma palavra de amor e de compaixão. Todos podem fazer isso, todos podem dedicar parte de seu tempo para ajudar uns aos outros, ensinou o bispo.
Praticar a hospitalidade é também uma recomendação de Paulo. Isso não é só hospedar em casa, mas receber com amor, em casa e na igreja. Sem hipocrisia. E a parte mais difícil: demonstrar amor àquela pessoa que não demonstra amor por você. Isso não é uma conselho, mas uma ordem. Jesus disse que não há mérito algum em amar a quem nos ama, mas sim a quem nos persegue. Se fizermos isso despertaremos a chama da consciência.
O bispo concluiu exortando a igreja a amar uns aos outros e a colocar em prática o que ensinou Paulo aos Romanos.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Culto da Vitória de 05-02-10



É tempo de deixar de lado o que nos envergonha

O ministrante da noite, o bispo Roberto Marques, antes de iniciar sua preleção, falou à Igreja sobre o trabalho na casa de Deus. Os servos de Deus não fazem nada por obrigação, mas cada um serve conforme os seus dons e com a alegria no coração. Todas as coisas sejam feitas para a glória de Deus. Ninguém é maior ou menor, mas todos são irmãos e no serviço na casa na casa de Deus demonstram amor pela obra. Começamos com nossas primícias, dando o melhor de nosso tempo, de nossa vida, de nossos bens. Demonstramos gratidão com as ofertas. Não damos para receber, mas damos porque recebemos e queremos demonstrar nossa gratidão, afirmou o bispo, convidando a todos a abrir a bíblia no livro de Joel 2:12-27
12 Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.
13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.
14 Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o SENHOR vosso Deus?
15 Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene.
16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento.
17 Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?
18 Então o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.
19 E o SENHOR, respondendo, disse ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o azeite, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre os gentios.
20 Mas removerei para longe de vós o exército do norte, e lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; a sua frente para o mar oriental, e a sua retaguarda para o mar ocidental; e subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque fez grandes coisas.
21 Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas.
22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.
23 E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia.
24 E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite.
25 E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós.
26 E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
27 E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado..
O bispo afirmou que a vergonha não está determinada para o Seu povo. Quando o Senhor chama para um posicionamento perante Ele, Joel não está profetizando na fartura, ensinou o bispo, o povo passava por uma grande luta, assim como muitos. Se Deus não fizer algo, não se sabe o que acontecerá. Havia escassez e Deus usa Joel para chamar o povo a um arrependimento. Se achegarmos a Deus, Ele se achegará a nós. Afirmou. É preciso se converter de todo o coração. E quando a Bíblia fala nessa conversão significa mudar, voltar ao início, voltar-se para Deus, com jejuns, com choro e com pranto. Jejum não é apenas uma abstinência alimentar, mas há uma intenção em buscar a Deus. O jejum começa com a consagração e a determinação de buscar a presença de Deus e Sua unção. Jejum não é uma forma de pressionar a Deus, mas uma forma de se consagrar, ensinou o ministrante.
É com o coração, não com as vestes. Isso significa que esse momento não precisa ser alardeado, mas é um momento de intensa busca de intimidade com Deus. Só Ele precisa saber, não os homens. Joel está falando para rasgar o coração e não as vestes. Não é preciso fazer para que o homem veja. Nesse momento se pode dizer o quanto dói, o quanto a decepção ou a desilusão tem machucado. Deus gosta de franqueza. Isso não é murmuração. Murmuração é fazer isso diante das pessoas. Desabafar com Deus é aceitável, a murmuração não. Deus é misericordioso, enquanto o homem é compassivo. O homem se condói da dor alheia, sente junto, mas misericórdia é algo de Deus. É sofre no lugar.
Quando o povo passava por momentos de escassez e de luta, Deus usa Joel para chamar o povo. É necessário em momentos de lutas que mudemos de foco, em direção a Deus. Colocar Nele a confiança. Jesus nos disse para lançar sobre Ele as nossas ansiedades. Ele tem cuidado de nós. Não carregue esse peso sozinho, ensinou o bispo à Igreja. Ele quer levar nossos sofrimentos. Ele não quer sofrer conosco, mas levar esses sofrimentos se permitirmos. Se lançarmos sobre Ele. Ele levará embora, porque é misericordioso e compassivo. O povo sofria porque foi atrás de ídolos e a ira de Deus veio sobre ele. Mas quando abandonamos o erro, Deus é rápido em perdoar, afirmou o bispo, citando Lamentações de Jeremias 3:22 “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim”.
Os representantes de Deus deverão ser os primeiros a clamar. E quando o profeta fala em sacerdotes, não está se referindo ao clero, mas aos maridos e pais, os cabeças do lar. É hora de os maridos clamarem e levantarem mãos santas em direção a Deus. Creia que antes mesmo disso, o Senhor já ouve e manda livramento. O cereal significa alimento, provisão, vinho é a alegria e o óleo é a unção. Deus dará tudo em abundância. Os celeiros estarão cheios e os lagares transbordantes. Não é apenas o lado financeiro, mas paz e alegria. Dinheiro não é tudo. Há quem não durma em paz, tendo tudo. Mas Deus afirma, a fartura é em todos os sentidos. No físico e no emocional. Mas Ele aguarda apenas a sua atitude, reafirmou o bispo.
Qual o pai que não se dobra diante de um pedido de um filho? Nos que somos maus nos desdobramos para atender aos pedidos dos filhos, imagine Deus, que é misericordioso.
No versículo 20 até o final, Deus diz o que fará com os inimigos. Não importa a aparência de força que ele tenha. Nosso inimigo maior, satanás, e aqueles que estão ao seu serviço serão aniquilados, afirmou o ministrante, lembramos que devemos orar por aqueles que se deixam usar por satanás para que se libertem, pois nossa luta não é contra a carne e o sangue.
Deus permite que sejamos provados, com o fim de que vidas sejam resgatadas das mãos do diabo, afirmou o bispo, lembrando que essa luta tem uma finalidade. E essa luta traz perseverança, que traz esperança e ela não falha. É o momento de perseverar, exortou, pois adquirirá experiência e assim não cairá mais nas armadilhas, não mais na mesma prova. Deus nos dará experiência e têmpera. Perseverar é a ordem. Jesus garante a vitória, bênçãos sobre bênçãos, livramento sobre livramento. O salmista afirma que um abismo atrai outro abismo, mas também é verdade que o posicionamento certo diante de Deus trará vitórias e vitórias.
O bispo afirmou que iniciar não é o problema. Todos se animam no início, mas a questão está em se manter no propósito. Quando determinamos, Deus faz, ainda que venham as tribulações. Ele sabe o tempo certo. Ela não virá antes nem depois. Virá no tempo certo para que possa ser desfrutada. Paulo em hebreus nos ensina a entrar com ousadia e reivindicar de Deus as Suas promessas. Deus já esta fazendo, assegurou o bispo, garantindo que essa momentânea tribulação vai trazer a vitória. E se o arrocho está aumentando é porque o diabo desconfia que a bênção está chegando. Fique firme. Não desanime, nem saia do lugar determinado, ensinou o bispo.
O Senhor já mudou a nossa sorte, afirmou o ministrante orando com a Igreja, determinando a vitória na vida de todos e abençoando os presentes, para quem reivindicou a palavra profética dessa noite.